InícioGraduaçãoO que faz o matemático?

O que faz o matemático?

O matemático estuda as grandezas, quantidades, espaço, tamanho e medidas, com raciocínio lógico e abstrato.

As aulas de Matemática na escola tinham basicamente dois grupos, os que adoravam e os que detestavam. É uma disciplina que lida com conceitos de quantidades, que nem sempre temos facilidade para entender. É papel do professor de Matemática tornar esse conhecimento mais próximo do dia a dia dos alunos, para que eles tenham uma experiência mais interessante da matéria.

E a Matemática faz parte da grade curricular no ensino básico e médio em todas as séries. Ou seja, é uma disciplina da qual não temos como escapar! Mas ela não precisa ser traumática. Quando entendemos a importância dos números e cálculos, passamos a ver a vida com outros olhos.

Mas o matemático só trabalha na sala de aula? Não! O campo de atuação do profissional da Matemática engloba tudo o que tem a ver com cálculos, análises de probabilidades e contas em geral.

O matemático na sala de aula

Grande parte dos cursos de Matemática é oferecida no sistema de licenciatura. Isso habilita o profissional a atuar no ensino básico e médio, nas redes pública e privada. Para começar a dar aula, no caso do ensino público, precisa ser aprovado em concurso. Já na rede privada, é ficar de olho nas vagas disponíveis.

A formação do matemático na licenciatura tem disciplinas comuns a esta modalidade. Assim, ele tem aulas de Didática, para ter contato com metodologias de ensino. Ele aprende a ensinar. Conhece a importância do contexto do aluno e da escola para desenvolver um bom plano de aula e tornar a matéria mais interessante.

Aulas de processos de aprendizagem, preparação de aula e os estágios obrigatórios fazem parte do curso. Os estágios são fundamentais para mostrar ao graduando como é o dia a dia da sala de aula. Ele pode assistir a uma aula, auxiliar o professor e orientar os alunos.

O estudo da Matemática de forma profunda

O curso de graduação traz a Matemática de uma forma que o graduando nunca viu. Além de lecionar, ele terá contato com disciplinas que mostram os números nas suas minúcias. Assim, a Álgebra, que é o estudo das equações, é uma delas. Essa disciplina, inclusive, é uma das ferramentas de trabalho tanto de matemáticos quanto de outros profissionais de Exatas.

Geometria Analítica, que usa a Álgebra para representar figuras, é outra matéria da grade curricular. A Geometria Espacial estuda os sólidos geométricos, como esferas, cilindros e prismas, em profundidade. Já a Geometria Plana trata do cálculo de figuras como círculos, quadrados e losangos.

Os cálculos integrais e diferenciais, que lidam com as contas em cima das variações, são outras estrelas da Matemática, e com as quais o futuro matemático terá bastante contato. Esses cálculos são fundamentais em áreas como engenharia e mercado financeiro. São eles que podem ajudar a prever mudanças de planos, e como se deve agir frente a eles.

Economia e mercado financeiro

Se tem uma coisa que matemático sabe fazer, e muito bem, é cálculo. E é na Economia e no mercado financeiro que ele pode usar e abusar dessa habilidade. Na Economia, especialmente em instituições econômicas, ele pode atuar no cálculo de probabilidades para o futuro.

Ele analisa como está a conjuntura atual do país no quesito econômico, e pode projetar cenários para médio e longo prazo. Isso é importante para que a instituição ou até um governo possa se planejar para atuar no futuro, e também prever problemas.

No mercado financeiro, seu papel é igualmente importante. Ele faz as análises de risco de investimentos no mercado de ações. Embora esse campo seja bastante instável, o matemático consegue estudar as tendências de compra e venda de ações de empresas. Com cálculos, ele pode fazer previsões para aconselhar os investidores.

Matemático na computação

Mexer com cálculo de algoritmos é outra atribuição do matemático nas empresas de software. Algoritmos são como se fossem instruções em uma receita de bolo. Do mesmo jeito que seguimos os passos da receita para que o bolo dê certo, o programa de computador precisa de orientações para desempenhar suas tarefas.

O matemático trabalha em parceria com o engenheiro de computação e os especialistas de sistemas de informação para elaborar os algoritmos de forma cadenciada. A procura por esse profissional vem aumentando nos últimos anos, ainda mais por conta da maior importância que o mundo virtual vem ganhando.

A Engenharia e a Matemática

Os engenheiros lidam com cálculos o tempo todo. A Matemática é uma das principais ferramentas de trabalho para elaboração de projetos e estudos. Mas o engenheiro pode contar com o auxílio do matemático para desenvolver equações e contas para resolver problemas.

Vejam o caso da engenharia civil, por exemplo. O engenheiro faz toda a parte de projetos e materiais, e o matemático ajuda no cálculo das estruturas, de relação de forças, quantidade de produtos necessários para a construção e tudo o mais.

Esse é um exemplo, mas o matemático tem uma ampla área de atuação em escritórios de engenharia e no setor de projetos em empresas.

Estatística e a análise de dados

O matemático pode trabalhar também em instituições de pesquisa. E pesquisas variadas, desde as de opinião, que perguntam às pessoas o que elas acham a respeito de algo, até as que lidam com índices de inflação.

No caso de cálculos de índices, o campo de trabalho se estende. Podem ser estudos sobre mercados específicos, compra e venda de mercadorias, investigações sobre a efetividade de novos medicamentos e vacinas.

Até no controle de epidemias o matemático é importante. Ele trabalha como consultor de governos, e vai analisar o quanto determinado agente patogênico se propaga em uma população. Isso ajuda a identificar os locais nos quais há surtos de uma doença e desenvolver técnicas para evitar sua transmissão.

Se o matemático quiser, ele pode continuar os estudos no mestrado e doutorado, realizando pesquisas na área. E também poderá lecionar em instituições de ensino superior. Enfim, o matemático vai trabalhar com números de todas as formas, e descomplicar esse mundo para quem é leigo no assunto!

Já que o assunto é número, veja aqui se quem não tem afinidade com eles pode ou não se dar bem no curso de Administração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.