InícioGraduaçãoMedicinaQual a concorrência para o curso de Medicina?

Qual a concorrência para o curso de Medicina?

Não é surpresa para ninguém que a concorrência para o curso de Medicina é enorme. Afinal, é uma graduação conhecida por exigir muito dos alunos e por oferecer boas oportunidades de emprego. Então, descubra qual é o número de candidatos por vaga em um vestibular para Medicina.

Vestibulares com maior concorrência para o curso de Medicina

Os cursos de Medicina costumam ser os mais concorridos das faculdades. Além disso, é difícil ter poucos candidatos e uma nota de corte baixa. Assim, trouxemos exemplos das instituições mais disputadas.

UNESP

Em 2018, 8.147 candidatos estavam lutando por apenas 90 vagas, ou seja, foram 312,7 alunos por vaga. Sendo assim, é o vestibular mais concorrido.

UNICAMP

A concorrência para o curso de Medicina é bem alta na UNICAMP. Logo, 278,9 pessoas brigaram por uma vaga em 2018.

FAMERP

Outra faculdade em São Paulo com curso de Medicina. Nesse caso, 212 candidatos disputaram uma vaga em 2018.

UFSC

Possui um vestibular próprio, que já teve quase 8 mil candidatos disputando as 35 vagas. Além disso, as outras 65 são ocupadas por meio do Enem.

UECE

É a melhor faculdade estadual do Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Além disso, a média em 2017 era de 160 candidatos disputando uma das 45 vagas. Entretanto, os alunos também podem ingressar pelo Enem.

A concorrência para o curso de Medicina também é grande em outras faculdades. Por isso, as próximas da lista são:

  • UNIFESP;
  • USP – SP;
  • USP -BAURU;
  • UFRGS.

Nota de corte para Medicina

As notas de corte para Medicina também costumam ser as maiores, ainda mais no Sisu. Então, nas mais disputadas podem chegar a mais de 800. Em 2020, a média foi de 797,31. Entretanto, ainda é possível achar locais com uma aprovação menor.

A USP, em São Paulo, tem as três maiores notas de corte. Dessa forma, os recordes de ampla concorrência foram:

  • Bauru: 827,86;
  • São Paulo: 816,69;
  • Ribeirão Preto: 816,14.

Já as menores notas de corte ficam na faixa de 700 pontos. Portanto, confira alguns exemplos logo a seguir:

  • UFRR em Boa Vista: 765,91;
  • UESPI de Teresina: 765,69;
  • UFERSA em Mossoró: 753,19.

Sistema de cotas na graduação em Medicina

As cotas costumam ter notas de corte baixas. Além disso, a concorrência para o curso de Medicina pode ser menor.

A menor de todas é da UFMT (Sinop). Contudo, é para quem tem deficiência com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Além disso, precisa ter cursado a escola pública. Sendo assim, as menores são:

  • UFMT (Sinop): 622,28;
  • UFRN (Caicó): 627,65;
  • UNIVASF (Paulo Afonso): 634,98.

Concorrência para o curso de Medicina: ProUni

O ProUni é uma boa ideia para quem deseja fazer faculdade particular pagando metade ou nada de mensalidade. Entretanto, a concorrência para o curso de Medicina ainda é grande.

É preciso conseguir, pelo menos, 450 no Enem para se inscrever no programa do governo. Mas, se seu sonho é ser médico, você vai precisar de mais do que isso, já que o programa escolhe as maiores notas. Quanto maior a pontuação do candidato, maior a nota mínima necessária. Sendo assim, durante o processo de seleção, o valor de corte muda.

Portanto, é difícil alguém com menos de 700 conseguir uma bolsa. As notas variam a cada ano, no entanto, costumam ter uma média parecida. Alguns exemplos são:

  • PUC-Campinas: 771,50;
  • FCMMG: 765,42;
  • UCB: 756,40;
  • UNINASSAU: 756,04;
  • UNP: 755,92.

O sistema de cotas para Medicina

Além disso, também existem as notas por sistema de cotas. Entretanto, não há tanta diferença e a concorrência para o curso de Medicina continua grande, por exemplo:

  • PUC – Goiás: 766,18;
  • FMABC: 756,18;
  • PUC – SP: 743,72;
  • UNIFACS: 742,44;
  • UNIGRANRIO: 741,36.

FIES

Além do ProUni, também existe o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Nesse caso, alunos que estudam em faculdades privadas são financiados pelo governo federal.

O programa funciona diferente do ProUni. Aqui, o universitário deve devolver todo o dinheiro que foi investido nele. Sendo assim, após terminar o curso, o formado deve pagar uma parcela todo mês.

Com a graduação de Medicina você ainda pode trabalhar na saúde pública para quitar a dívida. Além disso, pelo salário do médico ser alto, não será difícil pagar a formação. É possível conseguir 100% de financiamento, entretanto, para essa área é mais difícil.

A concorrência para o curso de Medicina com o FIES é um pouco alta. Afinal, a nota de corte é parecida com a do ProUni. Portanto, quem quer usar o FIES precisa tirar entre 750 e 800 pontos.

Vestibulares com menos concorrência para o curso de Medicina

Outra opção que o futuro profissional desse ramo tem é procurar os vestibulares menos concorridos. Por isso, veja algumas dicas.

Faculdades privadas

São poucas universidades públicas no país. Portanto, será mais fácil conseguir uma vaga na particular. Muitos preferem as públicas e deixam as particulares de lado, diminuindo a concorrência. Além disso, você pode conseguir uma bolsa e não precisar pagar altas mensalidades.

Estude no interior

A concorrência para o curso de Medicina é menor no interior. Afinal, o número de habitantes da cidade não é tão grande, então, a concorrência é menor.

Veja a média de vagas por instituição

Muitas pessoas querem cursar Medicina. Sendo assim, são poucas vagas para muita gente. Entretanto, há faculdades com menos candidatos ou mais vagas. Procure por essa informação nos vestibulares. Assim, a chance de entrar em uma faculdade com muitas vagas ou menos concorrência é maior.

Faça uma busca no sistema de cotas

Veja se tem categorias para pessoas com baixa renda, estudantes de escola pública etc. É comum as notas de corte para esse meio serem menores. De fato, a concorrência para o curso de Medicina por esse sistema costuma ser menor.

Medicina exige muito foco e dedicação

Passar no curso não é fácil, afinal, há muitas pessoas que tentam por anos até conseguir entrar na faculdade. Tenha foco e dedicação na hora dos estudos. Desse jeito, você pode conseguir uma vaga para cursar a sua graduação dos sonhos.

É preciso esforço mesmo em vestibulares menos concorridos, visto que essa é a profissão mais desejada em todos os lugares. Mas, quando há menos concorrência, o processo se torna um pouco mais fácil.

Esse foco não é apenas para vencer a concorrência para o curso de Medicina. Durante a graduação, também vai ser preciso atenção e dedicação da mesma maneira.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.