InícioGraduaçãoFarmáciaQual a relação entre Farmácia e a área de cosmética?

Qual a relação entre Farmácia e a área de cosmética?

A área de cosmética está em terceiro lugar na indústria mais consumida do Brasil. O país só fica atrás da China e dos Estados Unidos. Dessa forma, é evidente que muitos trabalhadores estão atuando nesse setor que só cresce a cada dia.

Esse dado também chama a atenção daqueles que estão no ramo de Farmácia, já que esse campo se relaciona com os cosméticos. Sendo assim, acompanhe o artigo e descubra qual é a relação entre essas áreas e como ingressar nelas.

Relação entre Farmácia e a área de cosmética

Antes de tudo, a Cosmética é muito próxima do setor de farmácia, pois depende de conhecimentos dessa área para criar seus produtos. Dessa maneira, ambas funcionam juntas na produção de itens de beleza. Os mais vendidos são:

  • Perfumes;
  • Maquiagens;
  • Itens de higiene;
  • Serviços de estética;

Sendo assim, o farmacêutico é muito útil na área de cosmética, já que possui conhecimentos de química e biologia, essenciais na criação de ferramentas estéticas.

Porém, há uma exigência para atuar nesse setor: é necessário que o profissional de Farmácia seja especializado em Cosmetologia. Afinal, é preciso que ele saiba de disciplinas como:

  • Estética;
  • Fisiologia
  • Farmacotécnica;
  • Tecnologia cosmética;

Assim, ele pode ficar responsável pela produção de relatórios a respeito dos produtos, orientar as condições de armazenamento, validade e outras funções que serão explicadas ao longo deste artigo.

O que é a área de cosmética?

Em primeiro lugar, para entender esse setor, é preciso explicar o que é a Cosmetologia. Essa é uma ciência que desenvolve os cosméticos e estuda seus efeitos no corpo humano.

Desse modo, a área de Cosmética também compõe os estudos de plantas e químicas sintéticas em contato com a pele. Esse processo acontece durante a criação dos itens de beleza, antes que eles cheguem às prateleiras das lojas.

O farmacêutico na área de Cosmética

O profissional se relaciona com o setor de Farmácia, pois pode exercer diversas funções para o público no campo cosmético; então confira:

  • Promover a saúde facial;
  • Fazer a manutenção da pele do corpo;
  • Restaurar a vitalidade do couro cabeludo,

O farmacêutico opera essas atividades por meio dos produtos desenvolvidos e dos serviços prestados na indústria. Desse modo, o objetivo desse profissional é aumentar a noção de autoestima dos consumidores.

Além disso, na área de cosmética, é possível que o especialista atue em diversos espaços separados para a produção, registro e comercialização dos cosméticos.

Por isso, acompanhe a leitura para saber mais sobre cada uma das áreas de atuação do farmacêutico especialista em cosmética; confira.

Fabricação e produção de cosméticos

Nesse setor, a carreira do profissional tem o foco em organizar os processos de produção e fabricação dos produtos. Dessa maneira, o trabalho do profissional não é criar fórmulas de cosméticos, porém, gerenciar as seguintes esferas:

  • Pessoas que trabalham na área;
  • Os equipamentos usados na produção;
  • E os recursos investidos para criar os itens e serviços.

Além disso, a atuação também pode ser voltada para as negociações com fornecedores, de modo a conquistar insumos para a fabricação de itens ou vender os produtos. Ainda mais, o profissional pode se dedicar a treinar novos funcionários da área de cosmética.

Registro e aprovação de órgãos reguladores

Outra relação entre Farmácia e Cosmética são as pesquisas e adaptações segundo as leis vigentes, para que as mercadorias possam chegar ao comércio mais tarde.

Em outras palavras, é nesse setor em que são feitos os testes que verificam se um item ou serviço corresponde com as regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Dessa forma, um produto é registrado e pode ser colocado nas prateleiras do mercado.

Nesse mesmo campo, o profissional da área de cosmética tem a função de buscar as aprovações necessárias para conquistar a permissão dos órgãos que fazem a regulação do comércio.

Um exemplo dessa atuação são os cargos públicos de fiscais de mercadorias cosméticas. Em outras palavras, o agente que investiga a qualidade dos produtos que estão disponíveis para o público.

Análise de propriedades na área de Cosmética

A princípio, essa ligação entre Farmácia e Cosmética é inclinada para os testes que comprovam se um produto é mesmo eficaz. Assim, o profissional consegue garantir que o público-alvo terá um item de qualidade.

Por exemplo, imagine que você queira comprar um batom de alta fixação. Antes dele chegar às prateleiras de uma loja, ele passa pela análise de um especialista na área de cosmética, de modo a saber se o efeito é como realmente prometido pela propaganda.

Outro exemplo para explicar a função, é pensar em um shampoo anti caspa. Do mesmo modo, ele foi testado de maneira séria, com o objetivo de descobrir se causa o efeito desejado.

Além disso, se o profissional for capaz, ele pode criar uma solução para algum problema que encontre em um produto.

Estrutura interna no setor cosmético

Esse é outro setor que une a Farmácia com a área de cosmética. Nesse sentido, aqui é a frente de trabalho em que o farmacêutico tem a função de garantir que os seguintes aspectos de produção funcionem:

  • Insumos;
  • Depósitos;
  • Maquinário;
  • Instalação da indústria.

O profissional precisa estar atento a todos esses setores, já que eles permitem a criação das mercadorias e serviços de beleza.

Clínicas na área de cosmética

Já esse espaço de trabalho é para aqueles que não se adaptam ao clima das indústrias. Desse modo, as clínicas de estética são ambientes que recebem os farmacêuticos especialistas na área de cosmética.

Além disso, é possível abrir o próprio negócio no setor e realizar operações de beleza, tais como:

  • Botox;
  • Peeling;
  • Preenchimento labial;

Com o mercado crescente no Brasil, o país está em terceiro lugar no ranking de procedimentos estéticos. Então, é muito provável que um profissional do ramo consiga obter sucesso com a carreira.

Como ingressar na área de cosmética?

Se você deseja atuar nesse setor, seu objetivo deve ser iniciar uma graduação em Farmácia. Desse modo, o tempo de curso dura em média quatro anos e costuma compor uma grade curricular com disciplinas como:

  • Biologia;
  • Química;
  • Toxicologia;
  • Microbiologia;
  • Cosmetologia;
  • Ciências da Saúde.

Por fim, após a graduação, será necessário buscar uma especialização em Cosmetologia. A partir daí, você terá o que é preciso para atuar na área de cosmética e ser um farmacêutico.

Agora que você sabe mais sobre essa indústria que só cresce no Brasil, fica a seu critério escolher uma instituição de qualidade e iniciar os estudos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.