InícioGraduaçãoHistóriaO que é História Antiga?

O que é História Antiga?

Mais do que um período na evolução da espécie humana, a História Antiga é um grande momento de descobertas e início da busca por quem somos como indivíduos pensantes. Também chamada de Antiguidade Clássica ou Antiguidade, ela sempre aparece no vestibular, ensino médio e no próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Sem dúvida, ela fascina muitos alunos, professores e pessoas que pretendem ingressar no curso de História. Outra coisa que chama bastante atenção é que as marcas deste período de tempo permanecem em pé em vários locais do mundo. Afinal, suas grandes construções são testemunhas de um longínquo passado, e muito importantes para relembrar os nossos diversos caminhos de evolução.

O que é História Antiga?

Primeiramente, vamos mostrar um conceito digamos…’mais frio e formal’ sobre o que é a História Antiga. Logo, ele é o mais disseminado entre as diversas fontes pesquisadas para a elaboração deste post. Afinal, a Voomp deseja que você tenha acesso aos mais diversos tipos de informações e análises.

Afinal, quando tudo começou?

Em síntese, a Idade Antiga ou Antiguidade, na periodização das épocas históricas da humanidade, é o período que se estende desde a invenção da escrita aproximadamente de 4.000 a.C. a 3.500 a.C. até à queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.). Consequentemente, este ano também marca o início de outro período que chamamos de Idade Média ou Medievo. 

Contudo, e como em todas as questões históricas, também não há entre os historiadores um verdadeiro consenso sobre quando se deu o verdadeiro fim do Império Romano e início da Idade Média. Mas isso é papo para um outro post e conteúdo muito aprofundado.

Embora o critério da escrita como marco para o começo da História Antiga seja o mais comum, estudiosos que dão mais ênfase à importância da cultura material das sociedades têm procurado repensar essa divisão mais recentemente. Afinal, estamos falando de centenas de povos, e não apenas na Mesopotâmia e o possível surgimento dos sumérios como sociedade

Os povos da Antiguidade

A primeira lembrança que vem à mente das pessoas quando falamos de História Antiga são os seus povos ou o que acabamos de citar, as ruínas físicas dessas civilizações. É o que podemos interpretar a partir das pirâmides, coliseu, aquedutos, arenas e anfiteatros, o Partenon, e as ruínas no Iraque e região.  

Os exemplos mais marcantes nos programas de ensino são os gregos, os romanos, os egípcios e a mesopotâmia. No caso específico da Antiguidade, se limitar a falar de um período de toda humanidade por meio de apenas quatro povos é um pouco superficial.

Ao leitor que sempre tem dificuldade em entender tal assunto, vale a pena estabelecer referências durante o seu estudo rumo à faculdade ou dentro do próprio ensino médio. Recomendamos que a sua preparação passe pelas grandes estruturas e templos, o surgimento da agricultura e Astronomia, rotas de comércio e os primeiros impérios. Sobretudo, que você não fique com uma limitação em um número reduzido de povos.

Núbios, persas, cartagineses, fenícios e centenas de outras culturas

Além desses territórios existiam também outras culturas como os reis africanos da Núbia, adversários eternos dos egípcios na luta pelo domínio do rio Nilo. Por meio deste mesmo pensamento lembramos dos Persas, onde hoje se encontra o Irã – aqui sempre é vital destacar que o povo iraniano é majoritariamente persa e sua língua oficial não é o árabe, mas sim o Farsi.

Temos os cartagineses, os quais protagonizaram as sangrentas e longas Guerras Púnicas contra os romanos pelo controle do mar Mediterrâneo. Quem sabe, você deve ter ouvido falar dos fenícios e suas cidades-estados comerciais, dos cretenses e sua ilha, sem falar nos hebreus que por meio de registros verbais e documentais estabeleceram papel preponderante em diversos séculos dentro da própria História Antiga.

Já que estamos falando dos povos da História Antiga, não pense você como estudante ou curioso que ela se desenvolveu apenas ao redor do Mar Mediterrâneo. Longe disso, ela ocorreu simultaneamente em todo planeta mas com graus diferenciados de desenvolvimento. 

É fato que ao mesmo tempo que os romanos, gregos e egípcios se estabeleciam em na Europa e Ásia, chineses e hindus consolidaram seus territórios na forma de grandes reinos e cidades-estados. E isso já foi provado por meio de estudos que confirmaram a existência de relações e trocas comerciais entre os milhares de povos existentes no período. 

Uma herança eterna, as línguas latinas

Uma coisa podemos dizer ainda mais sobre este período, muitos desses povos não existem mais ou simplesmente foram se transformando em outros. O mesmo ocorrendo com suas culturas e idiomas. Um exemplo marcante de herança da antiguidade é a própria língua portuguesa, que é classificada como uma língua latina.

As línguas românicas, também conhecidas como línguas neolatinas, ou geralmente chamadas de latinas, são idiomas que integram o vasto conjunto das línguas indo-europeias que se originaram da evolução do latim, principalmente do latim vulgar, falado pelas classes mais populares faladas pelos romanos.

Se você está pensando em ingressar na faculdade de Letras Português-Espanhol, com certeza isso vai ser objeto do seu estudo. Veja abaixo alguns idiomas que, mesmo diferentes, são considerados latinos:

  • Português
  • Espanhol
  • Italiano
  • Romeno
  • Francês
  • Dialetos e línguas mais regionalizadas em muitos territórios como a Suíça, Portugal, França e principalmente, Espanha.

Grandes nomes que marcaram a história da humanidade

A História Antiga é a época dos filósofos, a época dos grandes impérios e a época em que grandes civilizações surgiram e desapareceram deixando ruínas e lembranças. 

Não podemos esquecer que ela é o cenário do surgimento de Alexandre, o Grande, Ramsés II, Leônidas de Esparta, Dario II e Xerxes, Nabucodonosor, Júlio César e Cleópatra. Homero, Virgílio, Artemísia I, Sócrates e Aristóteles, Moisés e Jesus Cristo. 

Em síntese, pontuamos acima apenas um grupo muito seleto de nomes que mudaram o mundo tanto antigo quanto o atual. Mas existem milhares de outros semelhantes em importância. 

Antes de mais nada, a História Antiga é uma era grandes conhecimentos, uma época de povos que fincaram raízes à beira de grandes rios, como é o Nilo na África, o Tigre e o Eufrates na Mesopotâmia, o Huang Ho ou rio Amarelo na China, o Indo na região da Índia, o Tibre no território romano, etc. E isso sempre vai ser fundamental para a compreensão deste momento que o mundo viveu.

Entenda mais sobre os rios e sua relação com a nossa espécie, isso vai ajudar você a saber a essência do que realmente é a História Antiga.

Esperamos que você tenha viajado com a gente neste rápido bate papo sobre um pouco de História Antiga. Entender mais sobre este assunto é consolidar sua preparação para o vestibular, para o ENEM e mostrar como ela está presente em diversos tipos de graduação – o que é um fato impossível de ser questionado.

Clique aqui e acesse a nossa página principal em busca de mais textos e posts que tem por objetivo auxiliar a sua jornada rumo ao conhecimento e ingresso junto ao ensino superior de qualidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.