InícioDicasEstudosVestibular online da Unopar: saiba como funciona

Vestibular online da Unopar: saiba como funciona

Que tal conhecer o vestibular online? Se está pensando em ingressar no ensino superior e ainda não sabe como funcionam as provas digitais, não se preocupe que explicaremos tudo que você precisa saber antes de se inscrever no processo seletivo, e com isso poderá prestar o vestibular online em diversas faculdades, incluindo a Unopar.

Além de garantir mais facilidade aos participantes, as provas online são uma tendência para o futuro das universidades. Fique ligado nessa publicação para entender como funciona essa modalidade de vestibular e ver todas as vantagens de optar pelas provas online!

Qual a principal característica do vestibular online?

O vestibular online da Unopar possibilita que os alunos não precisem se deslocar até a unidade de ensino mais próxima e realizem a prova via internet. A principal diferença para o método tradicional é essa, a praticidade de realizar o processo seletivo no conforto de casa e apenas com o auxílio de um dispositivo com acesso à internet.

Como realizar minha inscrição no vestibular online da Unopar?

A inscrição pode ser feita através do Portal Vestibulares, assim como para o vestibular tradicional. Para ter acesso à essa área basta fazer o cadastro utilizando seu CPF.

Dessa forma, o usuário acessa o portal e preenche todas as informações sobre o nome do curso de escolha, o tipo de prova que pretende realizar, seja ela presencial ou online e também a modalidade do curso (presencial, semipresencial ou EAD).

Após feita a inscrição, o link para realização da prova já estará  disponível, porém o candidato pode optar por realizar a prova em outro momento. Para isso, basta acessar a área do candidato e seguir todas as instruções.

Quais as vantagens da prova online em relação ao método tradicional?

Se você é ligado à internet já vai entender as facilidades de realizar uma prova via internet. Além de ser uma inovação para as faculdades, a prova online pretende ampliar o acesso ao ensino superior de qualidade!

Apesar de manter uma estrutura semelhante à das provas presenciais, a prova digital é uma opção econômica e versátil para a faculdade. Por isso, separamos algumas das vantagens dessa modalidade de processo seletivo. Veja abaixo:

  • Mais economia: além de não precisar que os alunos se desloquem até a faculdade para realizar o exame, as provas digitais também permitem ampliação do número de provas disponibilizadas pela faculdade;
  • Otimização do tempo: com a praticidade de responder às questões via internet, a prova digital otimiza o tempo do candidato;
  • Escolha o melhor momento: uma grande vantagem é você poder escolher o melhor momento para realização da prova;
  • Questões dinâmicas: a prova digital permite a inserção de questões interativas e dá mais dinamismo à avaliação;
  • Mais concentração e tranquilidade: você pode reservar um espaço confortável e livre de interferências externas para realizar a prova;
  • Resultados mais rápidos: a correção é feita rapidamente por uma equipe de tutores da Unopar.

Quais as principais instruções para o vestibular online da Unopar?

É evidente que, para que a prova seja aplicada de forma segura e sem que haja fraude, há algumas regras e instruções para o candidato. A seguir você verá todas as orientações para a realização do  vestibular online, por isso é importante ler com bastante atenção! Confira:

  • Cada candidato possui até 5 tentativas para realizar a prova;
  • A cada tentativa as questões da prova variam;
  • Não é possível reiniciar ou pausar a prova após iniciá-la;
  • O tempo máximo para realizar a prova é de 60 minutos;
  • Após bater 1 hora de prova no cronômetro, a avaliação se encerra automaticamente;
  • A prova se fecha automaticamente, caso você tente alterar as abas do seu navegador;
  • Não é possível copiar e colar conteúdos.
  • Para realizar a prova, basta ter um dispositivo com acesso à internet.

Assim, você pode perceber que assim como o vestibular presencial, as provas online também seguem um padrão rigoroso de fiscalização. Por isso, é importante que você siga todas as instruções para participar do processo seletivo, a fim de evitar problemas.

E como sei meus resultados?

As provas digitais são corrigidas por uma banca de tutores da Unopar e os resultados ficam disponíveis na área do candidato, após um período de 2 a 4 dias da entrega das respostas.

Depois de verificar sua nota, o candidato já pode dar continuidade com sua solicitação de matrícula, pelo mesmo portal.

Como me preparar para o vestibular online?

Da mesma maneira que você precisa se preparar para os vestibulares presenciais. Logo, primeiro é essencial dedicação e bastante estudo! 

É essencial que você esteja antenado nas informações pertinentes ao seu curso de desejo. Sendo assim, sempre verifique o edital do curso e fique por dentro das disciplinas tratadas na prova e o peso de cada uma delas.

Crie um cronograma de estudos dividido e dedique-se em realizar simulados e outros exercícios práticos para testar seus conhecimentos. Assim, fica mais fácil de você mensurar o desenvolvimento do seu aprendizado e de definir suas metas de estudo.

Mas não perca a noção do tempo de estudo! É importante que você se comprometa a ter uma rotina de estudos, porém é indispensável também que você tire seus momentos de lazer e descanso.

E na hora da prova?

A principal dica para a realização da prova, é que você reserve um espaço aconchegante e silencioso, para poder se concentrar e realizar a avaliação com mais atenção. Além disso, é importante que você teste sua conexão com a internet, antes do início do exame.

Certifique-se de qual é o melhor momento mais adequado para você dedicar inteiramente ao processo seletivo, de forma que não precise interromper a realização da prova. E, para facilitar ainda mais, separe uma garrafa d’água e um lanche leve!

Outras formas de ingressar na Unopar

Além do vestibular presencial e da prova digital, há outras formas de ingressar na Unopar, tudo pensado para dar mais acessibilidade ao ensino superior. Veja todas as maneiras de garantir sua vaga na faculdade:

Lembre-se de acessar as informações sobre cada forma de ingresso e verifique as especificações de cada uma delas antes de realizar sua inscrição! Conseguiu entender como funcionam as provas online da Unopar? Caso ainda tenha dúvidas, deixe nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.