InícioGraduaçãoFisioterapiaO que é Fisioterapia Respiratória?

O que é Fisioterapia Respiratória?

A Fisioterapia Respiratória não é um dos ramos mais famosos da Fisioterapia. Entretanto, é um dos mais importantes. Afinal, está ligada à respiração.

Muitas pessoas também não sabem o que um profissional da área faz. Portanto, conheça mais sobre e saiba se você também precisa procurar alguém do ramo.

O que é Fisioterapia?

Muitos não sabem o que é a Fisioterapia, apesar de ser um nome conhecido. Além disso, quem sabe o que é conhece poucas funções da área.

O objetivo da profissão é ajudar com o físico da pessoa. Ou seja, ajuda a superar certos problemas que podem afetar o corpo.

Então, a Fisioterapia Respiratória também tem a ver com os órgãos. Contudo, informações sobre esse campo serão dadas logo abaixo.

Muitas opções são abertas para quem quer se formar no curso. Entretanto, umas são mais conhecidas do que outras. Algumas delas são:

  • Esportiva: trabalha em centros esportivos e de treinamento;
  • Acupuntura: usa técnicas da medicina tradicional chinesa;
  • Trabalho: mantém a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho;
  • Cardiovascular: ajuda pacientes que possuem problemas cardiovasculares;
  • Oncologia: trabalham com pessoas com câncer ou possuem sequelas da doença;
  • Saúde da Mulher: relativo ao corpo da mulher, ginástica íntima, problemas de incontinência urinária, etc.

Fisioterapia Respiratória

Essa área está ligada às doenças que chegam no sistema respiratório. Sendo assim, problemas como asma, bronquite, insuficiência respiratória ou tuberculose.

Suas funções incluem melhorar a oxigenação do sangue, mover secreções, provocar a expansão pulmonar, etc. Além disso, também ajuda na musculatura respiratória.

A Fisioterapia Respiratória é feita com um profissional da área. Além disso, pessoas que respiram com ajuda de aparelhos também podem precisar dos exercícios. Então, você pode trabalhar em diversos locais, incluindo UTI, casa de pacientes ou empresas.

Áreas de atuação da Fisioterapia Respiratória

Você pode trabalhar em diversos campos ao se especializar na área. Contudo, há quatro classificações básicas.

Pediatria

Crianças também podem ter doenças ligadas ao sistema respiratório. Sendo assim, elas podem precisar de um fisioterapeuta.

Bebês também podem precisar devido ao sistema respiratório que ainda não é totalmente desenvolvido. Desse jeito, a fisioterapia ajuda nesse processo.

Ambulatorial

A Fisioterapia Respiratória Ambulatorial é aquela das clínicas. Então, seu objetivo é melhorar problemas crônicos como asma ou doenças ligadas ao coração.

Pode ser feita uma ou duas vezes por semana. Entretanto, a quantidade de sessões pode ser por tempo indeterminado. Afinal, é preciso que a capacidade respiratória esteja regular.

Hospitalar

O fisioterapeuta trabalha nos quartos do hospital, quando o paciente é internado. Às vezes, é recomendado fazer mesmo que o problema não seja a respiração. Nesse caso, o objetivo é evitar doenças respiratórias e melhorar o pulmão.

Domiciliar

São indicadas para quem teve alta hospitalar, porém ainda estão se recuperando. Pode ser feito uma ou duas vezes por semana. Entretanto, o paciente deve praticar os exercícios todo dias.

Quais os benefícios?

A Fisioterapia Respiratória é importante para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Por isso, há diversos benefícios, como:

  • Melhoria da troca gasosa;
  • Aumenta a capacidade do pulmão;
  • Maior oxigenação no sangue;
  • Combate à dificuldade para respirar;
  • Desentope e limpa vias aéreas;
  • Ajuda na chegada de oxigênio em todo corpo;
  • A troca gasosa é melhorada;
  • Libera as secreções do pulmão e das vias aéreas.

São muitas pessoas que podem melhorar através dos exercícios. Contudo, quem tem as seguintes doenças podem se beneficiar mais:

  • Asma brônquica, bronquiolite ou bronquite crônica;
  • Doenças pulmonares ou oncológicas;
  • Fibrose cística e pulmonar;
  • Enfisema pulmonar;
  • Pneumonia;
  • Quem fez ou fará cirurgias torácicas e abdominais.

