Vestibular para Engenharia Civil: como funciona?

Lygia Barsotti
Jornalista e produtora de conteúdo com13 anos de experiência. Passou pela TV Cultura e por empresas dos segmentos de saúde, educação e bebidas.
1

Crédito: Photo by cottonbro from Pexels

Você pesquisou sobre o curso, pensou bem e decidiu que vai prestar vestibular para Engenharia Civil. Agora, começa uma etapa essencial: a preparação.

Afinal, o vestibular para Engenharia Civil é bastante disputado. Na edição 2021 do vestibular da USP, por exemplo, o curso foi o quarto mais procurado pelos candidatos.

Confira nossas dicas para se organizar nesse processo e conquistar sua vaga na faculdade.

Inscrição

Pode parecer algo óbvio, mas muitos candidatos queimam a largada quando perdem o prazo de inscrição para o vestibular.

Já imaginou ter de esperar mais um semestre ou até um ano inteiro para conseguir prestar novamente o vestibular para Engenharia Civil?

Para não cometer esse erro, faça um calendário dos vestibulares de todas as faculdades que você escolheu. Entre nos sites de cada uma e confira as datas e horários das provas.

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Também veja se há a cobrança de taxa de inscrição, valor e prazo para pagamento.

Facilite sua busca por um vestibular para Engenharia Civil

Como as faculdades têm regras diferentes para o vestibular, o processo de inscrição em cada uma delas pode ser um pouco demorado.

Para facilitar essa etapa, no nosso site você pode fazer tanto a inscrição quanto a prova on-line do vestibular para Engenharia Civil.  São diversas faculdades participantes. Veja como é simples:

Em dúvida sobre optar por graduação ou curso técnico?

Faça o teste e descubra qual a melhor opção para você

  1. Digite o curso desejado no campo indicado
  2. Escolha a faculdade (ou deixe esse campo vazio caso queira ver todas as opções)
  3. Escolha a modalidade do curso (no caso de Engenharia Civil, pode ser presencial ou semipresencial)
  4. Clique em Buscar opções de cursos
  5. Escolha o curso desejado e clique em Eu quero
  6. Escolha o período das aulas (matutino ou noturno)
  7. Pronto! Agora é só clicar em Fazer minha inscrição e criar o seu cadastro

Com o cadastro você terá acesso à nossa plataforma e poderá fazer o seu vestibular on-line de casa ou de qualquer lugar.

Nota de corte

Outra informação muito importante é a nota de corte do vestibular para Engenharia Civil. Ela varia entre as instituições de acordo com a relação candidato/vaga.

Pesquise edições de vestibulares anteriores e conheça a pontuação mínima exigida pelas faculdades de sua preferência.

Você sabe qual área da Engenharia Civil mais combina com você?

 

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

 

Dessa forma, você cria um plano de estudos já sabendo a pontuação que deverá atingir.

Vestibular para Engenharia Civil: plano de estudos

Se você escolheu prestar vestibular para Engenharia Civil já sabe que a área de exatas é a base dessa carreira.

Entre as matérias que você vai estudar na faculdade estão Matemática, Física e Química. Portanto, os cálculos e fórmulas vão ser comuns na sua rotina como estudante de Engenharia Civil.

Sendo assim, além de pegar firme nas disciplinas de exatas para o vestibular, veja outras dicas para montar um plano de estudos bem direcionado.

  • Foque nas matérias em que você tem mais dificuldade
  • Esteja bem informado sobre o que acontece no mundo. As atualidades são temas para as questões das provas e também para a redação
  • Aproveite a Internet: existem conteúdos e videoaulas sobre os mais variados assuntos
  • Consulte provas anteriores das faculdades de sua preferência para conhecer a estrutura de avaliação e as matérias pedidas
  • Procure por provas antigas corrigidas e comentadas

Não deixe a Língua Portuguesa de lado

Lembre-se de que a prova do vestibular tem o objetivo de avaliar o seu conhecimento como um todo, não apenas aquele necessário a uma determinada profissão.

Assim, mesmo que você tenha escolhido a faculdade de Engenharia Civil, não pode deixar de lado a nossa boa e velha Língua Portuguesa.

Portanto, leia livros, jornais e revistas. Exercitar sua habilidade de compreender e interpretar textos vai ser muito útil na hora de identificar as pegadinhas escondidas nos enunciados das questões.

No Enem, uma boa pontuação na redação é fundamental para aumentar suas chances de conseguir uma vaga na faculdade.

Não zerar na redação do Enem, aliás, é critério determinante para quem pretende concorrer a uma bolsa de estudos ou financiamento pelo governo federal, como o Fies ou o ProUni.

