InícioDicasProcrastinação: 4 dicas para não perder o foco nos estudos

Procrastinação: 4 dicas para não perder o foco nos estudos

Nos últimos anos a palavra “procrastinação” se popularizou. Esta diz respeito ao ato de adiar uma tarefa que precisa ser realizada. Entretanto, para estudantes em busca de aprovação no vestibular a procrastinação pode ser uma grande inimiga. Por isso, separamos dicas para que você não perca o foco nos estudos por conta dela.

Independente de acontecer de maneira consciente ou não, a procrastinação corresponde ao adiamento de tarefas que, invariavelmente, devem ser executadas. Esta pode acontecer por motivos diversos, mas o efeito final pouco varia: o indivíduo tem que correr contra o tempo para fazer o que foi preciso, ocasionando maior estresse do que o desconforto de ter executado a atividade no momento adequado.

Porque a procrastinação acontece?

É importante destacar que a procrastinação não é sinônimo de preguiça ou má vontade do indivíduo. É natural do cérebro humano buscar sensações positivas e promovam recompensas imediatas. Dessa forma, preterindo aquelas que lhe exigirão esforço, foco e não irão oferecer esse senso de recompensa tão cedo. Ou seja, para o seu cérebro vale mais a pena assistir a um filme, que irá lhe oferecer um momento alegre e de descontração, do que passar a tarde inteira com foco nos estudos.

Como não perder o foco nos estudos por conta da procrastinação?

O nosso cérebro não compreende que o estudo irá oferecer benefícios a longo prazo. Isso porque este não possui tanta facilidade em manipular noções abstratas e distantes. Com isso, é dever do indivíduo resistir a esse ímpeto de realizar atividades consideradas mais prazerosas naquele momento. Isso em prol de seu objetivo final.

Para te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas para não perder o foco nos estudos por conta da procrastinação.

Trace metas acessíveis

Antes de começar a estudar, é importante definir metas. Essa atitude irá facilitar a sua visualização do que deve ser feito e seu andamento. Além disso, irá permitir que você organize melhor seu tempo. Entretanto, é importante que essas metas sejam realizadas de maneira correta.

Uma meta não é nada mais do que um plano para te aproximar do seu objetivo final. Dessa forma, ter uma em que se agarrar poderá ser um grande passo na luta contra a procrastinação de seus estudos.

O consultor administrativo Peter Drucker foi o criador do método SMART. A sigla em inglês forma a palavra “inteligente” e diz respeito a um método para criação de metas efetivas. Através dele, seus objetivos irão se tornar mais palpáveis e acessíveis.

Método SMART

A sigla é composta pelo acrônimo das palavras, em inglês: específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Cada uma delas é responsável por te oferecer direcionamento ao criar suas metas, conforme você pode ver a seguir:

  • Específico – Uma meta considerada específica deve demonstrar, claramente, o que deve ser feito. Ao invés de estabelecer que você irá estudar diariamente, tente definir como “ler dois capítulos por dia”. Ou seja, defina de maneira específica como esta será feita.
  • Mensurável – Esta diz respeito aos seus resultados. A meta que você criou pode ter seus resultados medidos de alguma forma? Esse desempenho será medido através da realização de exercícios? Defina isso e tenha em mente ao estabelecer sua meta.
  • Alcançável – É extremamente importante que a sua meta seja alcançável com base em suas condições atuais. Ou seja, esta deve depender unicamente dos seus esforços. Não crie metas pensando em terceiros ou dependendo de coisas que ainda não aconteceram.
  • Relevante – Ao criar uma meta, você deve entender qual é a relevância desta para o seu objetivo. Ou seja, tenha em mente se, e de que forma, esta atitude irá te aproximar do seu objetivo.
  • Temporal – Defina um prazo para alcançar essa meta. Considerando que este é apenas um passo para atingir seu objetivo final, de quanto tempo precisará para executar esta meta e definir a próxima?

