InícioGraduaçãoPsicologiaLivros que todo aluno de psicologia deveria ler

Livros que todo aluno de psicologia deveria ler

O aluno de psicologia deveria ler na sua formação muitos livros que vão auxiliar na escolha do tipo de abordagem. O hábito da leitura irá, além de trazer o conhecimento necessário, possibilitar ajudar outras pessoas.

Confira a seguir uma lista de obras indicadas para os estudantes apreciarem durante o curso. Veja também um breve resumo sobre eles, a fim de que você decida melhor por qual deles deve começar.

Brasil com a pandemia

De acordo com a OMS, o Brasil foi classificado como o país mais ansioso do mundo. Isso mostra a importância de profissionais de saúde, como os psicólogos, para ajudar a manter a saúde mental das pessoas.

A Ipsos divulgou no portal BBC Brasil que o psicológico dos brasileiros piorou em torno de 53% com a pandemia. Assim, quem escolhe seguir nessa área vai, além de ajudar os pacientes a enfrentar esse período, ter uma carreira promissora.

Livros que todo aluno de psicologia deveria ler

O que não falta no curso de Psicologia é leitura! Portanto, veja a seguir, alguns títulos que todo aluno de psicologia deveria ler. Além disso, confira suas sinopses e fique por dentro do que eles abordam.

Fadas no Divã é uma obra que todo aluno de psicologia deveria ler

“Fadas no Divã” é um livro de Diana Lichtenstein Corso, indicado para todas as idades. A autora faz uma análise psicológica dos personagens de contos infantis, com base nas suas personalidades e características.

Por fim, ela traz uma perspectiva do motivo dessas histórias fazerem parte da vida adulta. Por isso, coloque na sua lista dos livros que todo aluno de psicologia deveria ler.

O Livro da Psicologia

Parte de uma coleção publicada pela Editora Globo, “O Livro da Psicologia” é indicado para quem está estudando ou ainda está no início da carreira. Então, a obra traz um pouco da história e alguns conceitos de forma leve e objetiva.

Caso você ainda esteja na dúvida se essa é a profissão certa, pode usar esse livro como ferramenta de decisão. Sem dúvida, todo aluno de psicologia deveria ler.

O Mal-Estar da Civilização: todo aluno de psicologia deveria ler

Sigmund Freud, um dos maiores nomes da ciência no mundo, escreveu, de fato, este livro no final da década de 1920. Contudo, o assunto permanece bem atual, já que trata da constante infelicidade da população, mesmo em boas épocas.

O fato de o ser humano estar sempre em busca da felicidade a todo custo, portanto, é algo atemporal. Acima de tudo, você aprenderá também um pouco mais sobre a vida deste famoso psicanalista.

Os sete pecados da memória

Daniel L. Schacter aborda no seu livro “Os Sete Pecados da Memória” essa temática, muito em pauta hoje em dia. Isso porque, com o avanço da tecnologia e as informações em massa, o cérebro não consegue absorver tantos dados.

É uma obra que todo aluno de psicologia deveria ler, e trata tanto dos maiores vilões da memorização quanto do funcionamento do cérebro.

O poder do Hábito

Jornalista do The New York Times, Charles Duhigg conta no livro “O poder do Hábito” a história de pessoas que tiveram grandes transformações na vida a partir da mudança de pequenas atitudes.

Ele foi publicado em 2012, mas pode auxiliar na sua prática com futuros pacientes, sem dúvida.

Psicanálise de Crianças

Caso você queira trabalhar com crianças no futuro, esse livro de Melanie Klein é uma boa opção que todo aluno de psicologia deveria ler. Já que ele aborda teorias e técnicas sobre como se dá o desenvolvimento psicológico dos mais novos.

Mulheres que amam demais

Um livro que aborda temas como relações tóxicas e dependência emocional. Dessa forma, Robin Norwood conta como identificar e sair desse tipo de relacionamento, já que é terapeuta familiar e especialista nesta temática.

A doença como caminho

“A doença como caminho” retrata a visão de Thorwald Dethlefsen e Rudiger Dahlke sobre a doença ser um alerta para um problema interior, ou seja, elas falam, na verdade, de uma carência que torna possível uma busca mais aprofundada das verdadeiras causas.

Thorwald era visto como um psicólogo esotérico no meio. Por outro lado, Rudiger Dahlke tinha uma abordagem mais naturalista na psicoterapia. E essa é mais uma obra que um aluno de psicologia deveria ler.

Inteligência Emocional

Publicado pela primeira vez em 1995, o livro “Inteligência Emocional” transformou o modo de pensar sobre o assunto e já vendeu mais de 400 mil exemplares no Brasil. Sendo assim, Daniel Goleman traz o conceito de duas mentes, racional e emocional.

Juntas, elas determinam a vida do ser humano. Assim, o autor acredita que sem consciência das emoções, a inteligência do indivíduo não pode se desenvolver de modo pleno.

Poderosa Mente

Para Bernabé Tierno, quando se muda a mente, se muda a vida. Então, como psicólogo, pedagogo e escritor, aborda o tema em seu livro “Poderosa Mente”. Isso porque trata da Neuropsicologia.

Essa ciência estuda o funcionamento do cérebro e suas relações com emoções e personalidade. Então, por meio de reações químicas, o cérebro se vicia nessas sensações, o que torna aquela ação um hábito.

Como funciona o curso de Psicologia?

O curso de Psicologia tem duração de 5 anos e é oferecido apenas de modo presencial. Assim, diferentemente de outros, só é finalizado quando o aluno ingressa no mercado de trabalho.

Um profissional da área trabalha com nuances da psique humana e, por isso, pode diagnosticar transtornos ou alterações emocionais do seu paciente, a fim de traçar o melhor caminho para tratar de forma terapêutica.

Matérias do curso de Psicologia

Depois de ter visto as obras que todo aluno de psicologia deveria ler, veja a seguir as principais matérias do curso de Psicologia.

  • Desenvolvimento humano,
  • Psicopatologia;
  • Análise experimental do comportamento;
  • História da Psicologia;
  • Psicologia, Ciência e Profissão;
  • Bases biológicas do comportamento, dentre outras.

A graduação deve capacitar o profissional a entender o indivíduo e, por sua vez, ajudá-lo no processo de auto-compreensão. Assim, dando ferramentas que auxiliem no processo constante de saúde mental.

Todo aluno de psicologia deveria ler antes de tomar uma decisão

A escolha da sua profissão está ligada à sua personalidade, ou seja, além de saber os livros que todo aluno de psicologia deveria ler, precisa entender também as principais funções do curso de Psicologia e sua metodologia.

Caso você tenha vocação para escutar e atender as necessidades do outro, essa é, por sua vez, a sua opção de carreira ideal. Confira nesse outro conteúdo qual o perfil ideal de um psicólogo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.