O que o curso de Segurança Pública proporciona ao estudante?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

O curso de Segurança Pública tem conquistado muitos estudantes que têm interesse na área. Essa é uma formação que oferece muitas oportunidades no mercado de trabalho. Portanto, aprenda tudo sobre ela neste artigo completo.

Conheça o curso de Segurança Pública

Em geral, o maior objetivo de quem atua nesse ramo é promover a paz da população. Então, o profissional precisa administrar os conflitos sociais com muita ética e inteligência. Ainda, hoje você pode se formar na área por meio de duas modalidades, confira quais.

1 – Bacharelado

Possui uma duração de quatro anos e tem uma base teórica bem mais extensa do que o curso tecnológico. Dessa forma, é uma boa opção para quem deseja se aprofundar ao máximo nos temas da profissão.

2 – Formação tecnológica

Possui uma duração de apenas dois anos e foca em inserir os alunos direto no mercado de trabalho. Portanto, aqui a prática ganha bem mais destaque, ainda que a parte teórica também seja abordada.

A grade curricular

É importante ressaltar que a grade do curso varia de acordo com o tipo de formação. No entanto, alguns conteúdos são destaques nas duas opções que existem no Brasil. Dessa forma, confira abaixo as principais disciplinas estudadas pelos futuros profissionais da Segurança Pública:

  • Ética e Filosofia;
  • Direito Penal, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Uso da Força;
  • Combate ao Crime Organizado e Narcotráfico;
  • Movimentos Sociais;
  • Liderança e Chefia;
  • Armas, Munição e Explosivos;
  • Inteligência Aplicada;
  • Ações de Segurança Pública;
  • Segurança Pública no Brasil;
  • Conflitos e Violência;
  • Psicologia da Segurança;
  • Sociologia do Crime e da Violência.

Escolha uma boa instituição

Cada faculdade tem sua própria matriz curricular e é possível que haja algumas variações nas matérias. No entanto, o aluno do curso de Segurança Pública sempre terá acesso a uma formação completa. Isso considerando as instituições de ensino superior de qualidade.

Por essa razão, o estudante precisa selecionar muito bem a faculdade ideal. Assim, existem várias dicas para tornar esse dilema mais fácil. A principal delas é analisar a reputação do local e coletar feedbacks dos alunos. Outra ação que ajuda muito é conferir a estrutura da instituição. Agora, isso vale tanto para o ensino presencial quanto a distância.

Curso de Segurança Pública: perfil profissional

Esta é uma área muito complexa e que exige muito de seus integrantes. Dessa forma, quem deseja seguir essa carreira precisa desenvolver um perfil bem específico. O mesmo é essencial na formação de um profissional de qualidade.

A princípio, ter a capacidade de liderar situações complicadas é bem importante. Afinal, o trabalho em equipe é uma peça-chave dentro desse ramo. Além disso, a iniciativa faz parte da rotina diária do profissional.

Uma série de habilidades importantes

Saber agir rápido e de forma correta faz toda a diferença. Ainda, ser ético, responsável e ter noção de moral é um compromisso que todo profissional precisa ter. Isso porque ele trabalha com pessoas e os direitos humanos devem ser respeitados.

Junto a isso, a habilidade de análise ajuda muito a desempenhar funções dentro dessa área. Então, é a mesma que ajuda o profissional a estudar os diferentes contextos e a criar uma estratégia de ação em cima deles.

Por fim, saber negociar e se comunicar é importante para ser bom nessa carreira. Assim, são várias habilidades que no decorrer do curso de Segurança Pública o aluno aprenderá melhor como desenvolvê-las.

As principais atribuições do profissional

Esta é uma profissão complexa e sem dúvidas as suas funções são o motivo por trás disso. Dessa forma, quem atua na área precisa estar preparado para cumprir diversas tarefas importantes, veja só:

  • Manter a segurança e ordem pública;
  • Criar políticas preventivas e aplicá-las no dia a dia;
  • Garantir a segurança da comunidade;
  • Combater a violência;
  • Gerir espaços voltados para tarefas de Segurança Pública;
  • Captar recursos para criar e colocar em prática os programas de Segurança Pública.

Perceba como as habilidades citadas acima são importantes. Assim, cada uma delas deve ser usada para que essas funções aconteçam de forma eficaz. Só uma boa faculdade conseguirá preparar o profissional para que esse objetivo seja alcançado.

Vale lembrar que essas funções variam muito. Isso porque quem atua nesse ramo tem inúmeras opções de empregos. Então, o curso de Segurança Pública também trabalha esse aspecto.

Curso de Segurança Pública e o mercado de trabalho

Uma das coisas que mais chama atenção dos interessados no ramo é o mercado. Assim, quem é formado na área possui um leque de alternativas para desenvolver suas funções.

O aumento da população faz com que o profissional em Segurança Pública seja sempre necessário. Isso porque o combate à violência e outros cenários de risco fiquem ainda mais presentes. Logo, essa é uma área com constante demanda.

Áreas de atuação do formado em Segurança Pública

Grande parte dos alunos já saem da faculdade com um emprego garantido. Assim, veja a seguir algumas das opções que os formados no ramo têm com relação ao trabalho:

  • Polícia Militar ou Civil;
  • Guarda Municipal;
  • Polícia Rodoviária Federal;
  • Penitenciárias;
  • Polícia Federal;
  • Corpo de Bombeiros;
  • Secretaria de Segurança de Municípios e Estados;
  • Ministérios.

É importante ressaltar que cada instituição funciona de uma forma diferente. Então, isso significa que os processos seletivos também variam. No entanto, a grande maioria elege seus membros com base em concursos públicos.

Segurança Pública no setor privado: isso é possível?

Ainda que soe um pouco estranho, essa é uma realidade, sim. Hoje, quem é formado nessa área tem liberdade para atuar dentro de empresas particulares. Dessa forma, suas tarefas costumam ser feitas em conjunto com uma equipe.

Grande parte dos profissionais que atuam no setor privado elabora projetos de segurança. Inclusive, são eles quem mediam a conversa com o poder público. Tudo para que essas criações sejam colocadas em prática.

Por fim, a consultoria também é uma opção de trabalho para o profissional. Em resumo, não existe apenas um caminho para quem fez esse curso. É possível ter pessoas com a mesma formação e carreiras diferentes.

Comece a construir a sua carreira de sucesso!

Neste artigo você pode ver mais sobre o curso de Segurança Pública e o que o mesmo pode proporcionar. Por fim, caso tenha se identificado com a área, não perca mais um segundo. Vá logo em busca de uma boa faculdade.

Confira mais conteúdos do Hora da Facul clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.