InícioGraduaçãoFisioterapiaFisioterapia Pericial: o que é?

Fisioterapia Pericial: o que é?

Este artigo foi criado com o intuito de te mostrar tudo sobre a fisioterapia pericial. Então, aqui você encontra algumas dicas de como essa área funciona, além de uma média do preço do salário desse profissional.

Para conhecer cada detalhe de como ser um fisioterapeuta forense continue lendo. Assim, no final você saberá se deve investir nesse setor ou não.

O que é a fisioterapia pericial?

Uma pessoa capacitada para atuar na fisioterapia pericial é alguém que antes fez o bacharelado. Ou seja, se formou para ser um fisioterapeuta. Ainda, se especializou para atuar na área de perícia.

Do que um fisioterapeuta cuida?

Indivíduos formados nesse ramo em geral, atuam para tratar e prevenir lesões. Com isso, cuidam de partes do corpo como:

  • Tendões e ligamentos;
  • Ossos;
  • Músculos.

Pacientes que não conseguem se locomover são tratados por eles. Além disso, atletas recorrem a tais profissionais para ter um desempenho melhor no esporte. Mas, tudo isso faz parte do que uma pessoa formada nessa área faz, em geral.

No que diz respeito à pericial, algumas funções são acrescentadas a esse profissional. Já que é um ramo na fisioterapia. Então, acompanhe a leitura para saber mais.

Qual a função de quem faz fisioterapia pericial?

O que a fisioterapia pericial faz é emitir documentos de causas que correm na justiça. Assim, ajudam a resolver casos que precisam da sua atuação. Também, é conhecida como uma profissão “forense”, já que desvenda assuntos legais.

Examinar pacientes e observar seus exames faz parte do trabalho desse fisioterapeuta da justiça. Em seguida, ele realiza um laudo que comprova a situação de saúde da pessoa analisada.

A fisioterapia pericial é muito procurada para ações de trabalho. Posto que é a maneira correta de buscar opinião profissional em algum processo judicial. Assim, tanto o empregado quanto a empresa podem fazer o pedido do fisioterapeuta forense.

Atuação

A perícia é uma boa oportunidade para fisioterapeutas, já que faz ele se destacar no mercado. Além disso, a maioria dos empregos tem horários flexíveis, por isso ajuda a adicionar algum valor à renda.

Locais que a fisioterapia pericial pode atuar

Fisioterapeutas forenses podem atuar em diversos âmbitos, sobretudo do setor público. Sendo assim, faz parte dos setores municipal, estadual, federal e órgãos da Justiça do Trabalho. Além do mais, podem estar no INSS e no DETRAN.

Fazer a vistoria de ambientes de trabalho é outra atribuição da fisioterapia pericial. Com isso, o objetivo é garantir a segurança dos trabalhadores nas mais diversas empresas. Também, deve educar os gestores sobre como tratar as pessoas colaboradoras.

Porque a fisioterapia pericial tem potencial no mercado?

É possível perceber com as informações acima que essa é uma profissão essencial. Porque sem isso, o bem-estar no trabalho seria impossível. Já que os empregados não teriam suas demandas ouvidas e estariam sempre insatisfeitos.

Desse ponto você já percebe porque essa área forense deve crescer nos próximos anos. Haja vista que cada dia mais as relações de trabalho ganham destaque.

Como se formar em fisioterapia pericial?

Antes de se tornar um perito nesse ramo, você precisa da graduação. Logo, o bacharelado comum é a base para trabalhar na fisioterapia pericial. Na sequência, as pessoas buscam uma pós-graduação ou curso na área forense.

Para escolher uma boa instituição você precisa procurar saber sobre o desempenho dela. De modo a ter uma boa formação e conseguir destaque no mercado de trabalho.

Outra forma de conseguir esse tipo de emprego é através de concursos públicos. Então, você precisa ficar atento para quando o estado ou município abrir inscrições. Logo, ver se o seu ofício se encaixa com o que é pedido no edital da prova.

O curso de perito

O curso para se capacitar tem alguns aspectos básicos. Por isso, para te ajudar a ficar por dentro de tudo sobre ele, existe uma lista abaixo:

  • A carga horária é de no mínimo 40 horas e 50% de aulas práticas;
  • Existe um conteúdo base;
  • Garante um registo da profissão no órgão responsável.

Qual a relação da fisioterapia com a perícia?

Um fisioterapeuta conhece muito sobre como o corpo funciona. Então ele consegue entender a relação do movimento com o trabalho. Então, consegue emitir laudos como já foi citado acima.

Muitas vezes, essa função é crucial para resolver algumas questões judiciais. Assim, a fisioterapia pericial enriquece o processo e auxilia o juiz na solução.

Média de salário para a fisioterapia pericial

Já foi dito neste artigo que um trabalho na fisioterapia pericial pode ser muito variado. Ou seja, é possível trabalhar de forma autônoma. Então, você recebe o salário conforme o serviço que se atua no momento.

No caso de ter contratos através de concursos públicos você recebe um valor fixo. Logo, uma pessoa com formação recente, ganha cerca de 2,7 mil. Sendo que cumpre 31 horas por semana.

Com os estudos constantes e especializações, é possível receber uma remuneração maior. Por causa disso, vale a pena sempre reciclar os seus conhecimentos. Também, buscar novas formas de estar atualizado sobre o mercado.

Fisioterapia pericial x médica

A perícia médica tem a função de dar o diagnóstico sobre alguma doença que esteja em questão. Já a fisioterapia pericial analisará esse laudo e validá-lo ou não. Além disso, avalia se o problema piorou ou melhorou segundo a queixa do paciente.

Mostrar os riscos e as ações de prevenção também fazem parte desse ofício. E, verificar se a chaga tem a ver com o processo que foi aberto.

A fisioterapia pericial está em ascensão

Sempre existem questões na justiça relacionadas aos direitos no trabalho. Já que quando os funcionários são lesados, é a isso que recorrem. Então, a fisioterapia pericial observa se o que o empregado diz é de fato real.

Vantagens

Decidir sobre a vida profissional é algo delicado e que precisa de atenção. Por isso, aqui você verá os dois lados da moeda sobre cursar fisioterapia pericial. Mas, primeiro, entenda os pontos positivos.

Uma vantagem dessa área é que está em expansão no mercado. Com isso, promete um aumento no número de empregos. Além disso, como já foi dito, tem horários muito flexíveis que dependem apenas de um prazo.

É uma boa opção para pessoas que querem ser fisioterapeutas, mas não querem o ambiente hospitalar. Também, consegue ter um bom retorno de dinheiro.

Pontos negativos

A parte negativa é que a fisioterapia forense é uma área pouco explorada. Então, você terá pouco embasamento científico para o trabalho.

Outro ponto é a linguagem desse ramo. Porque é um pouco diferente da que é usada na área médica. Sendo assim, requer um pouco mais de estudo.

Invista na fisioterapia pericial

Um dos setores que ajudam no bem-estar da população em geral é a fisioterapia pericial. Porque a garantia das boas relações de trabalho promovem isso. E essa é uma das funções do fisioterapeuta do ramo forense.

Entre o seu leque de possíveis profissões ou áreas do conhecimento, vale a pena incluir essa. Sobretudo se você busca uma profissão para ajudar as pessoas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.