Vestibular online da Fama: como se inscrever?

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by Liza Summer from Pexels

As provas online não são apenas um reflexo da pandemia. Também podem ser vistas como uma futura tendência para todas as faculdades brasileiras.

Pensando nisso, a Fama adotou o sistema de vestibular online a fim de facilitar ainda mais o ingresso no ensino superior. As provas digitais servem tanto para cursos presenciais quanto para cursos a distância.

Mas se você ainda não conhece esse novo método de aplicação de provas, não se preocupe porque explicaremos tudo neste post!

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

O que é o vestibular online?

A estrutura do exame é semelhante às provas presenciais, porém, o candidato pode realizar a avaliação via internet, sem sair de casa! Essa é a principal característica do vestibular online da Fama: a facilidade em ter um espaço próprio para a realização da prova.

Apesar de ser uma nova modalidade de aplicação de provas, o método não se diferencia muito dos exames tradicionais, apenas traz mais vantagens para os participantes e para a própria instituição. 

Como fazer minha inscrição?

A inscrição é feita através do site da Fama e o candidato tem a opção de escolher entre o vestibular online e a prova presencial tradicional ou agendada. Também há a opção pela utilização da nota do Exame  Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso na faculdade. 

Você sabe qual área da Fisioterapia mais combina com você?

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

Após selecionar a modalidade de prova online, o link da avaliação já estará disponível ao estudante. Há também a opção pela realização do teste em outro momento. Basta acessar a área do candidato por meio do CPF e seguir as instruções para realizar a prova. 

O que mais é necessário para a realização da prova online?

Tudo o que você precisa para realizar a prova online é ter um dispositivo com acesso à internet e reservar um tempo para a realização do teste.

Mas, para que a avaliação seja íntegra e não haja fraudes, algumas regras são adotadas pela faculdade e precisam ser seguidas rigorosamente pelo participante. Confira abaixo as regras e orientações:

Vai fazer vestibular para Odontologia?

Descubra se você sabe tudo sobre o curso

  • Verifique anteriormente a sua conexão com a internet;
  • O tempo máximo de prova é de 60 minutos;
  • Não é permitido alterar as abas do navegador – tal ato resulta no fechamento automático da avaliação;  
  • Todos os candidatos possuem 5 tentativas para realizar o exame;
  • A cada tentativa os temas da prova são modificados;
  • Não é possível reiniciar ou pausar a avaliação após o início da mesma.

Para mais, é essencial que o estudante esteja antenado ao edital do curso escolhido! Assim, você fica ligado em todas as matérias pertinentes à avaliação e no peso de cada uma delas para o resultado final do processo seletivo. 

Quais as vantagens das provas digitais?

Além de ser muito prático para a aplicação de inúmeras avaliações simultâneas, o vestibular online é uma maneira de economizar tempo. A avaliação digital permite que os estudantes não precisem se deslocar até a unidade de ensino no momento de realização do teste.

Outra grande vantagem é a possibilidade de criar um ambiente particular para realização da prova, sem interferências externas. Isso é uma ótima alternativa para garantir maior concentração por parte do candidato.

Vai fazer vestibular para Direito? 

 

Confira aqui se você tem o perfil dos estudantes e profissionais da área

Prevenção de atrasos para a realização da prova

Com as provas online, é você quem decide o melhor horário para realizar a avaliação sem se preocupar em comparecer a uma unidade para participar do exame.

Questões interativas

O vestibular online permite a aplicação de questões interativas, que facilitam o entendimento do candidato e tornam o processo mais leve e divertido.

Correção eficiente e resultados mais rápidos

As provas são corrigidas por uma banca especializada, formada por tutores da Fama. Além disso, os resultados são divulgados em um prazo de 2 a 4 dias após a entrega das respostas. 

Já pensou em empreender?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil de empreendedor

Dessa forma, o estudante pode conferir as informações na área do candidato. E, caso tenha sido selecionado, já pode dar continuidade ao processo com a solicitação de matrícula. 

Como se preparar para o vestibular online da Fama?

As provas online são como qualquer outra avaliação e exigem comprometimento por parte do candidato. Por isso, algumas dicas podem auxiliar na capacitação para ingresso no ensino superior. Veja algumas abaixo:

  • Estude com sabedoria e crie uma rotina própria: cabe a você criar um cronograma de estudos e se atentar às disciplinas nas quais você possui mais dificuldade de aprendizado. Não deixe de verificar todas as matérias pertinentes ao vestibular e ao curso escolhido;
  • Dê valor ao descanso e à sua saúde mental: além de se preparar estudando, é essencial se preparar psicologicamente e estar confortável para a realização do exame. Por isso, separe um tempo para sua diversão e também para o seu descanso; 
  • Entenda como funciona a prova: realize simulados e teste seu conhecimento a partir de avaliações que se assemelham à prova oficial.

A partir desses passos, você terá mais confiança e o preparo necessário para se dar bem no processo seletivo. E, antes da prova, se atente também a:

Você sabe qual área da Farmácia mais combina com você?

Preparamos um teste especial para você conhecer seu perfil

  • Testar seu equipamento e sua conexão com a internet: é importante que seu dispositivo tenha um bom funcionamento para que não haja problemas durante a realização da prova;
  • Reserve um espaço aconchegante: pegue uma boa cadeira, sente-se de maneira confortável e tente se livrar de distrações externas;
  • Leia as instruções com atenção e calma: é essencial estar ligado às especificações da prova e às regras para realização do exame antes de iniciá-lo.

Outras dicas para a hora da prova

A calma sempre é aliada de bons resultados, principalmente quando pensamos em um processo seletivo. Por isso, é importante estar atento a todas as questões.

Se precisar, reserve um tempo para respirar antes de voltar a fazer a avaliação. Outra dica é manter um lanche leve e uma garrafa de água por perto, caso você tenha fome ou sede. 

E lembre-se: a interpretação das questões depende de uma boa leitura e da análise dos dados apresentados. Sendo assim, é recomendado iniciar sua avaliação por matérias com as quais você tem mais familiaridade.

Está pensando em prestar vestibular para Engenharia de Produção?

Faça o teste e descubra se o curso combina com você

Inscreva-se agora mesmo no vestibular online da Fama

Para se inscrever e já realizar sua avaliação é muito rápido. Assim, você não perde mais tempo e inicia agora mesmo sua jornada rumo ao ensino superior! Tudo isso é pensado para dar mais acessibilidade aos estudantes e preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando e tire suas dúvidas nos comentários!

 

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.