InícioGraduaçãoMarketingPerfil do estudante de marketing e propaganda

Perfil do estudante de marketing e propaganda

Para quem quer se tornar um estudante de marketing e propaganda, é importante saber o perfil esperado. Afinal a graduação ou tecnólogo de marketing e propaganda pressupõe certas habilidades específicas.

O aluno do curso de marketing e propaganda irá lidar com disciplinas de diversos segmentos. Além disso, no mercado de trabalho, ele poderá atuar em diversas áreas. Porém, uma coisa que fica evidente durante toda essa jornada é a importância do trabalho em equipe.

Se você, por acaso, acreditar que não possui alguma das habilidades citadas no texto, não se preocupe. Não é necessário que o aluno já tenha essas características antes mesmo de entrar no curso. Muitas delas são possíveis de serem trabalhadas ao longo do curso.

Perfil do estudante de Marketing e Propaganda

O aluno que for atuar na área de marketing e propaganda precisa conhecer um pouco mais sobre ela. Vamos falar um pouco mais sobre isso em um segundo momento nesse texto.

Inicialmente, vamos falar sobre algumas habilidades e aptidões que são esperadas daqueles que decidem por atuar com comunicação. E, como já falamos acima, lembramos que muitas dessas características podem ser desenvolvidas.

Você pode verificar um dos nossos textos aqui no Voomp sobre a forma como o teatro pode ajudar na sua vida profissional. Isso porque muitas dessas aptidões são encontradas nesta atividade. Mas não somente.

Criatividade

Já é esperado que o estudante de marketing e propaganda possua uma forte veia criativa. Porém, não é apenas disso que o profissional precisará. A verdade é que toda essa área possui ligação com soluções criativas e inovadoras. O foco é convencer e melhorar a vida dos consumidores.

Para quem procura melhorar essa aptidão, existem diversas técnicas disponíveis. Procure mais informações e busque melhorar essa habilidade.

Mas é importante falar, também, que a criatividade não é definitiva para o profissional dessa área. Apesar de ser muito bem-vinda, é possível atuar na área sem ser uma pessoa extremamente criativa.

Capacidade analítica

Uma das características mais utilizadas pelo estudante e futuro profissional de marketing e propaganda é a habilidade analítica. A necessidade de estudar relatórios, dados, gráficos e pesquisas. Isso porque o profissional da área será chamado, normalmente, a verificar resultados de campanhas.

Além, é claro, de precisar analisar pesquisas de mercado para sugerir produtos e serviços que resolvam problemas encontrados na sociedade. Portanto, aquele que for trabalhar nessa área, irá lidar, constantemente, com dados e informações retiradas de pesquisas.

Trabalho em equipe

Como citamos no início deste artigo, o trabalho em equipe é extremamente importante para a carreira no marketing e na propaganda. Por ser um segmento profissional responsável por diversos processos ao longo do ciclo de vida de um produto ou serviço, fica claro que o trabalho em equipe é a única forma de fazer dar certo.

Além disso, é de se esperar que criar campanhas e planejamentos estratégicos é algo que não é feito por uma única pessoa. Dito isso, esteja pronto para trabalhar com diversas pessoas, de diferentes áreas internas e com muitas outras habilidades envolvidas.

Velocidade de pensamento

Essa é uma habilidade extremamente subjetiva. Isso porque muitos estudantes de marketing e propaganda são capazes de criar algo de forma rápida. Mas, quando possuem mais tempo para a mesma tarefa, terão melhor desempenho.

Porém, dependendo da área de atuação desse profissional de marketing, será necessário lidar com crises que explodem de um minuto para outro. E, em pouco tempo, é preciso ter uma resposta ou uma ação a ser tomada pela equipe de comunicação.

Empatia

Se você é um profissional que será responsável por criar produtos ou se comunicar com diversas pessoas, é preciso estar pronto para se colocar no lugar do outro. Por exemplo, se você é uma mulher que está vendo um produto para o público masculino, precisa procurar entender qual o benefício que o consumidor verá em tal produto ou serviço.

Isso quer dizer que o estudante de marketing e propaganda precisa, desde cedo, desenvolver a capacidade de ver o mundo sob os olhos de outras pessoas. E é justamente essa visão de mundo diferenciada que permitirá criar campanhas e conceitos capazes de se comunicar e atingir aqueles que são diferentes de nós.

Administração e gestão

Mais uma habilidade essencial naqueles que irão atuar na carreira de marketing e propaganda, é a capacidade de gerir negócios, tempo e demandas. Isso porque, como dissemos, as pessoas que atuam nesta carreira, fazem parte de uma grande sequência de processos.

Por isso mesmo, se torna essencial que o estudante de marketing e propaganda tenha capacidade de lidar com diversas tarefas ao mesmo tempo. Além de ser um bom gestor de negócios. Já que, em sua atuação profissional, o aluno irá lidar com ciclos completos da vida de um produto: desenvolvimento, projeto, planejamento, execução e divulgação.

Mercado de trabalho de Marketing e Propaganda

Como dissemos anteriormente, o estudante de marketing e propaganda precisará lidar com algumas decisões. Isso porque são dois caminhos diferentes: o da área de marketing e o da área de propaganda e publicidade. 

De forma resumida, o foco de atuação dessas áreas é diferente. Se pensarmos no ciclo de vida de um produto, a área de marketing, usualmente, trabalha com o desenvolvimento de um novo produto, o planejamento estratégico e em qual mercado ele irá ser vendido. Já a área de propaganda irá se envolver no projeto buscando a melhor forma de passar para o consumidor os benefícios daquele produto ou serviço desenvolvido.

Portanto, os alunos que pretendem seguir esse caminho poderão atuar em um segmento mais analítico e gestacional, que seria a área de marketing, ou em um caminho mais criativo e comunicativo, a área de publicidade e propaganda.

Com isso, é necessário deixar claro que as habilidades e aptidões apresentadas acima serão necessárias em diferentes níveis de acordo com o segmento de atuação escolhido pelo aluno. E, sendo assim, é necessário tentar adequar as habilidades e aptidões com as áreas profissionais desejadas.

E se você, futuro profissional de marketing e propaganda, quer saber a melhor forma de conquistar um estágio na área de comunicação, confira nosso texto sobre o assunto. E para o estudante de marketing e propaganda, pesquise as possíveis áreas de atuação e invista na sua formação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.