InícioGraduaçãoFisioterapiaSaiba tudo sobre a residência em Fisioterapia

Saiba tudo sobre a residência em Fisioterapia

A residência em Fisioterapia, uma das opções após o fim do curso, possui características próprias, o que gera dúvidas em quem deseja trabalhar na área. Portanto, veja como se tornar um residente em Fisioterapia conheça suas principais funções.

O que é a residência em Fisioterapia?

A residência em Fisioterapia é uma pós-graduação na qual o recém-formado atua na prática profissional. As especializações na área duram cerca de 2 anos.

No geral, é fácil achar programas com mais de 3.000 horas de formação, uma carga horária, inclusive, quase igual ao da própria faculdade de Fisioterapia.

O trabalho na residência é pago. Dessa forma, em média, dá para ganhar um salário de R$3.000,00. Sem dúvida, é uma boa porta de entrada para o mercado de trabalho.

Residência x estágio

A residência em Fisioterapia é diferente do estágio obrigatório. O segundo é feito ainda durante o curso. Em outras palavras, é necessário para que o aluno consiga o diploma. Já as residências só podem ser realizadas por aqueles que já terminaram a graduação.

Entenda a importância da residência em Fisioterapia

A diferença principal da residência em comparação às outras pós é o lado prático. Quem consegue uma vaga na residência, atua na profissão de modo mais direto.

As aulas teóricas, aliás, são apenas um acréscimo. Assim, veja a seguir alguns fatores que tornam a residência em Fisioterapia tão importante para o profissional recém-formado.

Networking

Aqui, dá para criar contatos profissionais por meio do networking. Com isso, ao finalizar o programa de residência, você terá conhecido várias pessoas do ramo. Logo, as chances de conseguir boas oportunidades de trabalho são bem maiores.

Ganho de experiência

A residência tem um peso dobrado. Pois, além das horas trabalhadas contarem para o certificado de pós, ainda servem para o currículo como experiência na área. Sem dúvida, isso é essencial para a conquista do primeiro emprego.

Desenvolver habilidades e competências

Na residência em Fisioterapia, dá para aliar teoria e prática. Dessa forma, o fisioterapeuta poderá fazer uso das técnicas aprendidas com mais confiança.

Isso também contará como um diferencial no currículo. Ainda mais em comparação com outras pós, que são bem mais teóricas.

Descubra se é obrigatório fazer residência em Fisioterapia

A residência não é uma obrigação, mas, sim, uma opção para o recém-formado em Fisioterapia. Além disso, é vista como um diferencial na carreira, já que não é feita por todos os novos profissionais.

Nessa profissão é mais usual procurar por oportunidades de emprego mais efetivas. Ou, então, fazer um curso de especialização mais tradicional. No entanto, a residência em Fisioterapia aborda algumas especialidades presentes na grade do curso, por exemplo:

  • Fisioterapia do Trabalho;
  • Cardiovascular;
  • Terapia Intensiva;
  • Clínica;
  • Fisioterapia em Saúde Coletiva.

O destaque da residência, sem dúvida, é a chance única de atuar sob a orientação de profissionais da área bem mais experientes. Quanto mais pronto você sair da graduação, melhor proveito você irá tirar da pós, ao ver tudo que aprendeu em teoria ser colocado em prática.

Saiba o que faz um residente em Fisioterapia

Na residência em Fisioterapia, de início, o residente fará tarefas fáceis. Aos poucos, então, essas vão se tornando mais complexas, até o fisioterapeuta atuar de forma completa na especialização escolhida.

O programa também conta com outras atividades que ajudam a desenvolver o profissional, são elas:

  • Aulas teóricas;
  • Simulações;
  • Leituras de livros técnicos;
  • Ida a hospitais;
  • Observação do trabalho de profissionais qualificados;
  • Supervisão;
  • Provas e avaliações do desempenho.

Antes de começar a residência, é bom ler o edital do programa a fim de saber mais sobre o projeto do curso. De fato, esse arquivo fica disponível no site da instituição que oferece a residência.

Entenda como se tornar um residente em Fisioterapia

A residência em Fisioterapia requer que o candidato participe de um processo seletivo, seja em provas, análise de currículo ou entrevistas.

Em geral, esse tipo de chance acontece graças a parcerias feitas entre as instituições de ensino e organizações da área de saúde. Por isso, caso você tenha interesse, procure por vagas em:

  • Hospitais públicos e privados;
  • Instituições de ensino superior com cursos na área da saúde;
  • Hospitais universitários.

As principais áreas para residência em Fisioterapia

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Esse tipo, em geral, é o mais concorrido dentre todos os programas disponíveis no país. Sem dúvida, isso acontece por conta dos hospitais, que estão preferindo profissionais que possuam o título de especialista dado pela residência. Isso porque os residentes têm uma carga horária maior, bem como mais experiência. Dessa forma, o fisioterapeuta consegue fazer parte de equipes de plantonistas em hospitais. De fato, é uma ótima chance para quem quer se empregar logo.

Fisioterapia Neurofuncional

É um segmento que precisa de muito conhecimento, esforço e trabalho. Os casos são mais delicados e evoluem devagar. No entanto, os resultados podem ser muito bons. Vale destacar que não há muitos profissionais que optam por esse tipo de residência em Fisioterapia. O motivo disso é porque é uma área um tanto recente. Então, se você decidir por ela, irá destacar com sucesso, sem dúvida.

Fisioterapia Oncológica

Quem pretende atuar nessa frente, se prepare, pois vai chamar a atenção do mercado de trabalho. Em especial dos hospitais com grandes centros de oncologia. Não há muita concorrência nessa área. Portanto, quem se especializou em Fisioterapia Oncológica ganha destaque. Assim, acaba sendo bem procurado para atuar tanto na prática quanto no setor acadêmico.

Dicas para conseguir uma vaga de residência em Fisioterapia

Agora que você já sabe tudo sobre a residência em Fisioterapia, é essencial entender quais são as boas práticas a fim de ser aprovado no processo seletivo. Confira.

Fique atento ao edital

É o edital que traz todos os detalhes e informações. Portanto, leia com atenção e anote as partes mais relevantes.

Pesquise questões de prova

Dê uma olhada nas questões de concursos públicos de Fisioterapia. Estudar o máximo de perguntas possíveis é uma forma de treinar os conteúdos.

Melhore o currículo

Use um bom modelo e atualize alguns dados, caso necessário. É importante que o currículo contenha todos os seus cursos.

A partir disso é só escolher o caminho que você quer seguir e investir com foco e dedicação na carreira dos seus sonhos. Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.