InícioGraduaçãoFaculdade particular: por que cursar?

Faculdade particular: por que cursar?

É de conhecimento geral como o período pré-vestibular provoca demasiado estresse e ansiedade nos vestibulandos. Além disso, é possível notar, cada vez mais, como as incertezas e os questionamentos tomam conta da estabilidade de muitas pessoas. É por isso que a Voomp busca sempre produzir conteúdos com o objetivo de auxiliar os estudantes, diminuindo a carga imposta por esse período, promovendo mais informações e melhorando o seu bem-estar.

Nesse sentido, o presente texto tem como propósito apresentar um conteúdo informativo, cooperando para que você mesmo encontre o seu caminho ideal. Para isso, veremos, a seguir, motivos concretos que podem responder à nossa pergunta norteadora: por que optar por uma faculdade particular?

Antes de mais nada, vamos retomar alguns dados importantes. De acordo com o mundo vestibular, das 2.368 instituições de ensino superior, 2.070 são particulares. Além disso, considerando a quantidade das matrículas em cursos superiores no país, são as realizadas em redes privadas cerca de 75% do total.

Ainda com o site, é a partir da grande variedade de cursos, formatos e aparato tecnológico que as faculdades particulares conquistaram uma posição de prestígio no mercado de trabalho. Ademais, muitas alcançam notas máximas na avaliação do MEC, fator de extrema relevância nas análises de currículos e contratações, por exemplo.

Se alguns dos seus pré-requisitos em uma graduação forem uma abordagem diferenciada, um maior enfoque no mercado de trabalho, uma infraestrutura qualificada, um corpo docente engajado, uma grade curricular atualizada, dentre muitos outros, talvez a faculdade particular seja a melhor opção para você. Isto posto, caso uma de suas preocupações seja a mensalidade, não se preocupe. Veremos algumas alternativas para o seu caso. Vamos lá?

Faculdade particular: por que cursar?

Como vimos anteriormente, existem diversas vantagens em cursar uma faculdade particular. A Faculdade Pitágoras, por exemplo, preocupa-se em levantar alguns benefícios importantes. Veja nos próximos tópicos.

Infraestrutura qualificada

Esse ponto é extremamente relevante àqueles que estão em busca das suas faculdades. É claro que todos querem estudar em uma instituição com os materiais em dia, com salas em condições de uso e com computadores atualizados.

Nesse sentido, a gestão da faculdade particular, por ser realizada de forma privada, não depende do repasse de dinheiro público. É por isso que podemos notar maior manutenção na infraestrutura dessas universidades o que, por sua vez, é essencial para a promoção de um ensino de qualidade.

Engajamento do corpo docente

Segundo a Faculdade Pitágoras, muitos docentes de instituições públicas não conseguem direcionar toda sua energia às aulas devido às suas outras diversas funções. Como exemplo, a faculdade traz as burocracias a serem cumpridas e as suas respectivas pesquisas a serem realizadas.

Na faculdade particular, por outro lado, os professores se dedicam, exclusivamente, ao aluno e seu aprendizado. É por isso que estão sempre dispostos a auxiliar os estudantes no que for preciso.

Grade curricular

Aqui, a Faculdade Pitágoras retoma a desvinculação das faculdades particulares do dinheiro público. Nesse sentido, com essa autonomia financeira, as instituições conseguem ajustar seu ensino em conformidade com as demandas do mercado. Muitas, inclusive, buscam sempre acrescentar e atualizar as suas grades curriculares com o objetivo de otimizar seus ensinos.

Todavia, a base de todo e qualquer curso deve ser fundamentada nos pressupostos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Tratam-se de requisitos imprescindíveis para o reconhecimento do curso.

Mercado de trabalho

Ainda com a Faculdade Pitágoras, diferentemente das instituições públicas, as particulares se concentram no mercado de trabalho. Ou seja, em oferecer uma formação capaz de preparar o estudante para exercer a sua profissão da melhor maneira possível. O que acha de vermos um exemplo disso?

Como você deve saber, o caráter teórico muitas vezes toma conta das grades curriculares. Trata-se de uma parte extremamente importante, evidentemente. No entanto, o ensino prático também deve estar presente, preparando-o para o mercado de trabalho em si.

Nesse sentido, é possível notar como muitas faculdades particulares são inclinadas a essa tendência. Ora, se muitas grandes empresas e multinacionais reconhecem a importância na contratação de profissionais preparados para o mercado, por que não começar a prepará-los desde cedo?

Faculdade particular: diferentes modalidades

Outra excelente universidade que traz sempre informações importantes é a Faculdade Anhanguera. De acordo com a instituição, existe, ainda, a oportunidade de escolher o modelo de ensino do seu curso. Muitas faculdades particulares miram na viabilização de cursos na modalidade presencial, semipresencial e 100% digital. Isso porque diversos são os perfis, preferências e condições dos estudantes.

Bolsas de estudo

Como vimos no início dessa matéria, caso a mensalidade seja uma de suas preocupações, não se preocupe! A Universidade Norte do Paraná (Unopar) traz algumas opções de bolsas de estudo com o objetivo de aliviar o seu bolso. Veja três exemplos.

Prouni

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa Prouni oferece bolsas parciais ou integrais em faculdades particulares. Para candidatar-se, é necessário a participação no último Enem, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. O candidato com notas altas e com renda familiar de até três salários mínimos tem mais chances de conseguir a bolsa.

FIES

Programa pertencente ao Governo Federal, o FIES tem com objetivo “financiar o valor parcial ou integral das mensalidades dos cursos de nível superior em faculdades particulares”. O programa tem praticamente os mesmos critérios que o Prouni.

De acordo com o MEC, o novo FIES “possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente”.

Educa Mais Brasil

Novamente com a Unopar, trata-se o Educa Mais Brasil de uma outra excelente alternativa para aliviar o custeamento de um curso. O programa disponibiliza todo ano diversas opções de bolsas de estudo com até 70% de desconto. Se você acha que essa é a melhor alternativa para o seu caso, recomendamos que acesse o site do programa e confira os percentuais disponíveis para cada curso.

Faculdade particular: o melhor para você!

Caso você tenha se identificado com os benefícios levantados nessa matéria, cursar uma faculdade particular talvez seja a sua melhor opção. Para te ajudar ainda mais, a Voomp separou três universidades renomadas, reconhecidas pelo MEC e com mensalidades mais acessíveis. Muitos cursos dessas instituições, inclusive, aceitam diferentes bolsas de estudo. São essas a Universidade Norte do Paraná (Unopar), a Faculdade Anhanguera e a Faculdade Pitágoras.

Se você se interessou por esse assunto, te convidamos a conhecer, também, mais sobre o tema: quais os requisitos para conseguir bolsa de estudos? Até logo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.