InícioDicasOrientação vocacionalHabilidades e vocação: chaves para escolher sua graduação

Habilidades e vocação: chaves para escolher sua graduação

Chega a hora de escolher a graduação. É quando muitos estudantes sentem a ansiedade bater mais forte. As dúvidas vêm aos montes: qual curso seguir? Vou gostar? É o que quero mesmo? Se é o seu caso, respire fundo e vamos ver como resolver esse dilema.

Não se compare com o seu colega que sabe que queria ser engenheiro desde criança. Cada um tem um estilo de vida e uma vivência. Assim, não é porque seu colega quer ser engenheiro que ele é mais decidido que você. Ou que você deve seguir a onda e escolher a graduação que ele for fazer.

A descoberta da vocação é um processo que leva um tempo, mas é muito vantajoso. Você acaba se conhecendo melhor, e pode até descobrir preferências que até então estavam escondidas. Vamos ver um passo-a-passo dessa caminhada.

Quem sou eu?

Essa talvez seja a pergunta mais difícil. Vamos por partes. Observe-se: você é mais introvertido ou extrovertido? Gosta de lugares fechados ou ficar ao ar livre? Gosta do dia a dia de escritório ou não gosta de rotina? Que tipo de assunto mais te atrai?

Tem outro lado desse questionamento. Quais são seus pontos fortes e fracos? Quando se sente bem e quando se sente desconfortável? Caso sinta necessidade, converse com um amigo, mas daqueles bem próximos, e que te conhece bem, para que ele te ajude a responder.

Do que eu gostava na escola?

Volte lá na infância e veja quais conteúdos você se sentia mais à vontade. Não se recrimine nem se censure. Se você gostava das aulas de desenho, isso é um ponto de partida. Avance uns anos à frente, no meio do ensino básico, e lembre o que mais era interessante. Era a aula de Biologia? Ou Matemática? Ou Português?

Isso já ajuda a ligar alguns pontos com as perguntas do primeiro item, mas não é obrigatório. Afinal, estamos no começo da jornada. Essas informações vão te ajudar muito a fazer um mapa das suas preferências para escolher a graduação.

Como as minhas habilidades ajudam a escolher a graduação?

Elas podem te dar um belo norte para se orientar. Assim, se você gosta de cozinhar e tem facilidade, considere cursos que tenham a ver com alimentação, como Nutrição, Gastronomia, Engenharia de Alimentos, até Agronomia. O que vai desempatar, nesse caso, são outro tipo de preferências, como o gosto por ficar na cozinha, ou quer pesquisar outros alimentos, ou quer ficar na plantação para fazer tudo desde o começo. Tudo isso conta.

As habilidades já ajudam a dar uma ideia melhor de como escolher a graduação. Mas não é algo determinante. De repente você tem o dom para desenhar, mas gosta de Direito. É possível aliar as duas coisas para escolher o curso certo, e usar o seu dom para sua nova carreira.

O que eu quero para o futuro?

Dando um salto no tempo, procure ver o que espera para depois que se formar, e até depois disso. Você se imagina com uma vida estável, trabalhando em um escritório? Ou ficando ao ar livre, e ir trabalhar onde houver oportunidades? Ou quer ter liberdade de escolher para quem quer trabalhar?

Claro que esse exercício de imaginação é bastante influenciado pelo nosso estado de hoje, e que esse plano pode mudar no futuro. Mas é outro passo importante para te ajudar a escolher a graduação.

O que é mais importante para escolher a graduação?

Isso está intimamente ligado com o item anterior. Se você quer ter estabilidade no emprego, um salário bacana e ter seu imóvel, procure cursos que tenham mais a ver com isso. Caso seja o contrário, que você quer se realizar profissionalmente e trabalhar com o que quer, leve isso em consideração.

Essas reflexões interferem muito na escolha da graduação. Não que não seja possível e inovar em uma área que tradicionalmente tem um perfil determinado. Por exemplo, um contador, que normalmente trabalharia em um escritório, pode ser um freelancer e trabalhar da casa dele, com horários flexíveis.

Descubra mais sobre as profissões

Uma coisa é escolher a graduação, outra é saber como ela é e o que a profissão tem. É aí que muita gente muda de ideia. Temos uma noção do que são as aulas e como é o dia a dia. Mas, ao ver os detalhes, podemos nos decepcionar.

Isso não é ruim. Afinal, é melhor saber disso agora do que se frustrar depois que tiver iniciado o curso. Aqui na Voomp você tem muitas informações sobre cursos das mais variadas áreas. Vá a feiras estudantis, para ver mais de perto o que as faculdades oferecem. Converse com quem já faz esse curso, e quem já atua na área.

Hora de afunilar os cursos para escolher a graduação

Até aqui você já pesquisou, conversou, leu, viu vídeos, e já deve ter reunido informação para elencar vários cursos. É hora de começar a fazer uma seleção para os finalistas. Como se fosse prova de Olimpíada, veja os que têm mais ‘pontos’ e fazem mais sentido, e comece a selecioná-los.

Nesse processo, você pode visitar as faculdades que oferecem os cursos que estão entre os primeiros na sua lista. Ou pode ver como está o mercado de trabalho. Este último ponto é bastante importante. Ao ver as tendências do mercado, nos sentimos tentados a escolher a graduação que está com alta demanda.

Veja se essa demanda se sustenta por alguns anos. Afinal, você vai começar sua carreira depois de formado, e isso pode levar um tempo. De repente, essa profissão não estará tão disputada como hoje.

Aí entra um estudo bacana, de analisar as possibilidades do futuro. Mesmo uma profissão considerada tradicional pode se reinventar. É quando você, ainda na graduação, pode procurar mais informações sobre uma área em expansão no mercado. E essa área pode se tornar extremamente atraente, com bons salários e poucos profissionais capacitados.

Com essas dicas, já dá para eliminar várias opções e ver a que mais tem a ver com o seu estilo, e as possibilidades do futuro. Será uma decisão pensada e você terá grandes surpresas e um aproveitamento melhor!

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Vocação ou retorno financeiro: o que ponderar na escolha de um curso de graduação?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.