Com essas questões em mente, você poderá definir metas que irão te auxiliar na busca por seu objetivo. Além disso, agarrar-se a uma meta pode ser um forte incentivo para deixar a procrastinação de lado e fazer aquilo que deve ser feito.

Tenha em mente o seu objetivo

Considerando que nosso cérebro requer maior incentivo para executar atividades com resultados abstratos e distantes, é importante manter em mente seus objetivos. Isso porque, em momentos de desânimo, a visualização daquela realização específica irá lhe impulsionar para a execução da atividade.

Para facilitar este processo, você pode criar um “quadro dos sonhos”. Comumente utilizado por adeptos da lei da atração, este consiste em reunir representações visuais de seus objetivos. Dessa forma, você poderá observar essas imagens para incentivo para a tarefa a ser realizada.

O quadro dos sonhos pode ser uma montagem em sua tela de fundo do computador ou celular. Você até mesmo pode reunir um conjunto de fotos impressas e colocá-las próximo ao seu local de estudo. O importante, neste caso, é reunir imagens que irão incentivar você a realizar a sua tarefa. Ou seja, busque imagens que ilustrem a realização de seus objetivos.

Elimine distrações 

Especialmente falando em contexto de pandemia e ensino remoto, pode ser difícil manter o foco. Estar em casa, dividindo o espaço com outras pessoas pode ser um grande desafio. Por isso, é importante tentar eliminar o máximo de distrações que for possível.

  • Se existem mais pessoas em sua casa durante seu horário de estudos, comunique-os sobre esse período e peça colaboração. Reduzir o volume da televisão e evitar falar muito alto já será de excelente ajuda.
  • Procure manter o celular desligado ou opte por aplicativos de gerenciamento de tempo. Estes costumam permitir que você defina qual será seu período sem mexer no aparelho e quanto tempo terá de intervalo após. Dessa forma, você não poderá utilizar o celular até que o tempo de foco definido chegue ao fim.
  • Encontre o melhor espaço para seus estudos. Se possível, escolha um local onde não existam muitos elementos para distrair você. Assim, será mais difícil encontrar algo para procrastinar.

Utilize as redes sociais a seu favor

Caso desligar o celular não seja uma opção, procure utilizar esse recurso a seu favor.

Para isso, busque acompanhar perfis de estudo em suas redes sociais. Existe toda uma comunidade compartilhando sua rotina e hábitos de estudo. Estes estão em diferentes plataformas e formatos para você escolher o seu preferido.

Para te ajudar a focar e deixar a procrastinação de lado, você pode buscar criadores que realizam transmissões ao vivo para produtividade. As chamadas “lives de sprints” contam com períodos de foco e intervalos para conversa com o streamer. Essas transmissões são comuns no YouTube e, principalmente, na Twitch – plataforma específica para realização de transmissões ao vivo. O resultado destas lives é positivo, pois você se sente motivado em produzir e ainda conta com um grupo de apoio consigo.

O que é sprint?

O termo “sprint” vem do inglês e origina-se das corridas. Dessa forma, diz respeito ao atleta percorrer uma distância curta em um tempo menor ainda. Para o mundo dos negócios, este foi adaptado para sessões de foco a fim de obter um resultado mais rápido. Dessa forma, um grupo de pessoas busca, em um curto período, reunir esforços de modo a realizar um projeto, por exemplo.

Já no mundo dos estudos e produtividade, este termo é utilizado para referir-se a esses períodos de foco.

Não deixe a procrastinação atrapalhar seus objetivos

Com essas dicas, você terá todas as possibilidades de alcançar seus objetivos. A procrastinação não será mais um elemento que fará você perder o foco nos estudos. E, para garantir que terá todos os recursos necessários para isso, recomendamos que confira a matéria sobre como usar as mídias digitais para estudar para o vestibular. Irá te ajudar bastante!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.