Dicas para uma redação nota 10

Estudar gramática e ortografia é essencial. Porém, uma boa redação vai além do uso correto de crases, vírgulas ou de um vocabulário rebuscado.

Abaixo, reunimos alguns pontos importantes e que fazem toda diferença para uma redação nota 10.

  1. Atenção ao tema. De nada adianta dominar a norma culta da Língua Portuguesa se seu texto não tiver relação com o tema pedido. Não atender a esse requisito é motivo para zerar na redação.
  2. Construa uma boa argumentação. Exponha seu ponto de vista e defenda-o usando dados, números e outras informações relevantes.
  3. Seja conciso. “Dar voltas” ou escrever frases muito longas torna o raciocínio confuso. Descreva de modo objetivo seus argumentos e conclusões.
  4. Tenha repertório sociocultural. Isso significa ler, ver filmes, estar informado e estudar também fora da sala de aula. É essa bagagem que vai te permitir construir um texto criativo e bem embasado.
  5. A máxima de que a prática leva à perfeição vale também para a redação. Explore diferentes temas, pesquise sobre eles e escreva. Peça a correção de um professor de Português.
  6. Sempre faça um rascunho e revise o texto antes de passá-lo para a folha de prova.
Vestibular

Foto de Ivan Samkov no Pexels

Vestibular para Engenharia Civil: crie uma rotina

Você selecionou as faculdades que mais interessam, programou a inscrição nos vestibulares e já sabe o que precisa estudar. Ótimo começo!

Mas para que tudo isso funcione direitinho no dia a dia, é preciso planejamento. Separamos um passo a passo que vai deixar essa tarefa bem mais simples.

Monte um cronograma

Exatas, Humanas, Biológicas, Ciências, atualidades… é bastante coisa para estudar! Por isso, defina os horários e dias da semana reservados para as leituras e exercícios de cada disciplina. Inclua no seu cronograma momentos para refeição e descanso.

Trace metas possíveis

Com tanto volume de conteúdo, estabeleça metas e estipule prazos para concluir cada assunto. Cuidado para não se sobrecarregar com objetivos irreais. Uma maneira de evitar esse problema é aumentar gradativamente a quantidade de horas dedicada aos estudos do vestibular para Engenharia Civil.

Encontre o seu jeito de estudar

Algumas pessoas aprendem mais lendo em voz alta. Outras, escrevendo resumos. Há também os que gostam de fazer anotações nos livros ou sublinhar frases. Não importa o método: use o que funciona melhor para você.

Mantenha o foco

Não adianta ler vários capítulos de um livro ou tentar resolver um monte de exercícios sem nenhuma atenção. Se não houver foco seu plano de estudos não vai ter o resultado esperado.

Pensando nisso, escolha um ambiente bem ventilado, iluminado e silencioso para estudar.

Também tenha por perto cadernos, apostilas, canetas e todo o material necessário. Interrupções constantes atrapalham a concentração.

Faça pausas

Assim como uma atividade física cansa o corpo, estudar cansa a mente. Por esse motivo, as pausas para refeições e descanso são fundamentais. Seu cérebro também precisa de uma trégua!

Atenção à saúde

Não descuide do seu corpo. Comer bem e dormir ao menos 7 horas por noite ajudam a manter o sistema imunológico saudável.

Além disso, segundo a Neurociência, é durante o sono que o cérebro consolida nossas memórias. Ou seja, dormir bem melhora a retenção de informações e a aprendizagem.

O lazer importa

Ficar “bitolado” não é garantia de sucesso. Por isso, no seu tempo livre, faça alguma atividade que te dê prazer. Pode ser assistir a uma série, cozinhar ou caminhar.

Praticar atividade física também é excelente, pois movimenta o corpo e oxigena o cérebro.

Um dia antes da prova

Não caia na tentação de passar a véspera do vestibular para Engenharia Civil estudando sem parar. Se você seguiu à risca o plano de estudos ao longo dos meses, acredite na sua preparação.

Para aliviar a ansiedade antes da prova, se distraia com atividades em família ou com os amigos. Evite ingerir bebida alcoólica ou ir para a balada.

Aproveite o dia para colocar em ordem os documentos e materiais necessários para fazer a prova.

Faça uma refeição leve no jantar, durma cedo e procure relaxar. Com a mente descansada será mais fácil enfrentar a maratona de questões que você terá pela frente.

No dia da prova

Acorde cedo o suficiente para se alimentar bem e conferir se está levando tudo de que vai precisar. Revise a lista no Manual do Candidato.

Chegue com antecedência ao local da prova, ainda que ele não fique longe da sua casa. Imprevistos sempre podem acontecer.

Na hora da prova, mantenha o foco e confie em você. Todo seu esforço e dedicação vão valer a pena!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.