InícioDicasEstudosVestibular online da Fama: como se inscrever?

Vestibular online da Fama: como se inscrever?

As provas online não são apenas um reflexo da pandemia. Também podem ser vistas como uma futura tendência para todas as faculdades brasileiras.

Pensando nisso, a Fama adotou o sistema de vestibular online a fim de facilitar ainda mais o ingresso no ensino superior. As provas digitais servem tanto para cursos presenciais quanto para cursos a distância.

Mas se você ainda não conhece esse novo método de aplicação de provas, não se preocupe porque explicaremos tudo neste post!

O que é o vestibular online?

A estrutura do exame é semelhante às provas presenciais, porém, o candidato pode realizar a avaliação via internet, sem sair de casa! Essa é a principal característica do vestibular online da Fama: a facilidade em ter um espaço próprio para a realização da prova.

Apesar de ser uma nova modalidade de aplicação de provas, o método não se diferencia muito dos exames tradicionais, apenas traz mais vantagens para os participantes e para a própria instituição. 

Como fazer minha inscrição?

A inscrição é feita através do site da Fama e o candidato tem a opção de escolher entre o vestibular online e a prova presencial tradicional ou agendada. Também há a opção pela utilização da nota do Exame  Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso na faculdade. 

Após selecionar a modalidade de prova online, o link da avaliação já estará disponível ao estudante. Há também a opção pela realização do teste em outro momento. Basta acessar a área do candidato por meio do CPF e seguir as instruções para realizar a prova. 

O que mais é necessário para a realização da prova online?

Tudo o que você precisa para realizar a prova online é ter um dispositivo com acesso à internet e reservar um tempo para a realização do teste.

Mas, para que a avaliação seja íntegra e não haja fraudes, algumas regras são adotadas pela faculdade e precisam ser seguidas rigorosamente pelo participante. Confira abaixo as regras e orientações:

  • Verifique anteriormente a sua conexão com a internet;
  • O tempo máximo de prova é de 60 minutos;
  • Não é permitido alterar as abas do navegador – tal ato resulta no fechamento automático da avaliação;  
  • Todos os candidatos possuem 5 tentativas para realizar o exame;
  • A cada tentativa os temas da prova são modificados;
  • Não é possível reiniciar ou pausar a avaliação após o início da mesma.

Para mais, é essencial que o estudante esteja antenado ao edital do curso escolhido! Assim, você fica ligado em todas as matérias pertinentes à avaliação e no peso de cada uma delas para o resultado final do processo seletivo. 

Quais as vantagens das provas digitais?

Além de ser muito prático para a aplicação de inúmeras avaliações simultâneas, o vestibular online é uma maneira de economizar tempo. A avaliação digital permite que os estudantes não precisem se deslocar até a unidade de ensino no momento de realização do teste.

Outra grande vantagem é a possibilidade de criar um ambiente particular para realização da prova, sem interferências externas. Isso é uma ótima alternativa para garantir maior concentração por parte do candidato.

Prevenção de atrasos para a realização da prova

Com as provas online, é você quem decide o melhor horário para realizar a avaliação sem se preocupar em comparecer a uma unidade para participar do exame.

Questões interativas

O vestibular online permite a aplicação de questões interativas, que facilitam o entendimento do candidato e tornam o processo mais leve e divertido.

Correção eficiente e resultados mais rápidos

As provas são corrigidas por uma banca especializada, formada por tutores da Fama. Além disso, os resultados são divulgados em um prazo de 2 a 4 dias após a entrega das respostas. 

Dessa forma, o estudante pode conferir as informações na área do candidato. E, caso tenha sido selecionado, já pode dar continuidade ao processo com a solicitação de matrícula. 

Como se preparar para o vestibular online da Fama?

As provas online são como qualquer outra avaliação e exigem comprometimento por parte do candidato. Por isso, algumas dicas podem auxiliar na capacitação para ingresso no ensino superior. Veja algumas abaixo:

  • Estude com sabedoria e crie uma rotina própria: cabe a você criar um cronograma de estudos e se atentar às disciplinas nas quais você possui mais dificuldade de aprendizado. Não deixe de verificar todas as matérias pertinentes ao vestibular e ao curso escolhido;
  • Dê valor ao descanso e à sua saúde mental: além de se preparar estudando, é essencial se preparar psicologicamente e estar confortável para a realização do exame. Por isso, separe um tempo para sua diversão e também para o seu descanso; 
  • Entenda como funciona a prova: realize simulados e teste seu conhecimento a partir de avaliações que se assemelham à prova oficial.

A partir desses passos, você terá mais confiança e o preparo necessário para se dar bem no processo seletivo. E, antes da prova, se atente também a:

  • Testar seu equipamento e sua conexão com a internet: é importante que seu dispositivo tenha um bom funcionamento para que não haja problemas durante a realização da prova;
  • Reserve um espaço aconchegante: pegue uma boa cadeira, sente-se de maneira confortável e tente se livrar de distrações externas;
  • Leia as instruções com atenção e calma: é essencial estar ligado às especificações da prova e às regras para realização do exame antes de iniciá-lo.

Outras dicas para a hora da prova

A calma sempre é aliada de bons resultados, principalmente quando pensamos em um processo seletivo. Por isso, é importante estar atento a todas as questões.

Se precisar, reserve um tempo para respirar antes de voltar a fazer a avaliação. Outra dica é manter um lanche leve e uma garrafa de água por perto, caso você tenha fome ou sede. 

E lembre-se: a interpretação das questões depende de uma boa leitura e da análise dos dados apresentados. Sendo assim, é recomendado iniciar sua avaliação por matérias com as quais você tem mais familiaridade.

Inscreva-se agora mesmo no vestibular online da Fama

Para se inscrever e já realizar sua avaliação é muito rápido. Assim, você não perde mais tempo e inicia agora mesmo sua jornada rumo ao ensino superior! Tudo isso é pensado para dar mais acessibilidade aos estudantes e preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando e tire suas dúvidas nos comentários!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.