InícioDicasMercado de trabalhoÉ um bom comunicador? Saiba onde pode atuar com sucesso

É um bom comunicador? Saiba onde pode atuar com sucesso

Um bom comunicador é um profissional com potencial para muitas áreas de atuação no mercado de trabalho. Isso porque a habilidade é importante para várias negociações e para lidar com as pessoas.

Existem serviços que exigem que seu funcionário desenvolva essas características para lidar com clientes. Então, a seguir, estão listados 10 funções que podem ser realizadas por quem possui esse perfil.

9 profissões para ser um bom comunicador

Para trabalhar lidando com pessoas é importante ser um bom comunicador. Afinal, conseguir se expressar com clareza ajuda a se fazer entender e conquistar os seus ouvintes.

Boa parte dessas profissões podem ser desenvolvidas quando se realiza uma graduação. Por isso, é importante fazer os cursos específicos para definir a sua carreira e conseguir crescer nela. Portanto, alguns dos principais são:

  • Assessor de imprensa e produtor cultural;
  • Publicitário e Relações Públicas;
  • Comunicação Institucional e Designer;
  • Jornalista e Produção editorial;
  • Diagramador e Advogado.

A seguir, veja um pouco mais sobre cada um desses itens e como funcionam suas faculdades. Assim, você pode escolher o que mais se encaixa no seu perfil e investir nela.

1- Assessor de imprensa

Essa é uma área onde ser um bom comunicador é crucial para desenvolver o trabalho. Porque esse profissional precisa desenvolver o papel de um porta-voz de:

  • Empresas e pessoas;
  • Órgãos e setores.

Suas funções são variadas, mas uma das principais delas é transmitir uma notícia ou um comunicado. Assim, precisa entender como construir um vínculo com a mídia e com seu público-alvo.

O trabalho é uma parte importante da maioria das organizações hoje em dia, já que a aproxima de seus clientes. Por isso, se tornou um serviço essencial e um dos cargos mais procurados. Para exercer essa função é preciso prestar o curso de Jornalismo.

2- Produtor cultural

Um bom comunicador costuma gostar de estar em locais com muitas pessoas e interagir com elas. Logo, a produção de eventos pode ser uma boa maneira de cumprir tais funções.

Produzir um evento precisa de alguém que tenha apego e conhecimento sobre cultura. Além disso, técnicas de gestão, organização e de controle são importantes para executar um bom trabalho.

O que faz?

Em geral, o produtor cultural é quem planeja, implementa e divulga diversos tipos de eventos. Aliás, ele precisa ser responsável por captar recursos e patrocínio para realizar festivais e eventos.

Para trabalhar na área, além de ser um bom comunicador é preciso se formar em Marketing ou Jornalismo.

3- Publicitário

O publicitário é um profissional capacitado para lidar com marketing e propaganda. Além disso, o trabalhador é responsável por captar clientes para uma marca ou empresa. Para trabalhar na área é importante ter uma mente criativa e gostar de se envolver em projetos.

É preciso prestar o curso de Publicidade e Propaganda para trabalhar na área. Ele é oferecido em diversas universidades públicas e privadas, tem duração de cerca de 4 anos.

4- Relações-Públicas

As estratégias de comunicação adotadas por empresas, órgãos ou pessoas, são de responsabilidade desse profissional. Assim, um bom comunicador pode cumprir esse papel no setor de relações-públicas, se cursar a faculdade.

O seu trabalho irá consistir em transmitir informações entre diversos setores e realizar comunicação externa de sua imagem. Assim, é preciso criar campanhas, informativos e ações que realizam essas funções.

5- Comunicação Institucional

Empresas costumam contratar profissionais para a área de recursos humanos. Então, quem lida com isso realiza processos para divulgar valores e objetivos da instituição para seus funcionários.

Para exercer as suas funções é preciso fazer o curso de Comunicação Institucional, que dura 4 anos. Assim, um bom comunicador pode se destacar no setor implementando projetos de valores e sua imagem pública.

6- Designer

O design é um trabalhador que realiza diversas funções no setor de quem gosta de dialogar. Então, os dias atuais estão presentes em todas as empresas, como parte crucial do seu processo de criação.

Quem lida com essas atividades projeta e desenvolve uma série de etapas que melhoram os produtos. Com isso, pode trabalhar em indústrias, fábricas ou empresas de modo geral.

7- Jornalista

A primeira profissão que envolve comunicação inventada na história da humanidade foi a de jornalista. Logo, todo bom comunicador tem grandes oportunidades de sucesso ao atuar neste segmento. Portanto, quem se forma no curso pode atuar como:

  • Repórter ou autônomo;
  • Editor ou assessor.

Ele é oferecido por diversas universidades, sejam elas públicas ou privadas. Assim, é um dos mais procurados do país na área de humanas.

8- Produção Editorial

Os formandos em Jornalismo ou Marketing também podem trabalhar na parte editorial. Isso quer dizer que os trabalhadores lidam com a produção de livros, websites ou jornais.

Essa é uma profissão com bastante abertura no mercado de trabalho e oferece muita visibilidade. Logo, essa carreira pode ser muito promissora para quem se interessa pela área.

Profissão para um bom comunicador: Diagramador

Um bom comunicador pode trabalhar com diagramação em todas as mídias. O serviço é fundamental para que os produtos de mídia sejam lançados no mercado. Aliás, hoje em dia estão presentes em todos os setores da comunicação.

O que faz?

Para executar a função é preciso cursar a graduação de Design Gráfico. Na faculdade se aprende tudo que é relevante para atuar nessa área. Assim, quem se forma consegue lidar com qualquer tipo de imagens.

9- Advogado

Os advogados precisam muito ter a habilidade de conversar e ser convincente para seu público. Por isso, saber se comunicar é importante para fazer um bom trabalho e garantir a vitória em seus casos.

A profissão é uma carreira com muitas possibilidades, logo é uma das mais procuradas e famosas do país. A graduação é um curso de 5 anos, oferecido por muitas instituições públicas e privadas.

Como ser um bom comunicador?

Caso pense que precisa se tornar um bom comunicador é importante treinar para desenvolver a habilidade. Então, para começar é crucial que entenda quais são os seus princípios básicos.

Existem alguns cursos que ajudam a melhorar a habilidade de dicção, sendo alguns online. Outras opções que também são válidas são alguns livros que explicam como aprimorar essas características.

Basta procurar pela maneira que considerar mais correta para o seu perfil de ensino. Dessa forma, terá boas capacidades de comunicação e será um bom profissional para ocupar os cargos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.