InícioGraduaçãoAgronomiaO que estudar para o vestibular de Agronomia?

O que estudar para o vestibular de Agronomia?

O vestibular de Agronomia é a prova crucial para quem sonha em fazer esse curso. Dessa forma, o aluno precisa estar muito bem preparado para conseguir alcançar esse objetivo. Veja aqui algumas dicas de como fazer isso de maneira estratégica.

O que estudar para o vestibular de Agronomia?

De fato,o vestibular é apenas uma das formas de entrar no curso. Além disso, há o exame do Enem como opção para quem deseja cursar essa área. Portanto, veja o que  estudar para se preparar para qualquer um dos testes citados.

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Essa graduação, bem como várias outras, atribui pesos diferentes para cada prova do exame. Então, neste texto, o foco será nas matérias que são mais relevantes para conseguir a aprovação. Agora, isso não quer dizer que se deve ignorar as outras.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Essa área trata de tudo que se relaciona com os vários aspectos da natureza. Dessa forma, há assuntos como Biologia, Química e Física. Logo, o acúmulo de conteúdo é bem grande e costuma demandar muito esforço dos estudantes.

Para te ajudar nesse processo, veja o que se cobra em cada disciplina para o vestibular de Agronomia. Assim, você já consegue ter uma boa noção sobre os temas nos quais deve focar mais.

1 – Biologia

Alguns dos tópicos abordados nessa disciplina incluem moléculas, tecidos e células. Questões como origem, além de como a vida evolui e a qualidade do modo de viver das populações humanas também são abordadas. Por último, vale citar os seguintes tópicos.

  • A diversidade e a hereditariedade da vida;
  • Como os seres vivos se identificam;
  • Ciências ambientais;
  • Ecologia.

2 – Química

Aqui as provas são sobre tópicos que envolvem água, compostos de carbono e transformações químicas. No entanto, também podem haver questões sobre energia e representações dessas mudanças. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Propriedades e uso dos materiais;
  • Dinâmicas das transformações e energias químicas no cotidiano.

3 – Física

Alguns dos tópicos que o vestibular de Agronomia cobra em Física tratam de Mecânica. Mesmo assim, as questões podem falar de outros assuntos, como fenômenos elétricos e magnéticos. Outros temas recorrentes são:

  • Conhecimentos básicos e fundamentais de física;
  • Descoberta de leis da física, o movimento e o equilíbrio;
  • Fenômenos térmicos e calor;
  • Trabalho, potência e energia;
  • Ondas, óptica, radiação e oscilações.

Matemática e suas Tecnologias no vestibular de Agronomia

Para o vestibular ou Enem, essa é uma das áreas mais importantes na prova. A princípio, consiste na aplicação de ideias da matemática na realidade por meio dos conceitos básicos e avançados.

Esse é um requisito nos exames para os alunos, saber como as situações do cotidiano ocorrem. Além disso, você pode ter vantagem se conseguir acertar muitas questões nessa parte, já que não é todo mundo que vai bem.

Temas tratados

De modo geral, os assuntos que os vestibulares abordam passam muito pelo ensino médio. Ou seja, tópicos como regra de três, funções, porcentagem, razão e proporção são bem comuns. Ainda assim, há vários outros temas que se destacam como:

  • Probabilidade e estatística;
  • Leitura e interpretação de gráficos e tabelas;
  • Juros simples e compostos;
  • Sistema numérico, medidas e lógicas;
  • Aritmética, geometria plana e espacial.

5 dicas para ficar pronto para o vestibular de Agronomia

Saber o que estudar para a prova é apenas o início do seu caminho nesse processo. Afinal, é necessário aprender esses temas para ficar pronto e prestar o vestibular de Agronomia. Assim, veja cinco dicas que vão te ajudar nessa jornada.

1 – Foque no que é mais difícil

Você já sabe um pouco do que pode cair na prova e o que estudar. No entanto, todo mundo tem mais dificuldade em entender alguns temas. Portanto, pegue esses e trate como prioridade ao longo da sua rotina de estudos.

Assim, você deve passar mais tempo estudando esses tópicos em sua preparação. Dessa maneira, há como memorizar os conceitos de modo mais fácil. Por fim, pode deixar para revisar o que já domina em outro período, sem também negligenciá-los.

2 – Para o vestibular de Agronomia, crie um plano de estudos

Uma forma útil de manter o foco e se organizar é pelo plano de estudos. Antes de tudo, use o edital do exame para revisar os temas que vão cair. Em seguida, estabeleça os dias e horários que serão dedicados para essa preparação.

Essa medida, no entanto, deve se basear no período em que sua produtividade é maior. Além disso, o ideal é elaborar um cronograma que vai te ajudar a manter o foco e a disciplina na rotina.

3 – Tente saber qual o seu jeito de estudar

Cada um tem o seu próprio método ideal para tocar os estudos. Então, o que o aluno pode fazer é uma avaliação do seu jeito favorito de aprender. Por exemplo, se você memoriza mais fácil lendo e grifando, escrevendo ou assistindo vídeo-aulas, é nisso que deve focar.

Outras formas incluem criar perguntas para si mesmo e responder cada uma. Do mesmo modo, tente mudar e descobrir mais caminhos que te levem a absorver conteúdos para o vestibular de Agronomia. Agora, lembre-se sempre de respeitar os seus limites.

4 – Estude para o vestibular de Agronomia com outras pessoas

Para alguns candidatos, estudar sozinho para essa prova, seja vestibular ou ENEM, é a melhor opção. Ainda assim, leve em conta a ideia de explorar os assuntos junto com outros estudantes.

Com o devido cuidado para não sair do foco, marque os estudos com alguns amigos. Acima de tudo, é uma boa chance de explicar o que você aprendeu para eles. Em contrapartida, os seus colegas podem passar para você seus conhecimentos sobre os tópicos.

5 – Procure se manter saudável e calmo

Só tentar absorver o que tem nos livros de modo incansável tem seus pontos negativos. Dessa forma, faz parte da preparação para a prova se manter saudável. Alimente-se bem e durma adequadamente. Por último, trabalhe ao máximo o seu nervosismo na véspera ou no dia da avaliação. Ainda, lembre-se que você deu o seu melhor e está em condições de passar pelo processo.

Prepare-se para o vestibular de Agronomia

A ideia deste artigo foi mostrar ao leitor os assuntos de maior importância no exame. Do mesmo modo, oferecemos dicas para ter uma preparação segura e estar pronto no dia. No entanto, vale lembrar que é preciso balancear bem os estudos e as leituras.

Isso também significa estudar as disciplinas de outras partes do vestibular de Agronomia. Acima de tudo, são matérias importantes para compor a sua nota. Por fim, sempre dê o seu melhor e o resto será apenas uma consequência.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.