InícioDicasMercado de trabalhoQuem faz faculdade a distância consegue emprego?

Quem faz faculdade a distância consegue emprego?

Você quer fazer faculdade a distância mas ainda tem dúvidas se o diploma EAD tem o mesmo peso que o diploma do curso presencial? Então leia este texto e descubra se estudar de forma online é uma boa opção para você.

O ensino a distância (EAD) se popularizou muito na última década. Segundo o Censo da Educação Superior, existem mais de um milhão e meio de estudantes fazendo faculdade nesta modalidade atualmente.

Há vários motivos para se escolher esta modalidade de ensino. Assim, entre esses estão a comodidade de estudar em casa, a flexibilidade dos horários e as mensalidades mais acessíveis.

Contudo, também há muitas dúvidas sobre esta modalidade de ensino. E é comum que os estudantes ainda se questionem se vale a pena investir em uma faculdade a distância. Para descobrir se esta é uma boa opção para você, vamos ajudar explicando como funciona uma graduação online. Além disso, vamos abordar as vantagens dessa modalidade de ensino.

A modalidade EAD é para todos?

Sim, mas isso depende muito de cada pessoa. Fazer uma faculdade a distância pode ser uma experiência muito boa para algumas pessoas. Porém, para outras, pode não ser a melhor escolha. E isso vai depender mesmo do seu perfil como estudante e de seus objetivos pessoais e profissionais.

Para te ajudar a decidir se o EAD é para você, vamos responder neste texto a  algumas das perguntas mais comuns a respeito do ensino a distância.

Posso fazer todas as atividades a distância?

Os cursos de graduação EAD não são completamente online. E isso acontece porque o Ministério da Educação (MEC) exige a realização de algumas atividades presenciais, como provas finais, aulas práticas, estágios e etc.

Em alguns cursos, quase toda a carga horária é realizada a distância. Assim, só é necessária a presença física do aluno na universidade para as provas finais e apresentação do TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso. Já em outros cursos, há mais encontros presenciais. Isso depende de cada instituição de ensino e do curso escolhido.

Em geral, as graduações com maior carga horária de aulas em laboratório e atividades de campo exigem que o aluno vá mais vezes ao polo de apoio presencial. Essa é a modalidade chamada de semipresencial e ela está disponível nas principais faculdades que oferecem ensino a distância.

O diploma e o mercado de trabalho

Apesar de muita gente ainda achar que não, o diploma dos cursos a distância tem a mesma validade dos presenciais. Nas duas modalidades é importante que o curso seja reconhecido pelo MEC. O certificado não especifica se o aluno fez o curso de forma presencial ou a distância. E, além disso, tanto as faculdades EAD quanto as presenciais são avaliadas pelo MEC segundo os mesmos critérios e com o mesmo rigor.

Com o seu diploma reconhecido pelo MEC, você pode se candidatar a qualquer cargo que exija formação universitária, participar em concursos públicos para cargos de nível superior ou continuar seus estudos em uma pós-graduação.

EAD e presencial

Estudar de maneira remota pode ser mais cômodo, mas isso não quer dizer que seja mais fácil. O que se passa é que as modalidades de ensino exigem perfis diferentes de seus alunos. Para fazer o curso em uma faculdade EAD, você precisa ser bastante disciplinado. Portanto, é importante ter responsabilidade para cumprir os prazos e tempo disponível para estudar. O conteúdo da faculdade EAD é bastante parecido com o currículo do mesmo curso na modalidade presencial. Por isso, é bom lembrar que os cursos a distância também têm provas, trabalhos e outras atividades acadêmicas que devem ser cumpridas pelos alunos.

Estudar a distância é mais barato?

Sim, na maioria dos casos o valor da mensalidade dos cursos EAD é mais baixo do que na modalidade presencial. Além disso, estudar a distância traz uma economia de tempo e dinheiro, pois não é necessário se deslocar diariamente até a universidade. E até existe a possibilidade de não pagar nada pela graduação, pois muitas universidades públicas já oferecem cursos nesta modalidade de ensino.

Além disso, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos a pessoas de baixa renda, também oferece vagas para cursos a distância.

Características do EAD

Em geral, fazer uma faculdade a distância é uma boa opção nas seguintes situações:

  • Necessidade de conciliar trabalho e estudo – a graduação a distância é uma boa opção para quem já está no mercado de trabalho e quer alavancar a carreira com um curso superior, mas não pode abrir mão do emprego para estudar.
  • Impossibilidade de fazer curso presencial – quando há algum empecilho (vestibular concorrido, distância e etc) para se frequentar as aulas de um curso na modalidade presencial. 
  • Não há o curso escolhido próximo a onde você mora – a grande variedade de cursos é uma das vantagens do EAD. Não é necessário que você limite suas escolhas baseado nas opções de cursos presenciais próximos à sua casa.
  • É a melhor opção para seu orçamento – mesmo tendo tempo disponível para um curso em modalidade presencial, ainda é preciso considerar os custos das mensalidades, deslocamentos e alimentação.

Por isso, é muito importante que você pense bem antes de escolher entre um curso presencial ou a distância. E lembre-se que é essencial que você escolha uma faculdade que se encaixe em seus interesses, e não que apenas pareça ser mais fácil.

Onde fazer o curso a distância?

A decisão de qual curso você vai escolher é tão importante quanto decidir em qual universidade estudar. Lembre-se o que dissemos sobre o diploma obtido em um curso superior a distância valer tanto quanto o presencial. Isso desde que a faculdade seja reconhecida pelo MEC.

Para ajudar na sua busca, confira algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Nessas instituições você poderá estudar a distância e terá a segurança de que fará um bom investimento em seu futuro.

 Agora que você já sabe tudo sobre a modalidade EAD, pode tomar a melhor decisão para sua carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.