InícioGraduaçãoUm breve panorama do ensino superior atual no Brasil

Um breve panorama do ensino superior atual no Brasil

De maneira geral, o panorama atual do ensino superior no Brasil ainda não é perfeito, mas caminha para sua evolução. Contudo, apesar do aumento de políticas de inclusão, ainda se encontra restrito a uma pequena parcela da população.

Consequentemente, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano de 2019, apenas 20% da população entre 25 e 34 anos possuía um diploma de nível superior no Brasil. De acordo com o mesmo estudo, 40% dos ingressantes em universidades no mesmo ano pertenciam aos 20% da população com maior poder econômico.

Por outro lado, segundo a última pesquisa da Associação Brasileira de Estágios (Abres), em 2021, em torno de 686 mil pessoas no Brasil possuem ensino superior. Assim, é possível notar que não é um grande número em relação à população brasileira. Ou mesmo em comparação com a capacitação dos cidadãos de países mais desenvolvidos.

Consequentemente, descrever um panorama do ensino superior no Brasil não é uma tarefa muito fácil. Isso se deve à sua complexidade e estrutura de organização diversa. Sendo assim, é preciso compreender o contexto educacional brasileiro. Assim, de maneira a sempre pensar nas ordens econômica, social e cultural.

Ainda assim, o ensino superior surgiu no Brasil relativamente tarde, apenas no começo do século XIX. Apareceu com a finalidade de formar as elites, que anteriormente buscavam educação superior apenas em faculdades europeias.

Logo, as faculdades de ensino superior do Brasil, sejam elas públicas ou privadas, ainda possuem enormes diferenças em termos históricos em relação a outros lugares. Porém, essas instituições acabam refletindo as demandas do mercado de seu tempo. Essas, por sua vez, são importantes para sua época.

Qual a qualidade do ensino superior no Brasil?

Antes de mais nada, para abordar a qualidade no panorama do ensino superior no Brasil, é necessário levar em consideração o contingente estudantil como um todo. De acordo com um estudo do Núcleo de Estudos do Ensino Superior, apenas entre 1960 e 1975, o contingente estudantil superior brasileiro se multiplicou por 10.

Ou seja, o número de alunos passou de 93.200 alunos, que frequentavam 260 instituições de ensino superior em 1960, para 951.300 estudantes matriculados em 848 escolas superiores em 1975.

O Brasil é hoje uma das grandes economias mundiais, com dimensões e proporções continentais. Em outras palavras, sua expansão territorial equivale a 8,5 milhões de metros quadrados, com uma população que ultrapassa os 200 milhões.

Nesse sentido, são inseridos os mais diversos tipos de instituições de ensino superior. Essas buscam compor um sistema que é complexo, diversificado e se encontra em constante transformação.

Além disso, é importante lembrar que é muito comum acontecer confusão na questão da nomenclatura das instituições de ensino superior brasileiras. Visto que as definições nem sempre dão conta da missão e do caráter das mesmas. E, principalmente, porque nem todas são necessariamente universidades.

No geral, existem três indicadores que permitem que você tenha melhor noção a respeito da qualidade de uma instituição de ensino superior. Então, é recomendado ficar atento juntamente às siglas: ENADE, CPC e IGC. Logo, no portal conhecido como e-MEC, é possível consultar o desempenho das instituições e de cada um de seus cursos.

Por outro lado, também existem os conhecidos rankings de universidades, que procuram enumerar e classificar as melhores faculdades do Brasil em determinadas posições.

Quem regulamenta o ensino superior no Brasil?

Inicialmente, o Ministério da Educação regulamenta o ensino superior por meio de um moderno sistema eletrônico criado para acompanhar todos os processos. Como citado anteriormente, o e-MEC é um programa de gerenciamento de todos os pedidos de credenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES).

O mesmo é o responsável pela autorização, reconhecimento, renovação e reconhecimento de recursos. Dessa forma, caso você esteja interessado em alguma instituição de ensino superior, é altamente recomendado que você confira se ela é autorizada pelo MEC. Além de verificar quais são as suas qualificações e classificações de notas.

De maneira natural e intuitiva, o sistema busca tornar os processos mais rápidos, eficientes e integrados, protocolando processos seletivos oficiais, baseados em atos regulatórios. Além do mais, o sistema permite que os trâmites sejam acompanhados de forma totalmente eletrônica, algo essencial se baseando nas questões atuais.

Como é a estrutura das instituições de ensino superior brasileiras?

De modo geral, para conhecer as características administrativas e acadêmicas do ensino superior no Brasil, é necessário também analisar as atividades de formação oferecidas pelas instituições.

Então, o sistema foi expandido e possibilitou que uma população pudesse ter novas oportunidades de acesso. De modo a ampliar a diversificação das modalidades de cursos oferecidos.

Ademais, essa diversificação também possibilitou maior flexibilização dos currículos mínimos e implantação de novas diretrizes curriculares. Ou seja, os alunos podem optar por cursos técnicos, tecnólogos, sequenciais e educação continuada. Além dos cursos de especialização, cursos de pós-graduação, entre outros.

Ao mesmo tempo, a maioria das instituições oferecem cursos de graduação abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio. Assim, os alunos que finalizam os estudos em nível de graduação costumam receber diplomas em bacharelado ou licenciatura.

Isso ocorre juntamente com a disponibilização de cursos de extensão, aos quais não são exigidos pré-requisitos para o ingresso. Em contrapartida, há alguns cursos de caráter especial quando solicitados pela universidade por alguma razão institucional específica.

Pós-graduação

Em seguida, o assunto é o ensino superior em nível de pós-graduação no Brasil. Assim, as instituições oferecem uma diversificada gama de opções. E também são considerados os cursos mais desenvolvidos por universidades e instituições de ensino superior nos países da América Latina.

Nessa perspectiva, na pós-graduação, é bom lembrar que diferentes níveis de estudos podem ser realizados. De forma que os estudantes possam optar pela realização de cursos de especialização, mestrado profissional, acadêmico e doutorados.

Por fim, o panorama do ensino superior brasileiro é a variedade de cursos ofertados. Com um destaque para o Curso Superior Tecnológico, devido ao seu menor período de aplicação e direcionamento mais prático.

Gostou do nosso conteúdo? Então confira mais um conteúdo relacionado dentro do blog: “É obrigatório fazer ENEM?”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.