InícioDicasEstudosPasso a passo para o vestibular online da Anhanguera

Passo a passo para o vestibular online da Anhanguera

Já imaginou ingressar na faculdade através de uma prova via internet? Com o conforto de realizar uma prova segura e muito bem elaborada, a Anhanguera possui a opção de vestibular online. As provas digitais servem tanto para cursos EAD, como também para cursos presenciais. 

Essa é uma tendência que será adotada por diversos vestibulares daqui a alguns anos, devido à facilidade de acesso e realização dos testes. 

Posto isso, ao decorrer deste texto,  falaremos um pouco mais sobre como funcionam as provas via internet, para que não reste nenhuma dúvida antes de se inscrever em nosso vestibular online. Confira todos os passos necessários para a realização dos exames.

Como são realizadas as provas online?

Para se inscrever no vestibular online da Anhanguera, é muito simples. Basta selecionar o curso escolhido, a unidade de ensino e também a modalidade do curso, seja ela presencial, semipresencial ou EAD. 

Depois de feita a inscrição, o participante deve fazer o login na área do candidato, utilizando seu CPF e conferir todas as orientações necessárias para a realização da prova.

As provas online possuem uma estrutura semelhante aos cadernos de questões das provas presenciais, porém, podem ser feitas do conforto da sua casa, através de uma atividade feita via internet.

Ou seja, os participantes que realizam uma prova digital para ingressarem na faculdade, da mesma forma que realizariam caso fosse um vestibular presencial, porém questões respondidas remotamente.

Algumas regras são essenciais para o bom funcionamento do sistema de vestibular online. Veja abaixo:

  • Cada aluno tem no máximo 5 tentativas para realizar a prova;
  • O exame possui um tempo limite de 60 minutos que sempre é cronometrado e se encerra caso seja excedido;
  • Não é possível pausar o teste após o início do processo;
  • Todo tipo de cópia de conteúdo ou plágio é proibido;
  • A prova se fecha automaticamente caso o participante altere as abas do navegador.

Todas as medidas são adotadas rigorosamente pela Universidade, da mesma forma, evitando que haja fraude na realização das provas e na aprovação de candidatos. 

Quais cursos admitem o vestibular online?

A Anhanguera disponibiliza a todos os cursos a possibilidade de realizar o vestibular online, sejam vagas presenciais ou à distância. Entre os principais cursos disponíveis, temos: 

  • Administração;
  • Engenharia;
  • Direito
  • Biomedicina;
  • Educação Física;
  • Letras;
  • Odontologia;
  • Marketing;
  • Pedagogia;
  • Psicologia;
  • E muitos outros!

Qual a diferença entre o vestibular online e as provas presenciais?

A principal diferença é a utilização da internet para a realização do exame. Outro diferencial é a baixa de custos na impressão de materiais e a possibilidade de aplicação de mais provas simultaneamente.

Sendo assim, se pretende ingressar em qualquer uma das unidades de ensino Anhanguera espalhadas por todo o Brasil, você pode realizar a prova online. E, para isso, basta seguir as orientações definidas anteriormente e fazer sua inscrição

Considerando isso, nota-se que as provas online dão mais praticidade ao participante. Você terá a possibilidade de reservar um espaço próprio e aconchegante para realizar o vestibular. 

Outro ponto importante é a redução de falhas e erros na correção online, por causa  da digitalização das provas.

Por que optar pelo vestibular online?

Como já citado, os vestibulares online oferecem diversas vantagens para o participante. Sem haver grandes mudanças na estrutura das provas, a avaliação digital é uma tendência atual.

O ambiente virtual também permite a criação de questões mais interativas. Consequentemente, a visualização do estudante se torna mais ampla em relação a determinado tema da prova.

Eficiência e economia de tempo

Realizar uma prova online para ingressar na faculdade pode ser uma forma de otimizar seu tempo, além também de ser um teste eficiente e prático na hora buscar sua vaga na Anhanguera. 

Além de não precisar se deslocar até a instituição, fazer o caderno de questões online pode ser muito mais rápido e cômodo para o participante. 

Devido aos avanços nos métodos de avaliação e na produção de vestibulares, a tendência é que daqui a alguns anos, praticamente todas as instituições de ensino superior adotem a prática de aplicar provas online.

Concentre-se da melhor maneira

Ter a possibilidade de criar um ambiente próprio para a realização de uma prova é outra vantagem do vestibular online. Dessa maneira você consegue ter mais conforto para realizar o exame.

A prova digital é mais eficiente para o estudante, quando pensamos na concentração. Isso é evidente, devido a não interferência de barulhos externos e a possibilidade de garantir a privacidade de cada aluno.

Resultados mais rápidos para o participante

As provas online são corrigidas rapidamente por uma banca de tutores da Anhanguera. Já os resultados saem entre o período de 2 a 4 dias após a realização do exame. Sendo assim, você consegue saber, rapidamente, caso tenha sido aprovado no curso dos sonhos.

E, após a verificação, já é possível continuar seu processo de matrícula através da área do candidato. Além de garantir que você consiga uma vaga no curso que sempre desejou fazer, tudo isso é pensado para facilitar ainda mais suas escolhas.

Outras informações importantes para realizar nosso vestibular

Pesquise sobre os cursos pelos quais você se interessa e escolha sua principal opção. Após decidir em qual curso pretende se inscrever, não deixe de conferir o edital do vestibular Anhanguera e lê-lo com bastante atenção. 

O mais importante, estar por dentro das matérias que serão utilizadas e do respectivo peso de cada uma na nota final do exame já é meio caminho andado.

E, consequentemente, aumenta suas chances de conseguir uma vaga no curso dos sonhos. Ou seja, quanto mais antenado você estiver em relação às especificações do seu curso e nos métodos de avaliação, mais fácil será de conseguir uma vaga no processo seletivo.

Você também pode conhecer mais sobre a Anhanguera. Saiba mais sobre mensalidades, duração dos cursos e outros assuntos de maneira simples e rápida.

Portanto, clique nos links abaixo e se informe sobre tudo antes de entrar na Universidade que te impulsionará a dar os próximos passos da sua vida.

E aí, já está pronto para se inscrever no vestibular online? Deixe outras sugestões e dúvidas nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.