InícioGraduaçãoAdministraçãoEntenda o que são as competências básicas em Administração

Entenda o que são as competências básicas em Administração

Criamos este guia para que você entenda o que são as competências básicas em Administração. Aqui vamos te mostrar de tudo, quais são essas competências e como são desenvolvidas. 

As competências básicas são as capacidades que você precisa desenvolver para conseguir se dar bem no trabalho. Em outras palavras, são as habilidades especiais específicas da sua profissão, aquelas que você precisa para conseguir desenvolver o seu trabalho. 

Existem definições de competências como as técnicas mentais necessárias para exercer uma profissão. As definições da palavra competências podem até variar um pouco. Porém, quando falamos de quais são elas, não há divergência. É preciso saber e fazer as coisas acontecerem dentro de uma empresa. 

As competências são várias e podem ser classificadas das mais diversas formas. Para ficar mais fácil de entender, aqui vamos dividi-las principalmente em quatro categorias: Conhecimentos, Habilidades, Atitude e Perspectiva. 

Conhecimentos

Quais são os conhecimentos que você precisa para ser um bom administrador? E como você pode fazer para obter esse conhecimento? 

Bom, obviamente o primeiro lugar onde se pensa em obter conhecimento para um administrador é na faculdade. E sim, uma boa faculdade vai te fornecer o conhecimento que você pode consumir para se desenvolver nessa área. Quais são os conhecimentos básicos para um bom administrador?

Todo tipo de informação que possa te ajudar a completar seu trabalho de forma adequada. Sejam estratégias ou planos já difundidos no mercado, ou até mesmo informações sobre o funcionamento específico do negócio que está administrando.

Uma boa faculdade que ofereça o curso de Administração vai te prover muito conhecimento para te preparar para ser um bom profissional. Para te ajudar a entender melhor, você pode associar a palavra Conhecimento com saber, é tudo o que você precisa saber e aprender.

Lembre-se que aqui estamos tratando de conhecimentos básicos para a função, quanto mais você souber, mais vai se destacar. Além disso, para conseguir crescer em sua carreira é imperativo que você continue se desenvolvendo, aprendendo novas coisas e adquirindo novos conhecimentos.

Habilidades

Como um aluno do curso de Administração, quais são as habilidades esperadas de você no mercado de trabalho? Você sabe? Tem ideia de como pode fazer para desenvolvê-las? 

Primeiramente, as habilidades que você vai utilizar são desenvolvidas ao longo de toda a sua vida. Tudo que você já desenvolveu até hoje pode ser utilizado de alguma forma dentro da sua profissão.

As Habilidades de um profissional de Administração estão em torno da ação. Como aplicar os conhecimentos adquiridos. Quais as ações que precisam ser tomadas, para atingir determinado objetivo. É isso que você precisa desenvolver como habilidade. 

No caso de Habilidade, uma associação para te ajudar é com a palavra ação. É o colocar em prática.

Atitude

Quando falamos sobre Atitude como uma competência básica é o jeito com o qual o profissional faz as coisas acontecerem, não apenas seu estilo profissional, mas sua criatividade e iniciativa. É, em outras palavras, saber como conseguir os resultados esperados. Porém, para conseguir fazer é preciso das competências de Conhecimento e de Habilidade.

Aqui, uma associação que pode te ajudar é com a palavra fazer. Você precisa ser pró ativo, ter atitude, e ir fazer o que precisa ser feito.

Perspectiva

Já a Perspectiva é saber avaliar o seu ambiente, saber como aplicar todo o seu conhecimento, saber ter a visão de todo o negócio, entender como ele funciona, como cada parte é executada, e saber como enxergar problemas que podem aparecer.

A visão é muito importante na administração. Como um bom profissional, é preciso saber ver as coisas por diferentes perspectivas, para encontrar as melhores soluções em todos os casos.

Alguma outra competência do curso de Administração?

Além das competências básicas específicas de administração, existem também as competências básicas de qualquer funcionário em qualquer função. Um exemplo deles é a comunicação, tanto oral como escrita, qualquer funcionário precisa saber se comunicar, se expressar e entender seus colegas e superiores. 

A ética também é considerada uma competência básica para qualquer profissional, em qualquer ramo de trabalho. Ética pessoal e profissional, para lidar com a sua função a todos os momentos.

As competências tidas como básicas, representam o mínimo que um profissional precisa para poder desenvolver o seu trabalho. A Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais. 

Assim, as suas competências básicas representam tudo que vai te ajudar a conquistar esses objetivos. Motivação, Equilíbrio Emocional e Criatividade, também são algumas competências mais buscadas em profissionais dessa área e exigidas em qualquer função dentro da Administração.

É preciso entender também que elas são complementares, é preciso ter o Conhecimento, porém, sem a Habilidade para colocar ele em prática, ele se torna inútil. Da mesma forma, ter a Habilidade, sem a Atitude, não vai te levar a lugar nenhum.

Onde aprender essas competências básicas?

Existem muitas competências que você pode aprender ao longo da sua vida, e que podem ser utilizadas na profissão de Administrador. Porém as competências específicas dessa área podem ser aprendidas em um bom curso de Bacharel em Administração. Sendo assim, fizemos aqui uma lista para você de instituições do grupo Kroton que oferecem o curso.

É muito importante lembrar que nem toda instituição que oferece o curso de Administração está realmente apta para ministrá-lo. Por isso, é de extrema importância que você verifique se a instituição que escolheu é credenciada ao MEC. Além disso, você também pode verificar a avaliação que o curso recebeu, se ele realmente é bom, ou não.

Todas as disciplinas dos cursos de Administração das instituições aqui mencionadas, foram criadas com o objetivo de te ajudar a desenvolver todas as competências que precisa, muito além das básicas, mas o que precisa para ser um bom profissional.

As competências necessárias são desenvolvidas no curso, que é dividido em 4 anos, ou 8 semestres. Conversar com os seus professores durante o curso é uma boa forma de buscar os melhores meios de se preparar para o mercado de trabalho e de adquirir todas as competências básicas necessárias para a execução do seu trabalho.

Os estágios também são uma boa oportunidade para você não apenas aprender novas competências, mas também para se desenvolver melhor caso perceba que ainda não domina bem alguma delas.

Tudo sobre a faculdade de Administração

Dilema do administrador: administrar uma empresa ou ter o próprio negócio?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.