InícioGraduaçãoO que o curso de Ciências Aeronáuticas proporciona ao estudante?

O que o curso de Ciências Aeronáuticas proporciona ao estudante?

As Ciências Aeronáuticas congregam um conjunto de matérias e práticas para formar pilotos e também gestores. Nessas duas direções, o profissional formado poderá atuar e se inserir no mercado. Por isso, a graduação de nível bacharelado é indicada para quem deseja atuar como piloto ou copiloto de aeronaves. Também, para quem sonha em trabalhar com a gestão e o planejamento de voos em aeroportos ou empresas. Então, essa é uma área importante e que detém bastante demanda para os profissionais formados.

O curso de Ciências Aeronáuticas e as aulas práticas

As aulas práticas acontecem em simuladores de voos e em aeroclubes. Por essa razão, o curso de Ciências Aeronáuticas proporciona ao estudante uma imersão prática em pilotagem de aeronaves. Essa é uma parte fundamental do curso, porque é por meio dela que os alunos estarão em contato direto com as aeronaves para apreender os manuseios diversos.

Por meio de estágios, o estudante poderá trabalhar diretamente com o planejamento ou a pilotagem de aeronaves. E muito embora em alguns cursos o estágio não seja obrigatório, ele não deixa de ser uma excelente oportunidade para ingresso no mercado de trabalho. Por isso, recomendamos aos alunos que fiquem sempre atentos às vagas de estágio nessa área.

As simulações de voo acontecem em aulas que antecipam a prática nos aeroclubes. É com essas aulas que o aluno terá o primeiro contato com a direção de uma aeronave. Isso porque existe uma simulação de voo perfeitamente ligada à realidade. O aluno entra em um equipamento que proporciona uma vivência praticamente real de um voo.

As Ciências Aeronáuticas e as demandas no mercado de trabalho

Primeiramente, o mercado de trabalho para quem cursa Ciências Aeronáuticas, como já vimos, está dividido entre a pilotagem e o gerenciamento. Nessas duas áreas existe grande demanda por profissionais formados nesse campo específico. Isso porque o profissional terá aprendido matérias únicas que só o curso de Ciências Aeronáuticos proporciona ao estudante.

Nas demandas mais conhecidas, podemos destacar a aviação agrícola, a executiva e em companhias aéreas. A aviação agrícola ganha cada vez mais a atenção dos profissionais por conta do bom momento e da expansão do agronegócio. Por meio desse ramo, os alunos podem pilotar aeronaves dedicadas exclusivamente à aplicação de produtos específicos no campo. São produtos, como sementes e fertilizantes. Também existe o trabalho de combate a incêndios e outras necessidades da aviação agrícola.

Na aviação executiva, mais e mais se reconhece a expansão desse tipo de negócio. Nos grandes centros urbanos, é crescente a demanda por transporte aéreo executivo. E isso só pode ser realizado com pilotos e copilotos realmente formados na área. Para tanto, existem certificações que vão além do diploma universitário. E todas essas áreas são fiscalizadas pela ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil.

Por fim, as companhias aéreas também são grandes tipos de empregadores na área da aviação. Assim, os pilotos e copilotos podem trabalhar tanto em aviões de carga, como também nos voos comerciais. E dentro de grandes companhias, os formados em Ciências Aeronáuticas podem atuar como gestores em centros de comando aéreo e também no planejamento da malha aérea de determinada empresa.

As vantagens do bacharelado em Ciências Aeronáuticas

O curso de Ciências Aeronáuticas é do nível bacharelado. E esse nível de formação é importante, pois traz uma extensão um pouco maior do curso. Por isso, é possível imergir em matérias que são tanto práticas quanto teóricas. Esse benefício do bacharelado traz ao aluno o tempo correto de formação em uma área que depende de bastante expertise para formar profissionais com a habilidade para exercer funções tão importantes.

É durante o curso que existe a avaliação para se tirar carteiras específicas que são concedidas pela ANAC. Dois exemplos disso são a carteira de piloto privado e a carteira de piloto profissional. Ambas são expedidas pela agência regulatória da área aqui no Brasil. E elas são fundamentais para quem vai atuar na pilotagem. A conquista dessas carteiras só é alcançada por meio de aulas práticas em simuladores, como já vimos, e nos aeroclubes. É quando o aluno terá contato direto com as aeronaves e aprenderá a pilotá-las.

O bacharelado em Ciências Aeronáuticas ainda poderá formar profissionais que atuarão como administrador aeroportuário, comandante, copiloto, perito e piloto particular. Como administrador aeroportuário, poderá gerenciar todos os serviços relacionados aos aeroportos e as aeronaves. Como comandante e copiloto, irá atuar diretamente dentro das aeronaves e dirigindo os voos. Os peritos inspecionam e verificam todas as variantes de segurança, além de investigarem acidentes. Já os pilotos particulares atuam em empresas privadas.

O perfil do estudante de Ciências Aeronáuticas

O estudante de Ciências Aeronáuticas terá contato com matérias específicas e teóricas. Portanto, é necessário que o aluno tenha um perfil mais analítico.

Saber atuar em momentos de tensão e ter reflexos rápidos para resolução de problemas. Desse modo, saber lidar com situações de muito estresse pode ser a resiliência que fará a diferença dentro do perfil de um profissional desse ramo.

As novas tecnologias também estão espalhadas dentro do universo da aeronáutica. Portanto, o estudante de Ciências Aeronáuticas deverá ter facilidade com o uso de ferramentas digitais. É por meio delas e de suas atualizações que o setor inova cada vez mais para promover serviços melhores e mais apurados para a população.

Conhecendo a grade curricular

A grade curricular do curso de Ciências Aeronáuticas é diversificada e pretende entregar ao aluno as matérias mais fundamentais para uma formação de excelência. Em conjunto com a parte prática, a parte teórica aborda a aplicação de conceitos e teorias que ajudam a formação de um profissional qualificado. Além disso, é importante conhecer desde já universidades que são comprometidas com a excelente formação de seus alunos. Por isso, recomendamos que olhe os sites da Anhanguera, da Pitágoras e da Unopar.

Pode ocorrer que nomenclaturas mudem de faculdade para faculdade. Mas, de um modo geral, poderemos encontrar matérias como:

  • Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade;
  • Fundamentos da Navegação Aérea;
  • Fundamentos de Física;
  • Fundamentos Matemáticos;
  • História da Aviação;
  • Teorias da Administração;
  • Bases da Regulação do Tráfego Aéreo;
  • Empreendedorismo;
  • Física Aplicada;
  • Fundamentos da Teoria de Voo;
  • Sistemas de Aviação Civil;
  • Conhecimentos Técnicos de Aviões;
  • Fundamentos em Meteorologia;
  • Navegação Aérea Avançada;
  • Conhecimentos Técnicos de Helicópteros;
  • Direito Aeronáutico;
  • Emergências a Bordo e Sobrevivência;
  • Navegação Aérea Tópicos Especiais;
  • Peso, Performance e Balanceamento de Aeronaves;
  • Fatores Humanos e Psicologia na Aviação Civil;
  • Gerenciamento do Risco Operacional;
  • Gestão Aeroportuária;
  • Tráfego Aéreo Internacional, entre outros.

E se você ainda está procurando pelo curso ideal, temos uma matéria que conta sobre as profissões em alta em 2021. Clique aqui e leia agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.