InícioGraduaçãoEngenharia QuímicaO que faz o engenheiro químico?

O que faz o engenheiro químico?

Sabe aquele trabalho de transformar uma substância em outra? Isso não é mágica, é ciência. Essa é uma das atribuições do engenheiro químico

Ele aparece em todo processo produtivo que necessite da transformação de substâncias. São procedimentos controlados, calculados cuidadosamente, para que tudo ocorra bem. O engenheiro químico também pode desenvolver novas composições, que podem servir para novos usos na indústria.

Esse conhecimento todo se consegue com anos de estudo, e o curso de Engenharia Química é um deles. É oferecido em sistema de bacharelado, durando pelo menos cinco anos. Esse período é importante para a formação do profissional. Afinal, ele precisa conhecer os pormenores dos componentes químicos e como eles se relacionam.

A Engenharia Química também é uma das mais abrangentes entre as Engenharias. O profissional precisa lidar com várias ciências, como Química, Física, Matemática e Eletricidade. Mas ele vai lidar também com gestão da produção, Economia e Administração. Isso porque ele também gerencia uma linha de produção ou processo.

A Engenharia Química

Ela trabalha com processos que vão da extração das matérias-primas até o seu acabamento. Assim, em uma usina que lida com a extração de ferro, por exemplo, o engenheiro químico está lá. Ele tem conhecimento de como o mineral pode ser extraído e beneficiado, para ser vendido a empresas que usam essa matéria-prima.

Esse é só um entre tantos exemplos do campo de trabalho do engenheiro químico. Ele pode trabalhar também na fábrica, na análise desse ferro que chegou da usina para se transformar em ligas metálicas, como o aço. Ele também pode trabalhar no laboratório, estudando novas formas de se usar esse mesmo ferro em novas combinações químicas, ou verificar a qualidade do produto.

Outro ramo em expansão, imaginando essa nossa fábrica hipotética, é no tratamento dos rejeitos industriais. São vários os produtos resultantes que poluem o meio ambiente. Assim, saber tratar do que não vai ser mais usado antes de dispensar é atribuição do engenheiro químico também.

A formação do engenheiro químico

O curso de Engenharia Química, como falamos lá atrás, tem duração média de cinco anos, oferecido em sistema de bacharelado. Como toda formação na área de engenharia, o aluno tem aulas de cálculo. Afinal, eles são uma das principais ferramentas de trabalho do profissional no futuro.

Esses cálculos vão ajudar, por exemplo, no estudo dos átomos, minerais e substâncias em geral. Aulas de Química fazem parte da grade curricular, e de vários formatos e níveis. Uma delas é a Química Orgânica, que lida com os compostos químicos com carbono e presentes em organismos vivos. A Química Inorgânica, que trata dos compostos que diferem dos que possuem carbono, é outra.

Termodinâmica entra também na lista porque a temperatura faz a diferença em muitas reações químicas. O engenheiro precisa saber o quanto ela interfere no resultado. Estudos de reatores nucleares, transferência de calor e massa, magnetismo, eletricidade e ciência dos materiais são outras disciplinas que aparecem no decorrer do curso.

Administração, Economia e Legislação

Como o engenheiro químico trabalha no gerenciamento de processos ou de fábricas inteiras, é importante que ele conheça um pouco de Administração. Em muitos casos, os profissionais não se limitam a ver o que acontece na linha de produção. Eles passam a acompanhar o processo todo, da entrada da matéria-prima até o produto final.

Por isso que aula de Economia também entram na grade. O aluno saberá como gerenciar os recursos financeiros de uma unidade produtiva. Seguindo essa linha, disciplinas que lidam com Legislação e Segurança do Trabalho fazem parte dos estudos.

Como os engenheiros químicos podem lidar com substâncias perigosas, é fundamental saber quais são os procedimentos de segurança. Isso em vários níveis. Os funcionários precisam ter equipamentos de proteção para não se contaminarem ou se acidentarem no processo. Carga e descarga de materiais precisam ser vistas com atenção. Esses procedimentos seguem normas específicas, e o profissional precisa conhecê-las.

O engenheiro químico, meio ambiente e computação

Parecem áreas distintas, e são mesmo. Mas como a Engenharia Química é uma das mais abrangentes, o aluno tem contato com disciplinas que versam sobre esses assuntos. Como falamos anteriormente, o meio ambiente hoje adquiriu bastante importância. Empresas de praticamente todos os ramos precisam se preocupar com os rastros que sua atividade deixa no ambiente.

Não é à toa que o engenheiro químico deve se preocupar com isso. O processo produtivo e os resíduos da produção podem ser muito poluentes. Assim, ele precisa saber tratá-los para que o meio ambiente não seja prejudicado.

E computação entra na lista porque, na atualidade, o engenheiro químico lida com softwares e linguagens de programação específicas. Conhecendo os algoritmos pode ajudar muito na elaboração de cálculos complexos. Isso facilita o trabalho e traz mais eficácia para a produção.

Mercado de trabalho

São várias as indústrias nas quais o engenheiro químico pode trabalhar. Só para ficar em alguns exemplos: alimentícia, têxtil, bioquímica, petroquímica, farmacêutica, cosmética, materiais de construção…

Ele pode trabalhar na concepção de novas substâncias. Assim, ele pode descobrir compostos para atender a necessidades dos clientes. Pode também aprimorar os produtos já existentes, tornando-os mais econômicos, eficazes e menos poluentes.

Em uma fábrica, o profissional vai gerenciar toda a linha de produção. Ele deve acompanhar desde o recebimento das matérias-primas, passando pelos equipamentos necessários para a produção, até o produto final. É o que se chama de gestão de processos, em que o engenheiro tem uma participação muito ativa.

Outro ramo em crescimento é no desenvolvimento de novas tecnologias para o meio ambiente. Como os resíduos não podem ser dispensados de qualquer maneira, novas técnicas, equipamentos e substâncias entram na lista.

Até da estocagem e transporte de determinados materiais o engenheiro químico participa. Alguns produtos são delicados e requerem condições especiais de manuseio. Isso inclui os que precisam de temperaturas específicas, ou embalagens mais cuidadosas. É atribuição do profissional garantir que tudo corra de acordo.

Enfim, se você gosta de ciências, é curioso e gosta de fazer experiências, a profissão de engenheiro químico é a ideal! Com a diferença que, como profissional, você terá embasamento científico para criar produtos ou melhorar os que já existem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.