InícioDicasEnemQual a nota de corte para Medicina em 2022?

Qual a nota de corte para Medicina em 2022?

Muitos estudantes se assustam com a nota de corte para Medicina. Os alunos que querem seguir essa profissão precisam se dedicar muito para conseguir uma vaga em uma universidade. Confira aqui um guia completo sobre esse assunto.

Conheça mais sobre o curso

O curso em si tem duração de 6 anos, nos quais 4 deles são muito focados em teoria. A grade curricular é bem extensa e costuma variar um pouco entre as universidades. No entanto, algumas das principais disciplinas do curso estão descritas abaixo.

  • Histologia;
  • Biologia celular;
  • Embriologia;
  • Bioquímica;
  • Clínica médica;
  • Cirurgia;
  • Imunologia;
  • Parasitologia;
  • Farmacologia.

Após a conclusão de boa parte das matérias da grade curricular, o aluno vai começar o internato. Assim, é nesse momento que ele tem contato com pacientes e todos os procedimentos práticos.

Residência acontece após a graduação

Muitos estudantes que ainda não entraram no curso acham que a residência faz parte da graduação. Porém, ela vem depois e é uma etapa opcional da formação. Dessa forma, quem deseja se especializar em uma área precisa passar por esse processo.

Hoje, as áreas de atuação da Medicina são inúmeras. Inclusive, é essa diversidade que chama a atenção da grande parte dos candidatos no SISU. Portanto, confira alguns exemplos de vertentes que a profissão pode seguir.

Parte dessa diversidade de áreas torna o curso tão concorrido. Por consequência, isso interfere na nota de corte. Afinal, é como se tivessem várias profissões em um curso só.

A nota de corte para Medicina: conheça mais esse sistema

Hoje, esse sistema de notas de corte é usado principalmente no SISU. No entanto, em outros programas ele também é aplicado, ainda que de forma indireta. Então, essa pontuação é referente ao valor mínimo obtido na prova do ENEM.

No caso de Medicina, a nota de corte é a barreira entre você e esse curso. Dessa forma, você precisa de uma pontuação maior do que ela para concorrer a uma vaga. Além disso, é importante ressaltar que apenas isso não é o bastante.

Lembre-se que você vai concorrer com outros alunos por uma vaga. Assim, quanto maior for sua nota, melhor sua situação no ranking. Portanto, a disputa é bem complexa e exige muito esforço dos candidatos.

Como funciona a nota de corte?

Essa nota é calculada de forma automática, pelo menos uma vez por dia. Dessa forma, ela leva em conta as vagas existentes e número de candidatos. Porém, esse não são os únicos fatores importantes na hroa de calcular a nota mínima.

Tudo isso é um processo bem complicado no qual o candidato não tem acesso. Agora, é essencial ficar atento já que a pontuação é atualizada 5 vezes durante o dia. No caso da nota de corte para Medicina, a lógica é a mesma.

Para que serve essa nota?

O intuito dessa pontuação é dar um norte para o candidato. Assim, ele tem uma noção de quanto precisa para conseguir entrar no curso desejado. Inclusive, é comum que vários estudantes alterem suas opções com base na avaliação dessas notas.

Afinal, vale lembrar que o SISU permite que cada aluno se inscreva em 2 cursos. Portanto, a pontuação serve apenas para guiar os concorrentes durante o processo de seleção.

É por isso que mesmo que você tenha uma nota maior do que a de corte, não há garantias.

Nem sempre isso é o bastante para conseguir entrar no curso. Afinal, o que importa de fato é a concorrência com os outros estudantes.

Qual a nota de corte para Medicina?

Antes de tudo, você precisa saber que a nota de corte não é fixa. Dessa forma, ela varia a cada ano e também, cada instituição tem um padrão de pontuação diferente. Então, no SISU por exemplo, você encontra faculdades com notas mais altas que outras.

Medicina é um curso bem concorrido

O curso de Medicina conta com uma pontuação média alta. Dito isso, logo abaixo veja só um panorama geral dessas notas em 2020. Ainda, perceba como elas variam muito ainda que no mesmo ano.

  • A maior nota do SISU em 2020 foi de: 928.30;
  • A nota média do SISU foi de: 793.62;
  • Nota de corte considerada mais baixa em 2020 foi de: 753.19.

Agora, para o ano de 2020, espera-se que essa média se mantenha ou seja um pouco mais alta. Além disso, a concorrência para esse curso é enorme. Inclusive, muitos alunos desanimam ao ver pontuações desse nível, mas fique calmo.

No próximo tópico você vai conferir dicas de como se preparar para o ENEM. Então, veja como dicas simples fazem toda a diferença na hora de considerar a qualidade de estudo.

Obtenha uma nota de corte para Medicina

Apesar de difícil, atingir a nota de corte é sim possível e você é capaz de tal coisa. No entanto, é necessário estar muito bem preparado para a prova. Assim, confira dicas de como estudar de maneira prática e inteligente.

1 – Organize o seu tempo

Esse é o primeiro passo para conseguir se dedicar de maneira eficaz. Portanto, organize bem o seu tempo livre. Isso vai te ajudar a entender quais momentos são mais propícios para os estudos.

2 – Monte um espaço para os estudos

Ter um lugar legal para estudar é muito importante. Dessa forma, fica mais fácil manter o foco e não perder tempo com distrações. Não precisa ser um espaço grande, contanto que seja confortável.

3 – Crie um cronograma

Um calendário de estudos é essencial, então, monte um cronograma de acordo com as matérias do ENEM. Uma dica é dar prioridade às disciplinas que você mais tem dificuldade.

4 – Mantenha-se atualizado

O ENEM é uma prova que leva muito em conta tudo o que acontece no cenário atual. Portanto, nunca negligencie essa parte e mantenha-se sempre em dia com as notícias. Além disso, resolver provas e simulados ajuda muito na preparação.

Construa sua carreira no ramo da Medicina

Por fim, não esqueça que apesar de ser difícil, é importante ir em busca dos seus sonhos. Então, se essa é a profissão que deseja seguir, vá em frente. Com uma boa preparação, a nota de corte para Medicina não será problema.

Confira mais conteúdos como esse, clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.