InícioDicasMercado de trabalhoOdontologia Digital: como está o mercado nessa área?

Odontologia Digital: como está o mercado nessa área?

A Odontologia Digital é uma forma de atendimento em que se faz uso da tecnologia em favor das pessoas. No entanto, muitas ainda não têm conhecimento dessa opção. Portanto, descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto neste artigo.

O cenário atual

Não é novidade para ninguém o quanto a tecnologia vem revolucionando o mundo inteiro. A forma de se comunicar e interagir está mudando bem rápido. Tudo isso tem impacto nas profissões e na forma como elas acontecem.

O interessante é que a área da saúde usa os avanços tecnológicos a favor dos pacientes. Ainda que os métodos tradicionais sejam eficazes, deve usufruir dessas inovações. Assim, os tratamentos podem ser ainda mais assertivos.

Então, a seguir, você vai aprender mais sobre a Odontologia Digital, bem como entender quais as mudanças ela apresenta nesse setor.

O que é Odontologia Digital?

Define-se como o uso da tecnologia na aplicação dos mais diversos tratamentos odontológicos. Assim, o intuito é que os pacientes possam ter mais conforto. Ao mesmo tempo, os profissionais também consigam ter mais facilidade com os tratamentos.

A agilidade e o conforto dos envolvidos sempre é uma prioridade. Portanto, a tecnologia traz mais velocidade e precisão para o universo da saúde. Isso se dá por meio de diversas técnicas, com suportes como:

  • Software;
  • Prontuários eletrônicos;
  • Radiologia 2D e 3D.

A eficácia dos tratamentos é resultado do uso desses recursos. É por isso que eles são tão essenciais dentro da Odontologia Digital.

Atuação do profissional

Quem deseja seguir nessa área precisa entender que o estudo nunca para. Deve estar sempre atualizado com relação às novas tecnologias. Com isso, parte dos procedimentos feitos à mão agora acontecem digitalmente.

Isso permite que o dentista consiga atuar em diferentes processos. Logo, ele pode criar próteses e restaurações sem sequer precisar fazer um molde manual.

A tecnologia também facilita o estudo na aplicação de tratamentos. Afinal, são muitas opções que devem ser aproveitadas, tanto pelo profissional quanto pelo paciente.

Odontologia Digital e os avanços alcançados

Para que você conheça na prática tudo o que a Odontologia Digital é capaz de fazer, veja alguns procedimentos comuns logo a seguir.

Planejamento do sorriso por meios digitais

Sem dúvidas um dos tópicos mais importantes desse assunto. O dentista usa uma espécie de scanner para tirar fotos internas da boca do paciente. Assim, ele vai analisar cada imagem e, em seguida, fazer a simulação do tratamento.

Isso permite que o dentista já saiba como vai ficar o sorriso do paciente. Logo, tal ação evita que um procedimento não saia diferente do que estava programado.

Cirurgia guiada

Ela também é conhecida como implante sem cortes, e o seu intuito é ser menos invasiva. Assim, o paciente tem o tratamento necessário sem tanto desconforto.

No caso dos implantes dentários, o profissional faz uma radiografia 3D de toda a arcada antes de tudo. Além disso, a cirurgia convencional faz cortes na gengiva, o que não acontece na guiada, em que uma incisão é o bastante.

Impressão 3D

A Odontologia Digital não existe sem a impressão 3D, de modo que ela ajuda durante todo o atendimento de um paciente. Hoje, é ela a responsável por garantir uma maior agilidade na execução dos tratamentos.

Perceba que só foram citados três exemplos aqui. Em conjunto, eles são capazes de transformar a rotina de todos. É por essa razão que esse assunto precisa ser discutido com ainda mais frequência.

Diferenciais e vantagens da Odontologia Digital

O uso da tecnologia é capaz de revolucionar a forma como as consultas e os tratamentos são feitos. Ela traz uma série de diferenciais que torna tudo mais simples e prático. Para que você tenha uma noção mais completa disso, veja os próximos tópicos.

Eles vão falar mais sobre os diferenciais e vantagens do meio digital na profissão. Então, entenda como tudo isso implica na qualidade do trabalho.

1 – Odontologia Digital: Otimização nos tratamentos

O escaneamento 3D é uma das tecnologias mais legais para os profissionais da saúde. Isso porque ela permite ter imagens do que será feito com o paciente. Sendo assim, dentro da Odontologia Digital, é possível ter uma ideia mais realista de como será o tratamento.

Sem falar que o paciente também tem mais clareza quanto a isso. Portanto, a união tecnologia e tratamento é a melhor coisa que esse recurso pode proporcionar.

2 – Agilidade nos processos

O tempo é um fator muito importante para os profissionais da saúde. A agilidade de processos é algo que deve sempre ser buscada, e é aí que entra o benefício de se usar a tecnologia.

Com esse recurso, ficou muito mais rápido planejar e fazer peças para cirurgias. Assim, a rotina tanto do dentista quanto do paciente fica mais livre.

3 – Odontologia Digital: Conforto para os pacientes

Um dos principais objetivos de usar a tecnologia dentro da área da Odontologia Digital é garantir melhores condições para os pacientes. Um bom exemplo é quando alguém precisa tirar um molde físico.

Isso não é nada confortável, e é bem invasivo. Então, com o uso da tecnologia, isso não precisa mais acontecer. Tudo é feito de forma digital, e o paciente não passa por nenhum incômodo.

Isso sem falar que o processo se torna bem mais rápido, simples e eficaz. Logo, esse é apenas um exemplo de vários em que a tecnologia deixou tudo mais interessante para o paciente e o profissional.

4 – Redução de custos

Esse é um dos aspectos da Odontologia Digital que muitos profissionais ainda não param para pensar. Por mais que necessite de um investimento inicial, a redução de custos é uma realidade a longo prazo que acontece.

Imagine uma impressora 3D, de modo que, com ela, você consegue obter diversos materiais. Assim, o tempo que o profissional se dedica para cada consulta é reduzido drasticamente.

A economia de tempo também reflete na redução de gastos. Portanto, a tecnologia é um recurso vantajoso em diversos aspectos. Não é à toa que ela só ganha espaço no mercado da saúde.

Aposte na Odontologia Digital

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre a Odontologia Digital, então é a sua vez. Caso queira seguir essa carreira profissional comece a se planejar logo cedo, sem perder mais nenhum segundo.

Veja nesse outro post os principais desafios para quem quer ser médico do SUS.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.