O que saber antes de iniciar a faculdade de Enfermagem

Tais Carra
Estrategista de marca, contadora de história e designer thinker com 9 anos de experiências em comunicação digital. Construí minhas experiências de forma bem diversificada envolvendo três áreas centrais: inovação, produto e marketing.Crio e escrevo semanalmente para diversas empresas. Meu trabalho é construir experiências e estratégias através de criação de texto útil e relevante para gerar ação, circularidade, e crescimento de receita.
1

Crédito: Foto de RF._.studio no Pexels

O mercado de saúde se tornou um dos mais promissores, com muitas vagas e uma infinidade de opções de especialização. Mas, o que saber antes de iniciar a faculdade de Enfermagem?

É muito comum surgirem dúvidas nesse processo após a conclusão do ensino médio, já que se abre um novo mundo, com diversas perguntas e poucas respostas. 

Está em dúvida sobre qual faculdade escolher? Preparamos este conteúdo para esclarecer as dúvidas mais comuns dos estudantes que querem cursar a faculdade de enfermagem. 

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

Como escolher a faculdade de enfermagem?

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a área da saúde constitui cerca de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca de 50% atuam na enfermagem.

Se o curso está na sua área de interesse, antes de iniciar a busca pela faculdade vale a pena definir alguns critérios de escolhas como, por exemplo: pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade, o investimento que você tem  disponível e quais as melhores faculdades avaliadas pelo MEC. 

Em resumo, escolher a faculdade certa requer uma pesquisa em todas as fases dessa decisão. Buscar informações sobre os docentes, infraestruturas, referências e indicações de ex-alunos, ajudará você a garantir uma escolha mais assertiva. 

Está em dúvida sobre qual curso escolher no vestibular?

 

Preparamos um quiz para você saber se tem perfil para Enfermagem

Como é o curso de enfermagem?

Como já falamos, é muito importante escolher uma boa instituição de ensino, pois isso fará toda a diferença. Ainda mais que a duração média da graduação de enfermagem gira em torno de quatro a cinco anos, dependendo da instituição escolhida. 

Sobretudo, o que sempre ouvimos é que enfermeiro é o profissional da área da saúde que cuida das pessoas. Esse profissional será encarregado desde os primeiros socorros, a prestar assistências de apoio a enfermos.

Além disso, o enfermeiro não trabalha só com pacientes, mas também com profissionais de várias áreas da saúde e com outros enfermeiros.

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Algumas das principais disciplinas presentes na graduação são:

  1. Anatomia Humana;
  2. Atenção à Saúde da Pessoa e Família em Risco;
  3. Avaliação Clínica em Enfermagem;
  4. Biologia, Histologia e Embriologia;
  5. Bioquímica;
  6. Epidemiologia;
  7. Farmacologia;
  8. Genética Molecular;
  9. Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, além de outras disciplinas.

De antemão, o curso conta uma grade curricular com muitas aulas práticas. O estudante de enfermagem tem acesso imersões bem realistas para construir seu conhecimento. 

Quais as possibilidades de atuação em enfermagem?

O mercado de trabalho para quem cursa a faculdade de enfermagem é um dos mais amplos, com muitas opções para escolher sobre carreiras e cargos. 

Em dúvida sobre optar por graduação ou curso técnico?

Faça o teste e descubra qual a melhor opção para você

Portanto, começaremos pela primeira opção: se o profissional de enfermagem quer seguir carreira pública ou privada. Você gostaria de atuar em instituições de saúde, empresa ou em clínica própria? São muitas as possibilidades de atuação do enfermeiro. 

Segundo o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), existem quatro principais dimensões relacionadas ao campo de atuação da enfermagem. 

  •  Assistência Direta ao Paciente

Nessa modalidade acontece a contratação do enfermeiro por redes hospitalares, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento pré-hospitalar (Urgência e emergência), Home care, dentre outros. 

  • Gestão

Devido à inclusão da normativa na Resolução 568/2018, ela regulamenta como será o atendimento em individual, coletivo e domiciliar. Portanto, o profissional atuará no gerenciamento através de cargos de coordenação, podendo além das unidades de saúde assumir cargos públicos do estado e município. 

  • Docência/Pesquisa

Assim como em outras áreas, o campo de docência e pesquisa se refere ao âmbito acadêmico. Em consequência, o profissional pode trabalhar tanto no ensino, na formação de alunos dessa especialização, como nos mais diversos campos de pesquisa. 

  • Empreendedorismo

Da mesma forma que se refere essa nomenclatura, esse profissional enfermeiro pode atuar promovendo a saúde da população nos mais diversos âmbitos, desde atendimentos particulares como em corporativos.

É caro cursar enfermagem?

Com a popularização da graduação e aumento da procura por profissionais enfermeiros, houve um aumento da variedade de opções para ingressar nesses cursos. 

Além disso, diversas instituições do País disponibilizam o curso de Enfermagem. De modo geral, os preços da mensalidade de Enfermagem variam entre R$320,00 a mais de R$1.900,00. 

Outro contraponto é que atualmente a graduação à distância já é uma modalidade reconhecida pelo MEC, no caso da preferência do estudante.

Dessa forma, é importante considerar o custo-benefício, além das avaliações do MEC, pois, cada instituição de ensino passa também por avaliações para manutenção da qualidade de ensino exigido. 

Onde estudar Enfermagem?

Segundo o censo de educação superior de 2019 em cursos presenciais privados, a enfermagem está na 3ª posição nas buscas. Há muitas pessoas entrando nesse mercado de trabalho. 

Resumindo, a profissão do enfermeiro é regulamentada, ou seja: para atuar nessa área é preciso ter um diploma de faculdade reconhecido pelo MEC e estar registrado no Conselho Regional de Enfermagem.

Por isso, é muito importante reservar um tempo para escolher a faculdade dos seus sonhos. Separamos alguns pontos para te ajudar no que considerar no processo. 

  • Quais os critérios para escolher a melhor faculdade?
  • Quais as áreas de atuação e principais disciplinas?
  • Quais as possibilidades de atuação em enfermagem?
  • É caro cursar enfermagem? Facilidades para cursar enfermagem
  • O que considerar antes de decidir cursar Enfermagem?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.