Qual a nota de corte para Direito em 2022?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

A nota de corte para Direito depende de muitos fatores, assim como outros cursos. Por isso, descubra tudo sobre o assunto, a seguir. Aproveite e veja também algumas dicas de estudo para passar direto.

O que é nota de corte?

A nota de corte é um cálculo que leva em conta dois aspectos. Em primeiro lugar, ele considera o número de vagas disponíveis para um curso. Depois, o número de candidatos que estão concorrendo. Então, a referência será a nota mais baixa para se classificar.

Ela pode mudar de um dia para o outro, até o fim das inscrições. Isso porque o sistema refaz o cálculo com base no número de inscritos. Por essa razão, a nota de corte é apenas uma referência. Assim, o estudante pode acompanhar seu desempenho.

O candidato pode optar por mudar sua inscrição, caso veja que sua média é insuficiente. Dessa maneira, ele poderá avaliar as suas chances segundo o curso e a instituição.

Tirar uma nota maior que essa referência não garante o ingresso na faculdade. Mas, ela é um recurso importante, se o candidato é flexível quanto ao curso ou universidade.

Programas do governo que possuem nota de corte

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é famoso por ter notas de corte. No entanto, ele não é o único programa que tem essa referência. Além dele, o Programa Universidade para Todos (Prouni) usa esse método. Também, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A nota de corte para Direito pode ser diferente em cada um deles. Portanto, veja, abaixo, como funciona e para que serve cada um.

Sisu

Por meio do Sisu, é possível entrar em faculdades públicas de todo o país. Assim, quem fez a edição mais recente do Enem, pode se candidatar. Contudo, é preciso ter o ensino médio completo. Ainda, a nota da redação deve ser maior que 0.

O estudante poderá escolher até duas opções de curso. No entanto, ele poderá mudar ao longo do período de inscrição. Dessa forma, ele pode concorrer às alternativas nas quais terá mais chance de aprovação. Depois, se você não entrar na seleção, há lista de espera.

Notas e pesos

É preciso ficar atento aos diferentes pesos que a nota pode ter. Por exemplo, existem cursos que dão mais importância à média de Ciências da Natureza. Logo, ela terá mais peso que a prova de Matemática.

No caso do Direito, você deve se concentrar em redação, linguagens e ciências humanas. Por outro lado, existem instituições que pedem nota mínima. Portanto, é importante também conhecer as exigências de cada universidade.

Prouni

Esse programa oferece bolsas de estudo para alunos de baixa renda. Ele também tem como base a nota do Enem mais recente. Então, para concorrer é preciso ter uma média acima dos 450 pontos. Além disso, a nota da redação deve ser superior a 0.

As bolsas podem ser integrais ou de 50%, de acordo com a renda familiar do estudante. Entretanto, professores da rede pública também podem se candidatar. Assim, eles não precisam comprovar renda.

O sistema de seleção é similar ao do Sisu. Ou seja, o candidato escolhe duas opções, que poderá alterar até o fim das inscrições.

A nota de corte para Direito varia segundo a instituição e o turno. Então, durante o período de inscrições, você pode avaliar em qual terá mais chances.

Fies

O Fies é uma espécie de empréstimo que o aluno paga ao terminar a faculdade. Assim, o curso deve ser em uma universidade particular. Por outro lado, a instituição deve ter avaliação positiva.

Para participar do Fies, é necessário ter feito alguma edição do Enem, desde 2010. Também, é preciso ter uma média de 450 pontos e mais de 0 em redação. Ainda, é preciso ter renda familiar de até 3 salários mínimos.

O aluno paga uma taxa mínima por mês e, quando se forma, quita o restante. Mas, o estudante deverá pagar somente se tiver renda o suficiente no momento da cobrança.

Esse programa também tem um sistema de seleção com nota de corte. Dessa maneira, ele pode alterar suas opções quantas vezes quiser até o fim das inscrições.

Nota de corte para Direito 2022 em cada programa

A nota de corte depende da instituição, turno, quantidade de vagas, além do curso escolhido. Ainda, é possível concorrer no regime de cotas ou em ampla concorrência. Então, ela pode variar bastante, de acordo com as suas escolhas e com o programa. Veja, a seguir.

Sisu e nota de corte para Direito

Embora a média geral seja cerca de 740 pontos, existem faculdades que têm mais concorrência. Por exemplo, a UFMA chegou a ter 865.51 de nota de corte para Direito.

Qual será a nota de corte para Direito no Prouni?

O Prouni exige nota mínima, que é 450 pontos e mais de 0 em redação. No entanto, é preciso tirar mais para passar nos cursos mais concorridos.

A nota de corte para Direito no Prouni é de, em média, 703 pontos. Contudo, em instituições com menos vagas e mais concorrentes, ela pode chegar a 742.

Fies e nota de corte para Direito

Assim como o Prouni, o Fies possui mínimo de 450 pontos e nota superior a 0 em redação. Por outro lado, a nota de corte para Direito, em geral, é cerca de 606. Mas, de acordo com a instituição, ela pode chegar a 760 pontos.

Estude para alcançar a nota de corte para Direito

Muitos sonham em cursar Direito na faculdade. Por isso, essa é uma das graduações com maior concorrência. Logo, você precisa se dedicar aos estudos para tirar uma nota alta no Enem.

Aproveite ao máximo o tempo que você tem para rever conteúdos. Assim, monte uma rotina de estudos e organize as matérias que mais precisa focar. Por um lado, priorize aquilo que acha mais difícil. Depois, não deixe de estudar linguagens, ciências humanas e redação.

Não deixe as outras áreas de fora, afinal elas também contam para sua nota final. Portanto, faça simulados com as edições anteriores. Dessa maneira, você vai se acostumar com a estrutura da prova.

Por último, conheça bem as suas opções de instituições. Então, quando se inscrever nos programas, saberá quais priorizar. Enfim, não tenha medo de fazer alterações e adaptar-se ao que está disponível. Assim não precisará esperar outro ano para entrar na faculdade.

Confira mais conteúdos como esse no Hora da Facul, clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.