InícioGraduaçãoCriminologiaO que a era digital ajuda na Criminologia?

O que a era digital ajuda na Criminologia?

Com informação disponível o tempo todo em qualquer lugar, a era digital ajuda muito a Criminologia a rastrear pistas, encontrar evidências e solucionar crimes. Essa nova ferramenta só tem a acrescentar no trabalho dos criminólogos, investigadores e delegados.

Ajuda em vários aspectos, como fornecer um banco de dados completo e acessível de qualquer lugar, fazer pesquisas sobre dados pessoais de suspeitos e vítimas, entre outros. Mas, para isso, é necessário estar atualizado e habilitado para usar todas essas tecnologias.

Os cursos de Investigação e Perícia Criminal, e o de Criminologia, fazem esse papel, o de capacitar profissionais para atuar nessas áreas. Assim, é possível trabalhar na investigação de crimes comuns e digitais usando a tecnologia como aliada. Veremos como são esses cursos, como eles capacitam os alunos e como a tecnologia ajuda.

Perícia Criminal e Criminologia

Ambos os cursos são oferecidos na modalidade tecnológica e tem dois anos de duração, em média. Eles têm algumas matérias em comum, como Direito Constitucional, Penal e Teoria do Direito. Afinal, precisam do embasamento legislativo para dar continuidade à investigação.

Além de lidar com provas e evidências, esses profissionais leem documentos vindos de delegados e juízes, que são escritos na linguagem jurídica. Por isso as aulas de Direito são tão importantes.

Mas a diferença entre os cursos é o tipo de trabalho que o profissional vai exercer depois. O perito criminal atua na investigação da cena do crime. Ele vai ao local da ocorrência, analisa e coleta evidências, e leva para o laboratório para análise. Ele precisa verificar a posição dos objetos, se há marcas de luta, sangue, cabelo e demais evidências. No laboratório, analisa fragmentos de balas, faz exames de DNA, vê no microscópio detalhes minúsculos, entre outros.

Já quem faz Criminologia estuda o crime como um todo. O profissional precisa conhecer as realidades sociais das pessoas que vivem em diferentes locais, e como essa localização pode interferir na prática criminal. Esses dados são importantes para ajudar a elaborar políticas públicas de combate ao crime.

A era digital na Criminologia

As tecnologias vieram para agregar mais informações e dados úteis para a Criminologia. Elas ajudam a encontrar suspeitos, a recriar cenas de crime, a elaborar dados para criar políticas públicas e fazer perfil de criminosos. E a tendência é essa: a de tornar esse estudo ainda mais preciso para combater o crime e evitar que ele aconteça. Vamos ver algumas dessas tecnologias.

  1. Exame de DNA

Como sabemos, nosso código genético é único: cada pessoa tem o seu. Assim, evidências como sangue, esperma, fios de cabelo e até guardanapos de papel guardam material genético. Ele pode ser confrontado com o do suspeito para que se chegue, com quase 100% de certeza, ao autor do crime.

Há estudos que procuram encontrar características em comum entre criminosos. Um deles é a análise do código genético. É aqui que a tecnologia digital ajuda no confronto e armazenamento de dados.

Cientistas já encontraram genes que causam determinadas alterações psíquicas nas pessoas. Isso não significa que elas desenvolverão problemas psicológicos, mas há uma maior tendência para isso. Assim, ao fazer esse cruzamento de dados, é possível saber se um criminoso tem tendência de praticar ainda mais crimes e, assim, é possível aplicar uma pena mais restritiva em caso de reincidência.

  1. Rastreamento de invasões a banco de dados

Para encontrar os criminosos que invadem banco de dados de bancos, de operadoras de seguros, e até da polícia, a tecnologia criou mecanismos de rastreio. Assim, é possível encontrar de onde partiram os ataques, e por onde os criminosos entraram. Esse é um ramo que cresce cada vez mais na área de investigação criminal.

A tecnologia avança a olhos vistos. Para acompanhar a habilidade desses invasores, a Criminologia precisa acompanhar e, se possível, antever como podem ser os próximos passos. Essa ciência consegue fazer cruzamento de dados como o perfil dos criminosos, onde moram, os equipamentos utilizados e o caminho realizado até chegar ao destino. Com essas informações, empresas de segurança digital conseguem fazer planos ainda mais elaborados para evitar futuros ataques.

  1. Cruzamento de dados

Essa é uma das grandes contribuições à Criminologia. Aqui falamos de tudo: dos registros de Boletins de Ocorrência, perícia criminal, análise de provas, depoimentos, julgamentos e sentenças. Embora muitos desses casos no Brasil ainda estejam documentados em papel, especialmente os mais antigos, há um esforço para torná-los digitalizados. Os casos mais recentes já tramitam em meio eletrônico.

E por que isso é importante? Além de facilitar a busca por determinadas informações de forma mais rápida, a Criminologia pode analisar esses dados e cruzá-los entre si. Dessa forma, é possível elaborar padrões de comportamento, tanto do criminoso quanto da vítima. Essas informações são muito valiosas para a elaboração de políticas públicas, que podem ser implementadas em áreas de risco. O objetivo é reduzir a criminalidade destas regiões.

  1. Usar a era digital a favor da Criminologia

Como os dados hoje trafegam pela internet, o cuidado que se deve ter com eles é ainda mais importante. Assim, a Criminologia ajuda tanto na análise dos dados de crimes já cometidos quanto a evitar que os próximos aconteçam.

Um deles é o roubo de dados bancários, inclusive acessos indevidos às contas de clientes. Ao detectar tentativas de invasões a estes bancos de dados, criminólogos estudam como isso aconteceu. Assim, trabalhando em conjunto com peritos digitais, eles podem elaborar planos de ação para fortalecer ainda mais o sistema de segurança bancário.

Mas isso não significa abaixar a guarda. Essa vigilância precisa ser constante. Afinal, bandidos sempre encontram uma brecha para poder praticar seus crimes, e os peritos e criminólogos precisam estar atentos.

Outros dados levantados pela Criminologia têm relação ao uso de celulares furtados ou roubados. É possível estabelecer, por meio do rastreio do aparelho, para onde eles vão. Isso ajuda muito a encontrar, por exemplo, uma rede de venda de aparelhos roubados a preços menores. Ou para usar em ocorrências criminais. Isso é trabalho da Criminologia, que consegue fazer esse levantamento para encontrar organizações criminosas e debelar quadrilhas inteiras. É a tecnologia a favor do combate ao crime.

Gostou deste conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Direito Digital: como é essa área?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.