InícioGraduaçãoMedicinaQuais as matérias mais difíceis do curso de Medicina

Quais as matérias mais difíceis do curso de Medicina

O curso de Medicina é um dos mais concorridos do Brasil. Portanto, não é atoa que o curso exige muita dedicação e anos de estudos para que o aluno conclua toda a sua grade curricular. Confira quais são as matérias mais difíceis desta faculdade.

Matérias mais difíceis do curso de Medicina

Engana-se quem pensa que o mais complicado é passar no vestibular de Medicina, pois o curso é extenso e com muito conteúdo para estudo. Portanto, requer muita força de vontade e foco por parte do aluno.

As matérias do curso de Medicina são bem amplas e visam preparar o estudante para trabalhar no cuidado com a saúde das pessoas. Assim, elas abrangem o estudo do corpo humano e as doenças gerais.

É consenso entre os alunos, formados ou não, que as matérias mais difíceis durante os anos de estudo desta graduação são:

  • Bioquímica;
  • Genética;
  • Farmacologia;
  • Clínica Médica;
  • Imunologia.

Confira, então, um pouco de cada uma dessas disciplinas para, assim, conseguir passar por elas sem dificuldade. Ou, ainda, não ter surpresas durante as aulas.

Bioquímica

É uma disciplina presente na grade curricular de todos os cursos de Medicina. Logo, busca estudar as reações químicas e biológicas. Então, é uma das matérias mais difíceis.

O estudo da Bioquímica é essencial para a formação dos médicos porque possibilita compreender os processos biológicos. Portanto, entende como funcionam os mecanismos celulares.

Por meio do conteúdo, o aluno consegue visualizar o sistema celular envolvido nos processos patológicos nos seres humanos.

Genética

A Genética também é considerada de difícil entendimento pelos alunos do curso de Medicina. Aliás, é uma área da Biologia que estuda os genes, a hereditariedade e a variação entre os organismos.

O termo Genética vem do grego genno, que significa “fazer nascer”. Assim, os genes estão presentes em todos os organismos vivos, desde bactérias e vírus até plantas e humanos. Portanto, é um estudo essencial para a formação em Medicina.

Esta área proporciona avanços em diversos campos da sociedade. Aliás, permite ao homem ampliar seus conhecimentos biológicos, mas, também, em outros ramos como:

  • Medicina e Agronomia;
  • Veterinária e Meio Ambiente.

Farmacologia

É uma das matérias mais desafiadoras da faculdade de Medicina. Além de ser muito importante para a prática médica, se faz necessária para entender os princípios de medicamentos.

Afinal, é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas. Portanto, se uma substância tem propriedade medicinal, ela é farmacêutica.

Neste sentido, o estudo desta área é indispensável para os médicos que lidam com a prescrição médica. Assim, esses podem fazer as indicações corretas para os pacientes.

Por ser de extrema importância para a formação do médico, é preciso, então, se dedicar bastante nos estudos. Logo, ter foco e força de vontade é essencial.

Clínica Médica

É a especialidade da Medicina focada no diagnóstico e tratamento das patologias em adultos, ou seja, sem cirurgia. Também conhecida como Medicina Interna, é responsável pelo atendimento de todas as doenças.

Imunologia

Esta, por sua vez, busca estudar o sistema imunológico e as condições que podem afetá-lo. No início, pode parecer uma matéria difícil. Mas, com a prática, em pouco tempo você verá que vai se tornando cada vez mais fácil aprender o tema.

A Imunologia estuda as respostas do organismo ao ambiente, e que também mantém o equilíbrio geral do ser vivo, do feto até a fase adulta.

Os conhecimentos desta área se mostram fundamentais para a carreira do médico, já que os problemas do sistema imune podem ter consequências, às vezes graves, para a saúde das pessoas.

Como é o curso de Medicina?

O curso de Medicina tem como principal objetivo a manutenção da saúde, investindo no tratamento e na prevenção de doenças. Além disso, oferece conhecimentos para que se possa promover a saúde e o bem-estar, em todas as idades.

A graduação acontece no modo de bacharelado e possui duração de seis anos, sendo que os dois finais são para a residência médica. É um curso da área de Ciências Biológicas.

Em geral, a grade de matérias pode variar de acordo com a faculdade. Então, o primeiro passo é analisar quais as disciplinas presentes na graduação. Bem como quais serão os professores.

Como se estrutura graduação em Medicina?

A graduação em Medicina pode ser dividida em três fases. Veja a seguir quais são elas, bem como o que se estuda nesses períodos.

1. Grade Fundamental do Curso de Medicina

Nos dois primeiros anos do curso, o aluno aprende a teórica da carreira de médico. Entre as principais disciplinas estão:

  • Anatomia e Biologia;
  • Biofísica e Fisiologia;
  • Imunologia e Patologia;
  • Genética.

Durante esta etapa do curso, a Anatomia é estudada tanto do ponto de vista teórico (livros, textos, animações 3D, figuras) quanto em laboratórios. Aliás, o aluno estuda o corpo humano por meio de peças cirúrgicas reais.

2. Etapa Pré-Clínica

Durante esta fase da graduação, o principal enfoque são as doenças e como elas se manifestam no corpo humano. Logo, a principal disciplina foca no estudo das doenças e epidemias.

Com duração de dois anos, nesta etapa se estuda as diversas doenças, sua evolução e os efeitos no corpo humano. Assim como as melhores maneiras de combatê-las, preveni-las e curá-las.

3. Etapa Clínica do Curso de Medicina

Durante esta etapa do curso de Medicina, além de estudar, o aluno passa a atuar dentro dos hospitais fazendo plantão, sempre sob a supervisão de médicos.

Nestes plantões, os alunos ajudam no atendimento diário dos pacientes e realizam diversas tarefas. Assim, podem colocar em prática o que aprenderam durante toda a graduação.

Mantenha o foco nos estudos no curso de Medicina!

Apesar de ser difícil, e com algumas matérias complicadas, o curso de Medicina proporciona uma formação ética, voltada sempre para o bem-estar humano. Portanto, se trata de uma graduação incrível.

Caso você estude, ou pense em cursar esta área, saiba que a dedicação é constante. Mas, com muito foco, você conseguirá passar por todas as matérias. Então, não desista e continue em frente para realizar seus sonhos.

Comece os focos no estudo e mantenha mesmo após a aprovação. Assim, você garante que terá uma carreira de muito sucesso na área escolhida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.