InícioGraduaçãoÉ possível cursar matemática em EAD?

É possível cursar matemática em EAD?

O curso de Matemática em EAD é um dos que está mais sendo procurado pelos estudantes. Afinal, com as mudanças no setor de educação, o estudo à distância tornou-se a primeira opção.

Para que um curso EAD seja realizado, é necessário que tenha aprovação do Ministério da Educação, o MEC. Assim, o diploma torna-se válido em todo o território nacional, bem como, é a confirmação de uma graduação de qualidade.

Matemática em EAD: como é o curso?

A graduação de Matemática em EAD não é muito diferente da tradicional. Ou seja, a grade curricular mantém-se, mas em um formato à distância. Então, o aluno aprende as disciplinas teóricas para formar-se um bom matemático.

São oito semestres durante a graduação, assim, sendo quatro anos. Dos quais, há o curso das disciplinas obrigatórias, estágio, atividades complementares e o trabalho de conclusão de curso, o TCC.

Grade curricular

O que chama mais a atenção em qualquer graduação são as disciplinas a serem estudadas. Afinal, elas ditam o conhecimento que o aluno terá durante esses anos. Então, entre as principais aulas de Matemática em EAD têm-se:

  • Educação inclusiva;
  • Pedagogia;
  • Didática;
  • Psicologia da Educação;
  • Matemática;
  • Conceitos básicos;
  • Fórmulas;
  • Geometria;
  • Álgebra;
  • Algoritmos;
  • Física.

É claro que há mais conteúdos e que eles variam conforme a universidade escolhida. Portanto, ao definir a sua faculdade você deve analisar como é a grade curricular e se atende suas expectativas.

O MEC aprova a Matemática em EAD?

Para que um curso seja válido no Brasil, é essencial que ele seja aprovado pelo Ministério da Educação. Caso contrário, o certificado não tem validade no território nacional. Ou seja, é como se você não tivesse concretizado o ensino superior.

A aprovação deve acontecer primeiro ao curso. Dessa forma, o MEC deve aprovar a existência da graduação na modalidade à distância. Assim, analisa-se a grade curricular e como pode ser adaptada para essa realidade.

No caso da Matemática em EAD é uma graduação aprovada. Então, no próximo passo, você deve escolher uma instituição que também seja regulamentada. Assim, garante um ensino de qualidade e ter um diploma ou certificado válido.

Educação à distância

Mesmo que Matemática em EAD seja um curso em alta no momento, ainda há muitas dúvidas sobre esse modelo de ensino. Mas, geralmente, a educação à distância é muito similar com o presencial, contudo, realizada por plataformas online.

As aulas são ministradas no formato ao vivo ou gravadas e disponibilizadas em plataformas específicas. Portanto, os alunos têm mais autonomia nos horários de estudo. Além disso, trabalhos, provas e apresentações também acontecem no meio digital.

Pode ser que a instituição adicione atividades presenciais durante a graduação. Contudo, são avisadas previamente para que o aluno compareça à instituição.

Vantagens do EAD

O formato EAD não está em destaque apenas pela pandemia, mas também pela série de vantagens que oferece aos alunos. Assim, dentre elas pode-se citar:

  • Tornou-se uma tendência em todo o mundo;
  • Tem valores mais acessíveis;
  • Permite mais autonomia para o aluno;
  • Horários flexíveis;
  • Não necessita deslocamento;
  • Pode ser feita de qualquer local e a qualquer momento.

Dessa forma, com esses atrativos, a Matemática em EAD chega como primeira opção para quem quer construir uma carreira na área. Afinal, com as vantagens acima, o aluno percebe que terá mais ganhos do que pensava ao optar pelo ensino à distância.

Mercado de trabalho para quem é formado em Matemática em EAD

Ao escolher um curso é essencial que já visualize o mercado de trabalho. Afinal, após a graduação é o momento de iniciar uma carreira de sucesso. Então, quem segue a matemática como opção tem várias possibilidades.

Entre as atuações mais comuns para os matemáticos estão:

  • Atuar como professor em cursinhos, escolas ou faculdades;
  • Dar aulas particulares;
  • Criar materiais didáticos ou até questões para concursos;
  • Prestar concurso público;
  • Ministrar cursos e consultorias;
  • Trabalhar em instituições financeiras;
  • Atuar em centros de pesquisas, por exemplo, o IBGE.

É importante reforçar que a Matemática em EAD pode ser feita como licenciatura ou bacharelado. Ou seja, apenas quem seguir a primeira escolha pode lecionar.

Como escolher uma faculdade de Matemática em EAD?

O primeiro passo para construir uma carreira na área de matemática é escolher uma boa faculdade. Afinal, é ela quem passa todo o conhecimento teórico e te ajudar na formação como profissional.

A princípio, verifique se ela possui a aprovação do MEC. Bem como, se tem uma boa avaliação dada pelos outros alunos, qual o corpo docente e a grade curricular. Também não esqueça de ver como se dá o EAD e se precisará ir em alguma atividade presencial.

Por fim, não deixe de verificar se o curso oferecido é licenciatura ou bacharelado. Isso porque, pode interferir diretamente em seu campo de atuação. Sendo assim, além da modalidade, veja qual a classificação.

Verificar todos esses pontos garantem que sua graduação seja de sucesso. Aliás, entre as melhores faculdades de Matemática em EAD estão as do Grupo Kroton. Então, são elas:

Portanto, você pode analisar todas e ver qual atende sua expectativa. Assim, tem a certeza de escolher uma graduação de extrema qualidade.

Quanto custa para cursar Matemática em EAD?

O valor da mensalidade do curso de Matemática em EAD é um dos mais acessíveis do mercado. Portanto, com uma média de R$ 170,00 você pode graduar-se e ter um diploma de ensino superior.

Ainda é importante destacar que por ser uma graduação à distância o aluno terá menos gastos. Dessa forma, ele pode economizar e ainda sim ter um ensino de qualidade.

Por fim, destaca-se que as mensalidades variam conforme as faculdades. Bem como, a grade curricular, corpo docente, e o suporte entregue ao aluno.

Vale a pena cursar Matemática em EAD?

Quem deseja seguir uma carreira na área pode ter dúvidas se vale a pena cursar Matemática em EAD. Mas, como visto neste artigo, o curso é aprovado pelo MEC, ou seja, é de qualidade.

Há ótimas faculdades que oferecem esta graduação. Portanto, analise todas as opções seguindo as dicas deste artigo. Assim, você tem a certeza de realizar uma boa escolha para seus estudos.

Depois, é preciso dedicação e empenho para assistir todas as aulas, realizar os trabalhos e começar a construir sua carreira de sucesso. Então, aproveite a facilidade do ensino à distância para iniciar sua graduação de nível superior.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.