Quanta ganha um profissional de Produção Cervejeira?

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound.Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias.Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online.Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

De maneira geral, o profissional de Produção Cervejeira ganha o valor respectivo ao cargo que ele ocupa em uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Todos esses fatores poderão influenciar em seu salário final, assim por dizer.

Nesse sentido, um Mestre Cervejeiro ganha em média R $4.013, segundo o site Salário.com.br, no mercado de trabalho do Brasil. Normalmente, sua jornada de trabalho envolve 43 horas semanais e suas funções podem variar bastante, tudo depende do setor ou fábrica em que se está inserido.

De modo simples, suas responsabilidades incluem priorizar ações corretivas, agir com ética profissional, elaborar manuais operacionais para treinamento, orientar a equipe para o cumprimento de normas governamentais e internas, além de possuir uma boa comunicação em equipe.

Por outro lado, um cervejeiro que trabalha apenas com a fabricação de cerveja ganha uma média de R $1.706 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada profissional de 33 horas semanais. Dentre as suas funções estão, requisitar a manutenção de máquinas e equipamentos, discriminar sabores, limpar máquinas e equipamentos, raciocinar com rapidez e saber registrar os dados dos processos de produção, na ordem da fabricação.

Por consequência, um gestor da Produção Cervejeira, é o superior responsável por uma equipe de cervejeiros, que por sua vez deve seguir orientação desse profissional a tomar as ações na fabricação de cerveja.

Para se alcançar o cargo de gestão é preciso ter uma sólida experiência e especialização em Produção Cervejeira, treinado para atuar em qualquer fase do processo produtivo, desde a produção, até que a cerveja chegue às prateleiras estabelecimentos comerciais. Assim, um gestor da Produção Cervejeira ganha uma média de R $3816, segundo o site Educa Mais Brasil e esse ramo de atuação está em expansão no mercado de trabalho.

Como se tornar um profissional de Produção Cervejeira?

Como dito anteriormente, o mestre cervejeiro são os responsáveis pela produção de chopes e cervejas, desde a seleção das matérias-primas e criação de novas receitas, até controle final de qualidade do produto pronto. Às vezes também é responsabilidade do profissional de produção Cervejeira realizar transporte até os comércios até os pontos de distribuição e comércios que vendem cerveja.

Não é necessário algum tipo de formação que tenha nível superior para se tornar um mestre cervejeiro em pequenas empresas de cerveja artesanal. Porém, o conhecimento sobre a produção da bebida e componentes de sua receita é essencial para sucesso e até mesmo efetivação em alguma grande empresa distribuidora de cerveja.

Assim, talvez um curso de gastronomia poderá te ajudar a compreender melhor as combinações de sabores e matérias-primas que podem ser agregados à fabricação da bebida. Por outra perspectiva, fazer o curso de Engenharia de Produção também irá te ajudar a entender todo o processo produtivo. O profissional então poderá realizar uma especialização na área e se tornar um verdadeiro mestre cervejeiro.

Contudo, no Brasil existe no Sul do país um curso técnico específico para essa profissão oferecido pela Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau (SC). Além de também ser oferecido por faculdades como a Anhanguera, Unopar e Pitágoras, dependendo da região onde você buscar. Além disso, esses cursos são oferecidos na modalidade de Tecnólogo com uma duração de dois anos.

Nessa linha de pensamento, um mestre cervejeiro também poderá abrir a própria indústria para a produção de cervejas artesanais criadas com base em sua própria receita. Ou então, trabalhar em grandes cervejarias, ficando responsável pelo processo produtivo, controle de qualidade e lançamento de novas fórmulas e produtos.

Como é a graduação de um profissional de Produção Cervejeira?

Em resumo, o curso de Gestão e Produção Cervejeira oferecido pelas universidades nacionais surgiu para preencher uma demanda por profissionais qualificados no mercado de trabalho cervejeiro, de modo a preparar os alunos para poderem atuar nas diferentes etapas da produção de cerveja e empreender com o ramo de cervejas artesanais.

Dessa forma, durante a graduação, o aluno aprende sobre a linha de produção das cervejarias, os equipamentos da indústria, os modelos de negócio e a das e de comercialização do produto. Normalmente, o curso possui uma duração de três a quatro semestres pode ser feito totalmente à distância Dentre as principais matérias desse tipo de especialização, você poderá encontrar as seguintes.

Matérias estudadas

  • Água e Insumos na Produção Cervejeira
  • Biossegurança
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Gerenciamento e Controle de Qualidade
  • Gestão da Produção
  • Gestão de Projetos e Eventos
  • Higiene e Microbiologia dos Alimentos
  • Malteação e Fermentação na Produção Cervejeira
  • Métodos e Técnicas de Produção Cervejeira
  • Microbiologia Básica
  • Processos de Automação Cervejeira
  • Processos de Envase e Armazenamento Cervejeiro
  • Produção Cervejeira como Modelo de Negócio
  • Química Cervejeira; Tecnologias Limpas e Tratamento de Resíduos.

Quais são as possibilidades de emprego para quem deseja trabalhar com Produção Cervejeira?

Como dito no início do texto, os cargos mais comuns são os de mestre, gestor e cervejeiro, porém também é possível trabalhar em outras áreas dentro deste mesmo setor, como fazer o trabalho de sommelier, por exemplo. Nesse sentido, um sommelier de Produção Cervejeira, pode iniciar ganhando R $1655 de salário, podendo ganhar R $2875, segundo o site Vagas.com. Em geral, o que determina valor do cargo é o porte da empresa, os anos de experiência do funcionário, com a sua bagagem de capacitações.

Em resumo, como o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, com 13,3 bilhões de litros produzidos, atrás somente da Cunha (46 bilhões) e dos Estados Unidos (22,1 bilhões), a demanda por especialistas nessa área continuará crescendo nos próximos anos. Para entender melhor um pouco mais sobre a rotina desses profissionais, destacaremos aqui algumas das possibilidades na Produção Cervejeira.

Principais cargos

  • Mestre cervejeiro: ele cuida de todo o processo produtivo de cerveja nas fábricas, desde a seleção de ingredientes necessários, até a composição dos elementos, até verificar a qualidade e o sabor final da produção.
  • Sommelier cervejeiro: este profissional entende do serviço em questão com análise sensorial dos estilos de cerveja, como servir como harmonizar a bebida com alimentos diferentes. Eles normalmente trabalham em bares, restaurantes, importadoras e distribuidoras de cervejarias, indicando e/ou vendendo cervejas.
  • Engenheiros do mercado cervejeiro: o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ressaltou como o setor de Produção Cervejeira abre o mercado para engenheiros de diferentes áreas, bem como (de Produção, Alimentos, Química, Bioquímica, Bioprocessos e Biotecnologia). Cada um trabalha em algum tipo de atuação específica no ambiente cervejeiro. Conforme a Ambev, a média salarial para um Engenheiro de Produção Cervejeira fica em torno de R $5.030.

Em suma, é possível começar a trabalhar no mercado sem nenhum tipo de qualificação prévio, atuando apenas como cervejeiro, no entanto, se você pretende evoluir na profissão e alcançar novos horizontes, é recomendado que você realize algum tipo de especialização.

O recomendado é que a especialização siga em consonância com suas habilidades, aptidões e desejos profissionais. Para que assim o exercício da profissão fique mais leve e benéfico para o profissional de Produção Cervejeira.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.