InícioGraduaçãoAdministraçãoDilema do administrador: administrar uma empresa ou ter o próprio negócio?

Dilema do administrador: administrar uma empresa ou ter o próprio negócio?

Muitos alunos, quando começam o curso de administração, ficam na dúvida se vão querer trabalhar em uma área específica. Ou, então, se querem administrar uma empresa ou ter o próprio negócio. Enfim, o que fazer após a conclusão do curso.

Além disso, as matérias preparam os profissionais para as duas realidades. Dessa forma, ajudando a enxergar pontos positivos e negativos em cada uma das opções. A faculdade também ajuda o aluno a entender o dia a dia de funcionamento das principais áreas de um negócio.

Essa vivência pode despertar a vontade de trabalhar em alguma área específica de uma empresa, ao invés de ter que lidar com todos os processos de gestão de um negócio.

Se você quer estudar Administração, ou mesmo se já faz o curso, trouxemos algumas informações sobre as duas opções. Queremos te ajudar a entender um pouco mais cada uma das realidades e a decidir qual a que é melhor para você.

Curso de Administração de Empresas

Quando um aluno opta por um curso de Bacharel em Administração, ele vai estudar matérias relacionadas ao dia a dia de todas as empresas.

Entre as competências adquiridas ao longo do curso podemos destacar as áreas que chamam mais atenção. São elas: Finanças, Marketing, Produção, Logística e Pessoas. Além das áreas emergentes, como Economia Solidária, Gestão de Arranjos Produtivos, Sustentabilidade, Gestão Tecnológica e da Informação, Gestão da Inovação e Empreendedorismo.

Essas são áreas que estão presentes em todas as empresas. Por isso, um administrador pode se aventurar a trabalhar em literalmente todas as áreas e mercados. Basta aplicar os seus conhecimentos de gestão de negócios, de modo a atingir os objetivos organizacionais esperados dele.

Entre as faculdades credenciadas no MEC para oferecer o curso de Bacharelado em Administração separamos 3 instituições do grupo Kroton que podem ser do seu interesse:

Administrar uma empresa

Apesar de administrar uma empresa parecer como algo mais fácil de se fazer do que abrir o próprio negócio, isso nem sempre é verdade. Em muitos casos, trabalhar em uma empresa pode se provar algo mais desafiador e difícil do que ter o próprio negócio.

Para trabalhar como administrador de uma empresa, é preciso decidir se prefere trabalhar em uma área específica, ou se prefere seguir sua carreira como um gestor geral de negócios. Além disso, é preciso conseguir uma vaga dentro do que você busca.

Vantagens

Uma das principais vantagens de se trabalhar em uma empresa que já existe e já está estabelecida é ter um horário fixo de trabalho. Obviamente que imprevistos podem aparecer, mas, na maioria das vezes, você consegue ter um controle maior de seu horário. Inclusive, quando se está em uma empresa, você pode tirar férias sem se preocupar se o negócio está indo para a frente ou não.

Além disso, você pode focar em uma única área de administração. Pode escolher qual o segmento que você quer, e montar a sua carreira focado nisso. Você não precisa se preocupar com conhecimentos específicos da área de negócio da empresa. 

Por fim, podemos dizer que existem inúmeras outras vantagens que não falamos aqui. Porém, para finalizar, vamos falar apenas de mais uma, que costuma causar grande impacto na decisão de muitas pessoas. Essa vantagem é a de um salário fixo, além de ter mais benefícios. Quando se tem um trabalho, você sabe exatamente o quanto vai receber, e pode se programar de acordo com aquele valor.

Desvantagens

Quando se está em uma empresa, a sua capacidade de crescimento é limitada por ela. Seja pelo tamanho do negócio, ou pela decisão dos seus superiores. Você pode não ter todas as chances que espera de se desenvolver e crescer dentro da empresa.

Inclusive, quando falamos de superiores, eles podem ser um grande ponto negativo. Chefes inaptos e que não sabem como lidar com subordinados podem transformar a vida de qualquer um em um transtorno.

