InícioGraduaçãoRepresentante de sala na faculdade: vantagens e desvantagens

Representante de sala na faculdade: vantagens e desvantagens

Assumir a posição de representante de sala na faculdade pode ser uma responsabilidade cheia de vantagens e desvantagens. E são justamente esses pontos que pretendemos apresentar a vocês neste texto. Confira!

A função de representante de sala é muito comum no ensino básico. Essa ocupação visa eleger, entre os alunos, alguém para representá-los. Seja falar em seus nomes sobre exigências, reclamações, sugestões e, até mesmo, participar de decisões da instituição.

Porém, ser um representante de sala na faculdade pode ser um pouco diferente. Isso porque os temas discutidos tendem a ser mais sérios e a diversidade encontrada é maior. Trazendo, também, maior diversidade de opiniões.

Portanto, ser um representante de sala ao longo da formação acadêmica tem suas vantagens e desvantagens. Vejamos agora os principais pontos a serem considerados na hora de tomar tal decisão.

Vantagens de ser representante de sala na faculdade

Como dissemos na introdução deste texto, ser representante de sala significa ser o porta-voz daquela pequena comunidade. Isso é ótimo para quem tem facilidade com debates e discursos, por exemplo. Mas exige que o aluno tenha alta capacidade de reflexão e capacidade de ouvir.

Vejamos algumas vantagens de assumir este cargo enquanto aluno.

Posição de destaque

O aluno que assume a responsabilidade de ser o representante de sala na faculdade, assume, também, uma posição de destaque perante seus colegas. Especialmente frente ao corpo docente da universidade.

Muitos não gostam de estar no centro das atenções dessa forma, mas outros procuram assumir posições de destaque. Além de ser visto, o aluno terá a chance de ser ouvido e de ser o responsável por levar até outros grupos da faculdade as exposições de sua turma.

Portanto, se você é um aluno que gosta e se sente bem sendo o representante, e não se importa de chamar atenção para si, essa posição é ideal. A vaga de representante de sala na faculdade oferece essa oportunidade.

Melhora em debates

O representante de sala na faculdade é o responsável por levar a opinião de seus colegas para outros profissionais. Isso pode acontecer durante eventos, assembleias, reuniões ou em momentos isolados.

Dessa forma, essa pessoa precisará, muitas vezes, debater para fazer com que suas exigências sejam atendidas. Além disso, ele precisa estar pronto para argumentar, utilizando o melhor da sua oratória e retórica.

Com o constante debate em que estará envolvido, precisará, eventualmente, aprender a ceder e abrir mão de alguns pontos. Tudo isso irá se transformar em um grande aprendizado sobre debates e discussões.

Capacidade de ouvir 

Como dissemos no início, ser um representante de sala na faculdade tem uma importante diferença para aqueles que o fazem no ensino básico. É o acesso a uma maior diversidade de opiniões e pontos de vista.

Com isso, o aluno terá que ajudar seus colegas a encontrar um meio termo que seja capaz de reunir todas as opiniões e exigências. Essa capacidade é desenvolvida constantemente ao precisar ouvir as diversas opiniões e ser obrigado a mediá-las.

Essa habilidade será extremamente importante para a carreira do aluno. Independente da graduação cursada, o mercado de trabalho valoriza pessoas que são capazes de lidar de forma positiva com diferentes opiniões.

Desvantagens de ser representante de sala na faculdade

Porém, não só de pontos positivos vive o representante de sala na faculdade. Especialmente para aquelas pessoas que ainda não sabem as responsabilidades que acompanham a função, há alguns pontos negativos no caminho.

Veja agora o lado negativo de se tornar um representante de sala.

Possíveis embates

Assim como é uma vantagem adquirir a habilidade de ouvir diversas opiniões e precisar encontrar um meio termo entre elas, justamente a necessidade de, eventualmente, ter que priorizar tal ponto ou outro, pode causar problemas.

Muitos alunos não lidam bem com suas opiniões deixadas de lado ou por perderem em uma eleição. Portanto, o aluno que se coloca como representante de sala, precisa estar preparado para enfrentar alguns embates com seus colegas.

Disponibilidade de tempo

Justamente por ser considerado o porta-voz da turma e precisar representar seus colegas em assembleias, reuniões e outros eventos, é preciso que a pessoa tenha uma certa disponibilidade de tempo.

Além dos eventos citados, o representante também precisará organizar os colegas e combinar com eles a melhor forma de discutir e conversar. Além de ter que organizar documentos, atas de reuniões e preparar seus argumentos. Ou seja, esta função ocupa uma importante carga horária.

Posição de evidência

Assim como é esperado, a posição de destaque que o representante de sala na faculdade assume pode ser positiva, mas também negativa. Especialmente se o aluno não tem interesse em assumir essa posição, seja por timidez ou por outros motivos, é indicado que ele não procure a função. 

Porém, é importante ressaltar que essa posição de evidência pode acarretar em uma necessidade maior de realizar aquilo que é esperado e de forma correta. Afinal de contas, caso um representante de sala seja pego colando ou cometendo plágio, seu nome é reconhecido por uma maior parcela do grupo docente, por exemplo.

Nestes casos, o representante de sala na faculdade precisa estar pronto para lidar com os pontos positivos e negativos que acompanham a função que foi assumida. Se você é esse aluno, esteja pronto para todos os momentos que vêm pela frente.

Funções do representante de sala na faculdade

Assim como apresentamos alguns pontos positivos e outros negativos de assumir essa responsabilidade junto aos colegas, falemos um pouco sobre suas funções. Já demos alguns spoilers no decorrer do texto, mas vamos reuni-las aqui.

O representante é a pessoa que irá levar aos coordenadores, diretores, professores e outros grupos a opinião e os argumentos dos estudantes. Portanto, algumas das suas funções são:

  • Apresentar requerimento de mudanças de prazos
  • Participar de assembleias que afetam a vida dos alunos
  • Representar seus colegas perante professores e coordenadores
  • Buscar formas de melhorar a rotina dos estudantes da instituição

É claro que essas não são as únicas funções do representante de sala na faculdade, mas ajudam a entender, de forma superficial, os caminhos a serem seguidos.

E se você gostou do nosso conteúdo, vai gostar do que preparamos sobre a função do reitor em uma faculdade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.