InícioGraduaçãoMedicinaPor que não é possível fazer medicina EaD?

Por que não é possível fazer medicina EaD?

Para vários alunos que sonham em cursar medicina, uma das curiosidades que fazem parte da sua lista de questionamentos é sobre EAD? Embora a modalidade a distância tenha obrigado muitos cursos a se enquadrarem nela, o ensino remoto ainda não pode ser parte de todas as formações acadêmicas. 

Convém lembrar que a tecnologia pode ser uma grande aliada ao ensino básico e superior. Afinal, devido aos aparelhos tecnológicos e aplicativos, muito conhecimento tem sido produzido e transmitido para diferentes lugares. Assim, especialistas em educação têm falado sobre os ganhos da tecnologia em aulas e cursos, mas é sempre bom lembrar que nem em todas as áreas de formação é possível que o EAD faça parte do dia a dia do estudante.

A tecnologia e o EAD na Medicina

Hoje existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas na área médica, seja na graduação ou até mesmo no auxílio aos profissionais após formados. Tem-se disponível no mercado ferramentas virtuais, robôs que auxiliam em procedimentos cirúrgicos, simuladores, laboratórios virtuais, entre outros. 

Outra prática muito comum e autorizada após a pandemia foi o caso da telemedicina (por conta do cenário pandêmico, mas a decisão pode mudar a qualquer momento). Todas essas transformações geram dúvidas nos estudantes sobre qual será o futuro da graduação e, sobretudo, as possibilidades de alguns cursos serem cumpridos completamente EAD. 

É possível fazer medicina EAD?

Sabemos que é comum a modalidade EAD para a maioria dos cursos. A tecnologia tem ajudado muitas pessoas no acesso ao ensino superior, encurtando as distâncias e democratizando o acesso ao conhecimento. Porém, existem razões embasadas e plausíveis para evitar que alguns cursos sejam realizados na modalidade EAD. 

Nesta matéria, vamos tirar as suas principais dúvidas sobre a impossibilidade de fazer Medicina EAD e os motivos que tornam o ensino presencial indispensável para esse curso. Vamos conferir? 

Importância do ensino presencial para o futuro médico 

Sobre não poder cursar Medicina EAD, deve-se mencionar a grade curricular do curso. Dentre os cursos de graduação, a área médica é uma das que mais demandam disciplinas, grade horária integral e, sobretudo, o tempo mínimo de 6 anos para o término do curso.

Dessa forma, a interação em aulas práticas e teóricas de modo presencial é de suma importância para garantir a formação completa de futuros médicos e médicas. 

Para os profissionais da área e professores do curso, a prática cotidiana e a vida clínica são ferramentas que só o formato presencial pode proporcionar. Além disso, são pilares essenciais para que o futuro médico seja formado. O contato com diferentes ambientes, situações, pessoas e casos médicos, poderá ampliar a visão do especialista, bem como colaborar para a sua formação durante e após a graduação.

A importância das aulas práticas presenciais 

Outro ponto relevante sobre a importância do ensino presencial aos médicos, refere-se ao fato da parte prática ser muito extensa e indispensável. Muitas faculdades e universidades oferecem aulas práticas em seus campus, hospitais ou instituições parceiras. Assim, o estudante precisa obrigatoriamente comparecer às aulas e projetos. 

Lembre-se de que todas as profissões são importantes, mas a medicina é aquela que cuida integralmente de vidas, portanto, a formação deve ser baseada em prática constante e formação de excelência. Dessa forma, a trajetória acadêmica de prática presencial é exigida para que você possa se formar na área. 

Assim, as práticas presenciais poderão possibilitar o contato direto com questões inerentes ao cotidiano médico – desde situações previsíveis e rotineiras até situações que demandem profunda reflexão sobre a prática médica.

Existem países cujo curso de Medicina pode ser realizado EAD?

Em alguns países, conforme leis locais e regimentos,  algumas matérias do curso de Medicina podem ser aplicadas na modalidade EAD, no entanto, a formação integral não é autorizada.

Oferecer cursos de extensão, palestras, cursos complementares e algumas disciplinas em formato EaD não é proibido – a depender da temática e lei local; mas a oferta 100% EAD da formação na área médica não possui autorização legal. 

Muitos especialistas apontam sobre a necessidade da área se adequar às mudanças tecnológicas, bem como às ferramentas digitais existentes para diversas disciplinas, como por exemplo para a área de anatomia. Contudo, a prática com base na realidade e o contato direto com laboratórios e pesquisa é essencial para o futuro médico. 

Parte essencial para que você se torne médico, está em ter contato com pacientes, professores, colegas de profissão e o dia a dia oferecido pelos estágios e residências, bem como os projetos propostos presencialmente no curso. Logo, não se pode abrir mão de partes tão essenciais para a formação do profissional que salva vidas diariamente, independentemente da especialidade escolhida. 

O Brasil autoriza o curso de Medicina EAD?

Essa dúvida comum faz parte dos questionamentos dos estudantes, devido ao fato de, ao longo da pandemia, os cursos de Medicina terem seguido com o ensino remoto.

Ao longo dos anos de 2020 e 2021, muitos estudantes de medicina continuaram a graduação por meio do modelo remoto, pois o isolamento social foi obrigatório em todos os países, além de medidas sanitárias para prevenção do contágio por covid 19. 

Contudo, é importante destacar que foi apenas uma exceção, devido ao cenário complexo de calamidade pública. As leis educacionais do Brasil, bem como o Ministério da Educação não autorizam que o curso seja realizado na modalidade EAD.

Portanto, sempre que o futuro estudante pesquisar por cursos de Medicina, sempre constará a modalidade presencial – seja qual for a instituição selecionada pelo aluno. Ao selecionar o curso, vários fatores poderão ser levados em consideração, exceto selecionar o curso de Medicina em modalidade EAD ou presencial. 

Existem disciplinas EAD no curso de Medicina?

Para além do cenário da pandemia, existem matérias que podem ser cursadas EAD no curso. Porém, todas as regras e quais disciplinas dependem da instituição de ensino, mas ao mesmo tempo das leis regidas pelo MEC e órgãos responsáveis por regulamentar e fiscalizar os cursos de Medicina oferecidos no país.

Não é proibido que o curso contenha disciplinas EAD, o que não se pode é cursar integralmente medicina em modalidade remota. Dessa forma, todos os estudantes da área deverão concluir a formação apenas em modalidade presencial. 

Fique conosco e também leia o conteúdo EAD ultrapassará aulas presenciais em faculdades privadas até 2023

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.