Além disso, não podemos deixar de falar que, em uma empresa, por mais que você se esforce e dê o seu melhor, sempre existe a chance de você ser mandado embora. Seja por algum problema de crescimento da empresa, ou por alguma antipatia de um superior, mesmo o seu melhor, em alguns casos, pode não ser o suficiente para te manter no seu cargo.

Negócio Próprio

A pessoa que resolve abrir o próprio negócio é chamada de empreendedor. O empreendedor não necessariamente é alguém formado em um curso de Administração. Porém, muitas vezes o administrador tem uma vantagem dos outros empreendedores, que é a de ter estudado e conhecer tudo sobre o funcionamento de uma empresa.

Por esse motivo, o administrador é alguém mais bem preparado para ter o próprio negócio. Nesse sentido, é importante falar que, apesar de ter um conhecimento técnico, o administrador, como qualquer outro empreendedor, precisa de uma boa ideia de empresa. 

A princípio, parece meio óbvio falar isso, porém é algo realmente relevante e que precisa ser levado em consideração. Para abrir uma empresa, é preciso primeiro ter uma ideia de negócio. O que a sua empresa vai oferecer? Em qual área vai ser a atuação dela? 

Vantagens

Entre as diversas vantagens de se ter um negócio próprio, as que mais se destacam são a autonomia para trabalhar do jeito que você quiser. Poder fazer os próprios horários e trabalhar de qualquer lugar. Você pode trabalhar de casa, de um escritório, em viagens, em espaços de trabalho coletivos. 

Quando se trabalha fazendo algo que é seu, a sensação de recompensa e de um trabalho bem feito tende a ser muito maior. Além de que você pode escolher abrir um negócio para trabalhar com aquilo que você mais gosta.

Continuando, um ponto que chama muito a atenção de pessoas que têm interesse em abrir o próprio negócio é o de poder escolher a sua equipe de trabalho. Ou seja, você tem todo o poder para decidir quem são as pessoas que vão estar à sua volta e te ajudar a transformar o seu sonho em realidade.

Por fim, um ponto também de extrema vantagem de se ter o próprio negócio é que o crescimento da sua empresa não tem limite. Não tem nenhuma outra pessoa te impedindo de crescer, ou delimitando o que você pode fazer. Só quem limita o seu negócio é você.

Desvantagens

Agora que já te explicamos as vantagens, precisamos falar também das desvantagens. Para começar, é preciso ter um investimento inicial substancial. O valor vai depender de cada negócio, mas o que todos falam e que tem se mostrado verdade em qualquer área de negócio, é que é preciso perder muito dinheiro, antes de começar a fazer algum de verdade.

Além disso, é preciso ser muito proativo, afinal, o seu negócio depende de você. Toda a responsabilidade de correr atrás e fazer a sua empresa se tornar um sucesso, é sua. Ou seja, se você não for atrás, divulgar sua empresa, mostrar o seu negócio, ele não vai para a frente.

E então: administrar uma empresa ou ter o próprio negócio?

Essa é uma pergunta que só quem pode responder é você. Escolher entre abrir uma empresa, ou trabalhar em uma que já existe é algo extremamente pessoal. Essa decisão pode variar de acordo com a vontade, disposição e capacidade financeira de cada um.

Não adianta ter uma grande ideia de empresa, montar um plano de negócios perfeito e acreditar na empresa, se não tiver o capital para investir e transformar ela em realidade. Da mesma forma que não adianta ter o capital, sem uma ideia bem formada. 

Não existe certo ou errado nessa questão. Apenas aquilo que você quer, está disposto e tem condições de fazer. E aí, o que você mais quer? Administrar uma empresa ou ter o próprio negócio? Não deixe de conferir as outras matérias que separamos para você sobre esse assunto.

Confira também: 3 áreas para quem quer trabalhar com Empreendedorismo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.