Técnicas usadas na Fisioterapia Respiratória

São usadas diversas técnicas de exercícios de respiração. Além disso, algumas delas podem precisar de objetos específicos ou não. Algumas técnicas são:

Respiração pelo diafragma

Esse exercício de respiração é simples. Entretanto, para realizar da forma correta é indicada a ajuda de um profissional.

Nessa técnica de Fisioterapia Respiratória você inspira e expira lentamente e profunda. Desse jeito, o diafragma ficará forte.

Sopros

É ótimo para fortalecer a expiração. Entretanto, pode causar enjoo e sensação de formigamento. Então, não deve ser feito muitas vezes seguidas.

Para fazer é só inspirar profundamente e expirar pela boca. Contudo, a expiração deve ser realizada com os lábios entreabertos.

Drenagem postural

Feita para expulsar secreções. Nesse caso, a posição do paciente é que ajuda na drenagem. Sendo assim, é preciso ação da gravidade.

Percussão

Outro exercício de Fisioterapia Respiratória para expulsar secreções. Contudo, faça sempre com um profissional.

Nele é aplicado alguns golpes rápidos sobre o peito e costas. Desse jeito, ajuda na liberação das secreções brônquicas expulsas para os brônquios principais. Além disso, é ótimo para realizar junto da drenagem postural.

Exercícios para fazer sozinho

Alguns dos exercícios de respiração podem ser feitos sozinhos. Além disso, mesmo que não tenha doença a respiração traz alguns benefícios, como:

  • Relaxamento muscular;
  • Melhora da concentração;
  • Diminuição do estresse, ansiedade e depressão;
  • Melhora do equilíbrio.

Então, você pode realizar alguns exercícios básicos. Por exemplo, sentar em uma cadeira e segurar um objeto na frente do corpo. Depois, erguê-lo acima da cabeça ao inspirar e trazer de volta ao centro ao expirar.

Outro exercício da Fisioterapia Respiratória é ficar de pé e colocar as mãos à frente. Depois, inspire pelo nariz e abra os braços na horizontal. Então, sopre o ar devagar pela boca enquanto leva os braços de volta à frente.

Caso necessário procure um profissional. Afinal, ele sabe indicar quais são os melhores exercícios para o seu caso.

Quando a fisioterapia respiratória é indicada?

Você viu muitos problemas que podem levar a precisar dos exercícios de respiração. Entretanto, há outras pessoas que também podem procurar ajuda.

É bastante recomendado para idosos acima de 70 anos. Afinal, o sistema respiratório é mais frágil e precisa de um pouco mais de trabalho. Além disso, podem passar mais tempo deitados ou sentados, acumulando secreções.

A Fisioterapia Respiratória também ajuda quem está tratando de apneia do sono. Esse problema está ligado ao relaxamento da garganta e da língua. Sendo assim, os exercícios tornam o músculo mais firme e podem reduzir o problema.

Além disso, também pode ser de grande ajuda durante a pandemia da Covid-19. Afinal, por conta do isolamento as pessoas ficam mais paradas. Desse jeito, podem acumular secreções assim como os idosos.

Ajudam também quem está com a doença. Desse jeito, garante boa ventilação respiratória natural e pode evitar que o problema se agrave.

Como ser um profissional de Fisioterapia Respiratória?

Agora você sabe o que é e o que a Fisioterapia Respiratória faz. Então, descubra como se tornar um bom profissional da área.

O primeiro passo é fazer uma graduação em Fisioterapia. Depois, busque especialização na área que deseja. Contudo, você pode realizar cursos livres ou realizar uma pós-graduação.

Desse jeito você conhecerá mais sobre as técnicas e possíveis quadros dos pacientes. Assim, saberá como atender melhor as pessoas.

Depois você pode começar a praticar através de estágios ou trabalho voluntário. Além disso, também pode acompanhar profissionais que já trabalham com isso.

Como todo trabalho que lida com a população, é importante saber lidar com pessoas. Sendo assim, tenha uma boa comunicação e pratique a empatia, paciência e pensamento crítico. Desse jeito, você estará preparado para entrar no mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.