InícioGraduaçãoEngenharia de Controle e AutomaçãoMecatrônica X Automação Industrial: quais as diferenças entre os cursos?

Mecatrônica X Automação Industrial: quais as diferenças entre os cursos?

Imagine dois irmãos fisicamente muito parecidos, mas com personalidades e comportamentos diferentes. Gostam de futebol, por exemplo, mas torcem para times rivais. Curtem cinema, mas um gosta de ficção científica e o outro, de aventura. É mais ou menos o que acontece entre Mecatrônica Industrial e Automação Industrial.

Neste artigo vamos esclarecer em mais detalhes os focos, abordagens e características desses cursos. Além disso, vamos expor com mais detalhes o perfil de ambos para que você os compreenda melhor. 

Mecatrônica X Automação Industrial: perfil dos cursos e carreiras

Para que você consiga entender as semelhanças e diferenças entre as áreas, é preciso, antes de tudo, conhecer as linhas gerais de ambos os cursos.

Automação Industrial

A Automação Industrial tem por objetivo tornar a indústria mais inteligente. Ou seja, criar e desenvolver tecnologias, tanto de hardware quanto de software, para deixar as máquinas mais autônomas.

Assim, a interferência e o esforço humanos no processo são limitados, o que aumenta a taxa de acertos, diminui gastos e incrementa a produtividade.

Nesse sentido, o curso de Automação Industrial somará conhecimentos de Mecânica, Eletrônica e Tecnologia da Informação para capacitar o estudante a projetar, implantar e melhorar dispositivos, além de realizar a manutenção de processos industriais.

A graduação tem duração menor (entre cinco e seis semestres) e pode ser feita nas modalidades presencial ou  semipresencial.

Rotina de um tecnólogo da área

No dia a dia de trabalho, o tecnólogo em Automação Industrial planeja, implanta e supervisiona sistemas de controle e integração em processos industriais.

Ou seja, unindo fundamentos de Mecânica, Eletrônica e Tecnologia da Informação, ele programa, configura, aplica e desenvolve soluções muito determinantes quando o foco é aumentar a produtividade empresarial como um todo. Bacana, não?

Sendo assim, os principais benefícios que a Automação Industrial proporciona à empresa são:

  • Produtividade. Aumento do número de itens produzidos por hora e de processos realizados simultaneamente, que seriam impossíveis de controlar manual ou intelectualmente;
  • Economia. A precisão das máquinas garante padrões de peso e quantidade e reduz desperdícios;
  • Flexibilidade. É possível oferecer produtos conforme a demanda;
  • Qualidade. O monitoramento constante dos processos permite identificar e corrigir falhas rapidamente;
  • Segurança. As máquinas realizam integral ou parcialmente tarefas perigosas, ou excessivamente desgastantes para o ser humano.
  • Redução de custos. Será preciso menos mão-de-obra humana, o que reduz custos com salários, inconformidades, variações produtivas e ausências.

Mecatrônica Industrial

A Mecatrônica Industrial é resultado da união de duas áreas comuns à Automação Industrial: a Mecânica e a Eletroeletrônica, somadas à Automação, Informática e controle de processos. 

Portanto, o tecnólogo em Mecatrônica Industrial desenvolve dispositivos utilizados em automação e otimização de processos industriais. Como resultado, ele também atua na elaboração e execução de projetos, instalação, manutenção e integração de processos, além da coordenação de equipes.

O curso dura entre três e quatro anos (ou seja, de seis a oito semestres). Frequentemente o currículo prevê matérias optativas, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), assim como atividades complementares e estágio supervisionado.

Rotina de um tecnólogo da área

Assim também como na Automação Industrial, os principais benefícios da Mecatrônica Industrial estão centrados em produtividade, economia, flexibilidade e  qualidade.

O dia a dia do profissional de Mecatrônica Industrial envolve projetar e construir equipamentos, configurar sistemas e implantar melhorias.

Todas essas atividades exigem pensamento analítico e raciocínio lógico. Assim, o estudante precisa ter habilidade na investigação de problemas específicos da empresa e propor soluções que representem ganho efetivo.

Esse pensamento lógico, igualmente, o auxiliará a analisar dados, informações técnicas e catálogos de fabricantes.

É bom lembrar que logo após a conclusão da graduação, engenheiros, agrônomos, tecnólogos e profissionais de formação técnica de cursos específicos precisam se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de sua região para trabalhar de forma legal.

Ou seja, tanto os tecnólogos em Mecatrônica Industrial quanto em Automação Industrial devem se registrar no CREA, órgão que fiscaliza o exercício profissional dessas áreas em todo o País.

Mecatrônica X Automação Industrial: quais as diferenças entre os cursos?

Lembra que no início deste artigo usamos o exemplo dos dois irmãos muito parecidos? Pois é, essa é a realidade da Mecatrônica X Automação Industrial. Elas são atividades irmãs e interdependentes, mas mantêm diferenças muito específicas.

Portanto, podemos dizer que a Automação Industrial tem foco no gerenciamento de projetos, utilizando para tanto a computação, a automação e redes para o controle de processos produtivos. 

Em contrapartida, a Mecatrônica Industrial une conhecimentos e técnicas em Eletrônica, Mecânica e Informática para criar sistemas automatizados que serão controlados por computador. 

Assim,  a Automação Industrial desenvolve ferramentas de controle de processos de produção. Já a Mecatrônica Industrial desenvolve tecnologias, implementa maquinário e equipamentos industriais para que eles sejam mantidos em perfeita operação.

Ainda usando o exemplo dos dois irmãos, um deles gosta de projetar, desenvolver soluções, bolar sistemas envolvendo automação, máquinas e ferramentas e, com isso, otimizar os processos. Ele é um profissional da Automação Industrial

Já o outro, tanto quanto seu irmão, é mais focado nas ferramentas de aplicação, sejam elas elétricas ou eletrônicas. Ele as programa, acompanha sua implementação, verifica o funcionamento e as conserta. Ou seja, temos aqui um profissional de Mecatrônica Industrial.

Em resumo

Ambos os perfis curtem Matemática, Cálculos, Informática e Programação.

Porém, enquanto o profissional de Automação Industrial tem uma visão mais abrangente, voltada ao projeto e à concepção de soluções, o profissional de Mecatrônica Industrial é um pouco mais “mão na massa”, desenvolvendo aplicações específicas. 

O primeiro utiliza seus conhecimentos para soluções integradas e amplas dos processos de produção. O segundo configura tecnologias sob medida para determinadas situações, garantindo sua operação e manutenção.

Por fim, resta a dúvida: na comparação entre Mecatrônica X Automação Industrial, com qual você mais se identifica? 

Você pensa de modo mais abrangente, enxerga a produção como todo e quer integrá-la? Ou é mais “mão na massa” e não se contenta enquanto algo não funciona do modo como quer? 

Se a primeira opção faz mais sentido, você deve optar pela Automação Industrial. Para mais informações sobre a área, descubra o que se estuda em Automação Industrial.

Mas se optar pela segunda possibilidade, clique e saiba tudo sobre Mecatrônica Industrial.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.