Vestibular de Odontologia: 10 dicas para se preparar

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by Evelina Zhu from Pexels

Se você está prestes a ingressar no ensino superior, a preparação é parte essencial para você conseguir passar no vestibular de Odontologia.

Pensando em te ajudar durante esse processo, nós separamos algumas dicas para você direcionar seu estudo e se organizar para conquistar sua vaga em um dos cursos mais concorridos do país.

Porém, antes de começar a se preparar para as provas, é essencial que você entenda mais sobre o curso de Odontologia e, além disso, entenda qual o perfil ideal para essa profissão. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Em dúvida sobre optar por graduação ou curso técnico?

Faça o teste e descubra qual a melhor opção para você

O que você precisa saber sobre o curso de Odontologia?

O curso de Odontologia é do tipo bacharelado e tem duração média de 5 anos. Nas diversas faculdades do país que disponibilizam esse curso, a modalidade da graduação é presencial. 

Entre as principais matérias tratadas no curso, destaca a disciplina de Ciências Biológicas. Além disso, para conclusão da graduação é obrigatória a realização de um estágio curricular e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Após saber quais as características do curso de Odontologia, o próximo passo é iniciar sua preparação para o vestibular.

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Saiba como se preparar para o vestibular de Odontologia

O primeiro passo com certeza é decidir se você quer mesmo seguir nessa carreira. Se você já tomou essa decisão, a próxima etapa é iniciar seus estudos. Por isso, essas dicas vão te ajudar a organizar seus estudos e a otimizar seus resultados durante a preparação.

1- Divida seu cronograma de estudos

Aliada a sua dedicação, a organização é um fator essencial para garantir um bom desempenho durante sua preparação para o vestibular de Odontologia. 

Por isso, divida as diferentes disciplinas entre os dias da semana, de modo a organizá-las em grupos relacionados. Isto é, você pode separá-la, por exemplo, entre as Ciências Exatas e as Ciências Humanas. Além disso, uma boa dica é separar seu tempo de estudo entre a parte teórica e a resolução de exercícios.

Vai fazer vestibular para Odontologia?

Descubra se você sabe tudo sobre o curso

2- Entenda como funciona o Enem

Através da nota do Enem, diversas faculdades admitem o ingresso no ensino superior. Sendo assim, é essencial que você esteja ambientado à prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Essa pode ser uma maneira de conseguir entrar em faculdades públicas, quanto em instituições particulares. Dependendo da sua pontuação no Enem, também é possível conseguir bolsas de estudo em faculdades pagas.

3- Saiba quais são os temas recorrentes das provas

Alguns temas podem ser recorrentes nos vestibulares de Odontologia, assim como nas provas de qualquer outro curso. Sendo assim, é importante que você esteja bem atento às matérias com mais probabilidade de serem cobradas durante o processo seletivo.

Por isso, é interessante que você utilize a internet a seu favor e pesquise sobre os temas que você mais precisa se atentar durante a preparação para o vestibular de Odontologia.

4- Estude com provas de anos anteriores

Além de ser um método efetivo para simular uma situação real de um vestibular, as provas de anos anteriores trazem um modelo que pode ser muito útil para você entender como funciona a elaboração das questões e saber quais os temas mais tratados no vestibular de Odontologia.

Dessa forma, você pode cronometrar a realização desses simulados e usá-los para mensurar seu desempenho durante a preparação.

5- Entenda o peso de cada matéria para o vestibular de Odontologia

Como já citado, grande parte do curso de Odontologia tem o foco nas Ciências Biológicas, assim como em Ciências da Natureza, como Química e Física. 

Não deixe de estudar todas as disciplinas aprendidas durante o ensino médio. Porém, é importante que você saiba que diversas instituições consideram um peso maior para as matérias voltadas para a Ciência da Natureza na hora de avaliar sua nota final do vestibular de Odontologia.

6- Procure um grupo de estudos

Encontrar um grupo de estudos pode ser uma ótima maneira de auxiliar seu aprendizado. Para se preparar para o vestibular de Odontologia, pode ser muito mais tranquilo e leve estudar com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que você.

Além disso, ter um grupo de estudos pode ser muito benéfico para visualizarmos diferentes pontos sobre um determinado assunto. Dessa maneira, o aprendizado tende a ser muito mais completo e diversificado.

7- Pense também nas faculdades particulares

Se você pensa que apenas as faculdades públicas valem a pena, tire essa ideia da sua cabeça. O curso de Odontologia está disponível em diversas faculdades particulares reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 

Você também pode concorrer a bolsas de estudo dentro dessas faculdades, caso atenda aos requisitos necessários para ser beneficiado pelos programas de descontos.

8- Treine bastante redação

Apesar do foco do curso ser nas Ciências Naturais, a redação é um ponto essencial para garantir sua aprovação no vestibular de Odontologia. Por isso, é importante que você esteja ligado aos temas sociais da atualidade e treine bastante sua produção textual.

Lembre-se: a nota da redação tem um peso muito grande na pontuação final da maior parte dos vestibulares.

9- Saiba como funcionam os programas de Bolsas de Estudo

Apesar de ter uma questão financeira envolvida, as faculdades particulares possuem diversos programas de bolsa de estudo para estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades. 

Além da possibilidade de conseguir descontos na própria instituição de ensino, você também pode concorrer a bolsas de estudo através de programas de iniciativa do governo.

Alguns desses programas, como o Fies, oferecem o auxílio como financiamento estudantil, que funciona como um empréstimo para o aluno. Porém, outros programas, como ProUni, oferecem bolsas de estudo parciais ou integrais, sem nenhum custo adicional para o aluno.

10- Se prepare psicologicamente para a prova

Além de estar com os estudos em dia, é muito importante que você esteja bem confiante e calmo na hora da prova.

Para conseguir sua aprovação no vestibular de Odontologia, primeiramente você deve confiar no seu potencial. Se você se dedicou durante toda a preparação, respire fundo antes da prova e pense que você fez o possível para conseguir sua tão sonhada vaga.

Por fim, é válido ressaltarmos que essas dicas servem para te ajudar na hora dos estudos e não devem ser consideradas como uma regra para conquistar sua aprovação. É importante também que você conheça seu perfil e entenda qual é o melhor método para se preparar na prática.

Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando mais publicações sobre o curso de Odontologia.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.