InícioGraduaçãoArtes VisuaisO que o curso de Artes Visuais proporciona ao estudante?

O que o curso de Artes Visuais proporciona ao estudante?

O curso de Artes Visuais é voltado para quem procura se especializar em uma área que atende à demanda pedagógica da atividade artística. Dessa forma, o viés educacional durante essa graduação é uma de suas principais características. A faculdade de tipo licenciatura é uma vantagem para quem deseja atuar com o magistério focando a arte. Já que a educação artística figura entre as matérias mais importantes no percurso dos alunos nas escolas.

Não só como professor na educação infantil, básica e fundamental, como também no ensino de jovens e adultos. O magistério dentro do campo das Artes Visuais é repleto de oportunidades. Além disso, o profissional formado poderá também atuar em projetos de curadoria, gestão e produção de materiais pedagógicos, pesquisa educacional, dentre outros. Esses são os principais itens do que o curso de Artes Visuais proporciona ao estudante no âmbito do mercado de trabalho.

O curso de Artes Visuais e a pesquisa acadêmica

A pesquisa acadêmica é um dos campos possíveis dentro do que o curso de Artes Visuais proporciona ao estudante. Porque sendo de tipo licenciatura, o estudo dentro do âmbito pedagógico facilita o engajamento em pesquisa. Assim, algumas disciplinas do curso estão envolvidas com a cultura e a história da arte. Essas são matérias mais procuradas para quem deseja ingressar em trabalhos científicos de pesquisa acadêmica.

Vale ressaltar que, dentro da graduação, é possível começar uma iniciação científica. Para isso, basta escolher um tema ou entrar em um projeto que já existe para pesquisar junto a um professor orientador. E, no curso de Artes Visuais, existe uma gama de oportunidades e de assuntos para pesquisa. Assim, o aluno aprende a maneira correta de realizar as pesquisas dentro das regras necessárias para formatá-las e também para estruturá-las.

As estruturas das pesquisas devem obedecer a parâmetros, como realizar um contexto de introdução, resumo, desenvolvimento e conclusão. E, no curso e Artes Visuais, por contar com a chance da realização do estágios, é possível entrar em contato com procedimentos da educação in loco que ajudam na concepção de determinadas pesquisas acadêmicas. Nada como estar em contato direto com o campo da educação para aproveitar e colher dados imprescindíveis para mensurar e construir ideias.

Artes Visuais para além das escolas tradicionais

A educação da arte, ou, as atividades artísticas dentro do campo da educação, podem ser um campo para além das escolas tradicionais. Isso é crucial para entender melhor o que o curso de Artes Visuais proporciona ao estudante. Logo, o formando estará em uma área que não foca apenas o magistério. Mas, também a docência em espaços particulares que são voltado à arte. Pode-se também pensar em gestão de projetos e produção e avaliação de materiais e cursos cujo tema principal seja a arte. Ou que dependem de aspectos das artes visuais para a sua estrutura e divulgação.

Outra função interessante para quem procura pelo curso de Artes Visuais é a possibilidade de atuar dentro de museus e com exposições diversas. Assim, é possível trabalhar com a produção de peças e também na curadoria desses espaços. Inclusive, são trabalhos que podem estar conectados com o ensino da arte. Nesse sentido, é possível unir o campo pedagógico dentro de espaços voltados para a arte e a sua propagação.

Também, uma maneira de estar dentro de pesquisas de artes sem perder o contato com o aspecto pedagógico, é produzir projetos para o governo. No âmbito governamental, existem verbas que são direcionadas a projetos de arte. Corriqueiramente, isso envolve contrapartidas que devem atender à passagem do ensino de artes visuais para estudantes. Vale a pena consultar editais que são sempre divulgados pelas secretarias estaduais e municipais. Na esfera federal também existem editais específicos que podem ser de grande valia para quem é formado na área. Isso porque, para se tornar um proponente de projetos desse tipo, é necessário ter formações específicas.

As vantagens da licenciatura em Artes Visuais

Como já vimos, a formação em licenciatura carrega o contexto pedagógico que atravessa o curso e as matérias mais específicas. No que se refere ao curso de Artes Visuais, essa característica não é diferente. Portanto, no decorrer da formação, o aluno será preparado para lecionar essa disciplina para os estudantes da educação básica. Para quem tem o sonho de se tornar um professor e também ama artes visuais, esse é o curso ideal. Já que a licenciatura é a única forma de ter a habilitação necessária para lecionar a matéria de artes visuais.

Enfim, a licenciatura é uma maneira de realizar duas faculdades em uma. Assim, orienta os estudantes dentro do percurso pedagógico. Enquanto isso, realiza o ensino das matérias específicas do curso. Essa é uma forma de fazer com que os âmbitos da educação e da passagem do ensino estejam integrados com a disciplina principal. O exemplo da licenciatura é um dos benefícios referentes ao que o curso de artes visuais proporciona ao estudante.

Mas além da docência, é possível integrar grupos ou vagas de supervisão e coordenação. Dessa forma, o profissional irá executar as tarefas de organização dos cursos. Irá tratar especialmente com os professores sobre as diretrizes educacionais. Essa é uma tarefa que pode ser desempenhada por quem cursa Artes Visuais e quer entrar para o mundo da educação.

O perfil do estudante de Artes Visuais

Podemos definir um estudante de Artes Visuais como alguém que ama as artes. E que também gosta de se dedicar ao estudo da história e de diferentes contextos nos quais a arte está inserida. É por essa razão que o curso de Artes Visuais proporciona ao estudante muitas matérias específicas que atendem a esses aspectos. Por isso, quem busca a conexão entre as artes e a educação, pode ter na graduação de Artes Visuais o curso certo.

Saber desenhar é certamente uma vantagem para quem sonha em dar aula de educação artística. Mas o que realmente importa é o senso estético. Porque muito do que se aprende em aula, na graduação em Artes Visuais, depende do repertório do aluno. Os estudantes que buscam ativamente os conteúdos, exposições e projetos de cunho artístico, são os que mais se dão bem durante a faculdade.

Nesse sentido, recomendamos fortemente que você alie os estudos com outras atividades complementares. E isso se torna mais possível quando pode-se estudar artes visuais na modalidade EaD, ou Ensino a Distância. Grandes centros universitários, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, além de oferecerem o curso de Artes Visuais, também ofertam a chance do ensino a distância. Vale dar uma conferida nos sites dessas faculdades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.