InícioDicasMercado de trabalhoQual tipo de desenvolvedor é o mais procurado?

Qual tipo de desenvolvedor é o mais procurado?

Existem muitos tipos diferentes de desenvolvedor e as linhas entre distinguir quem você é ou quem pode ser acabam ficando um pouco confusas. Quem pretende entrar nessa área, precisa saber qual é o tipo de desenvolvedor mais procurado. Além, claro, das habilidade de desenvolvimento de software mais valiosas para as empresas que estão contratando agora.

Afinal, quanto mais experiente e profissional você se tornar, mais tipos de desenvolvedor você naturalmente você terá pela frente. Hoje em dia, diferentes desenvolvedores têm habilidades semelhantes, sendo as mesmas que são necessárias para completar suas determinadas funções.

Porém, também existem certas habilidades que acabarão por tornar um desenvolvedor incapaz de fazer todos os trabalhos de desenvolvedor que existem. Por exemplo, um desenvolvedor mobile pode conhecer as mesmas ferramentas que um desenvolvedor de jogos. No entanto, ele não é um desenvolvedor de jogos especificamente, e também não seria capaz de concluir o seu trabalho. Dessa forma, isso acaba por fazer uma grande diferença nos tipos de desenvolvedores.

Por outro lado, conhecer as linguagens de programação pode acabar realmente determinando qual tipo de emprego como desenvolvedor você poderá conseguir. Mas é claro que tudo irá depender da aplicabilidade do código e os conhecimentos que permitam o seu uso para a finalidade que a empresa possui.

Nesse sentido, JavaScript, Java e Python estão entre as linguagens de programação mais procuradas por gerentes de contratação ao recrutar novos desenvolvedores. Isso de acordo com uma nova pesquisa da empresa de treinamento de programadores Codin Game.

Além disso, o último relatório anual da empresa em pesquisa, com mais de 15 mil desenvolvedores e gerentes de RH em todo o mundo, revelou que seis em cada dez recrutadores veem uma forte demanda por JavaScript. Então, é preciso ficar atento à sua especialidade de codificação também.

Qual é o tipo de desenvolvedor mais procurado?

Além disso, é comum que as tendências das linguagens de programação entre os tipos de desenvolvedor sejam diferentes das tendências do mercado. Afinal, algumas tecnologias podem acabar se tornando moda dentro da comunidade de desenvolvedores, simplesmente porque são fáceis, ou mais convenientes.

Seguindo por esse assunto, as linguagens de programação são uma espécie de tendência e um tópico quase sem fim para discussão entre desenvolvedores. Então, se houver correspondência entre as necessidades do mercado e as tendências da comunidade de desenvolvedores, a popularidade irá crescer.

Esse é o caso das linguagens Go e Rust, que são cada vez mais usadas em cargos como DevOps, por exemplo. Deste modo, vamos destacar cada tipo de desenvolvedor que existe no mercado e explicar o porquê cada um é procurado.

Desenvolvedor web

Em resumo, os desenvolvedores web estão experimentando um aumento de salário graças ao aumento de demanda por essa posição, de acordo com dados fornecidos pela Information Week em 2018. Assim, o emprego dessa função deve sofrer um crescimento de 27% entre 2014 e 2024, segundo previsões do Bureau of Labor Statistics.

Portanto, nessa função como desenvolvedor web, a demanda é alta devido à responsabilidade de trabalho desta posição. Nela, indivíduos com esse título são os responsáveis por projetar o site de uma empresa e atualizá-lo conforme for necessário.

Devem fazer isso juntamente com a resolução de quaisquer problemas de codificação, além do backup de todos os dados provenientes do site, criar requisitos técnicos e componentes específicos para que tudo funcione de maneira correta. Assim, as empresas que procuram manter e atualizar um site desatualizado devem definitivamente considerar a contratação de um desenvolvedor da web.

Tipo de desenvolvedor front-end

Nos últimos anos, muitos executivos e profissionais de marketing mudaram seu foco para melhorar a experiência do usuário, ou UX, em seus sites e aplicativos. Isso ocorre devido ao rápido crescimento do público de usuários móveis e, portanto, à importância da otimização móvel e do desenvolvimento de aplicativos para o sucesso de um negócio.

Nesse sentido, uma função de desenvolvedor em demanda que se beneficiou muito com a redefinição da prioridade de UX é a aposta de desenvolvedor front-end.

Este profissional de tecnologia é o responsável por dar vida, desenvolver e aprimorar a interface do usuário e a experiência de um consumidor em sites e aplicativos. É ele também o responsável por fazer a manutenção e as atualizações que são necessárias.

Um bom UX aumenta as conversões, o tráfego para seu site, e ajuda a reduzir as despesas de marketing, entre outros benefícios. Por isso essa profissão está em alta demanda, e é um dos tipos de desenvolvedores mais procurados.

Desenvolvedor de aplicativos móveis

Eventualmente, um desenvolvedor de aplicativos móveis é outra das posições principais que encontramos em alta demanda durante a pesquisa de salários e vagas do segmento que fazemos em qualquer plataforma nos dias de hoje.

Esta posição de desenvolvedor em demanda está testemunhando um considerável aumento de salário a cada ano que passa. Isso mostra que mais empresas estão entendendo a importância de desenvolver as ofertas móveis que seus clientes desejam, além de atrair e contratar o talento interno necessário para fazer o trabalho.

Ainda assim, empresas sem um aplicativo de marca, ou sem planos de desenvolver um, correm o risco de ficar para trás dos concorrentes com essas ofertas móveis. Então, um desenvolvedor de aplicativos móveis irá ajudar a criar todos e quaisquer aplicativos móveis para o seu negócio testar a compatibilidade entre as plataformas Android e iOS. Ele também será capaz de conectar aplicativos às redes sociais.

Desenvolvedor Python

Em resumo, Python é a linguagem de programação mais recente para a qual as empresas estão se esforçando para contratar. Desse modo, Python é uma linguagem de codificação específica, que pode ser usada para uma grande variedade de aplicativos.

Com isso, sua popularidade acabou crescendo devido à estabilidade e versatilidade da linguagem, e ao fato de que os desenvolvedores podem escrever conceitos mais complexos em menos linhas de código com o Python do que com outras linguagens de programação.

No entanto, tudo dependerá de quais são as suas necessidades específicas de codificação. Desta forma, um desenvolvedor Python seria responsável por qualquer uma das seguintes tarefas:

  • Escrever código reutilizável, testável e eficiente

  • Implementar medidas de segurança e proteção de dados

  • Integrar soluções de armazenamento de dados

  • Projetar e implementar aplicativos

  • Identificar e criar soluções para aumentar a usabilidade de ofertas online e móveis

Por fim, estes são alguns dos tipos de desenvolvedores mais procurados por uma diversidade de empresas no Brasil e no exterior.

Porém, é importante lembrar-se de que, antes de mais nada, é preciso escolher uma dessas carreiras das quais se interesse genuinamente. Assim, além das expectativas do mercado, você terá a chance de se tornar um profissional requisitado dentro de sua área de atuação.

Aproveite que chegou até aqui e leia também tudo sobre Desenvolvimento Back-end.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.