InícioDicasBolsas de estudoBolsa de estudo em Fisioterapia: como conseguir?

Bolsa de estudo em Fisioterapia: como conseguir?

Há formas de se obter bolsas de estudo em Fisioterapia, tanto por programas do governo, como pela nota no Enem, quanto por projetos independentes de universidades. Veja como conseguir

Começar uma faculdade é um desafio: um aprendizado voltado para a vida profissional traz um misto de emoções. Para o curso de Fisioterapia, o aluno experimenta a curiosidade por conhecimento, a busca por fazer novos amigos e conquistar o diploma de nível superior. Mas, para muitos, há outro desafio: o de manter o pagamento das mensalidades em dia. Para isso, há diversos programas de bolsas de estudo que, em alguns casos, financiam até 100% do curso.

As formas de financiamento mais conhecidas e de maior abrangência são via resultado nas provas do Enem, os que têm incentivo do Governo Federal, e os que são mantidos pelas próprias universidades. Para se conseguir esse incentivo, há alguns critérios que precisam ser obedecidos. Vamos conhecer como funcionam.

Bolsa de estudo via Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem, não é somente uma prova que avalia o conhecimento dos alunos do ensino médio. Embora tenha surgido com esse objetivo, ainda em 1998, o resultado da prova passou a ter outras utilidades.

Por abarcar tudo o que se aprende no ensino médio, o resultado do Enem passou a funcionar como entrada nos cursos superiores de muitas instituições. Algumas delas utilizam a nota total do exame, outras usam de forma parcial.

Mas o resultado do Enem também passou a ser considerado para conceder bolsas de estudo aos calouros. Quanto maior a nota, maior o desconto, e ele pode chegar a 100% do valor da mensalidade. As regras variam entre as instituições de nível superior, mas, geralmente, o método do Enem reserva algumas vagas para determinados cursos, como o de Fisioterapia. Há casos de notas de anos anteriores serem consideradas válidas. Já em outros, somente o Enem do ano anterior é aceito. Vale verificar com a instituição antes.

A vantagem da bolsa de estudo em Fisioterapia via Enem é que ela é válida por todo o curso, e o aluno não precisa pagar nada depois de concluí-lo. Ele comparece às aulas normalmente, e não tem nenhum tipo de restrição quanto à frequência nas atividades.

Prouni como porta de entrada

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi instituído pelo governo federal. Por meio dele, o aluno pode conseguir bolsas de 50% e 100% das mensalidades, mas há alguns critérios para se conseguir.

Um deles é ter feito a última prova do Enem e ter tido, pelo menos, 450 pontos no total, e não ter “zerado” na redação. Outro quesito é não ter nenhum diploma de ensino superior, ou seja, não ter nenhuma faculdade completa no currículo. Assim, o curso de Fisioterapia deve ser o primeiro feito pelo estudante.

O Prouni é dado aos alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública, ou que foram bolsistas em colégios privados. Alunos com deficiência também podem participar do projeto. Professores da rede pública de ensino, também.

A bolsa de estudo em Fisioterapia de 100% é concedida ao aluno cuja renda mensal familiar bruta por pessoa não ultrapasse 1,5 salário mínimo. Já a de 50% é destinada para aqueles cuja renda seja de até três salários mínimos por pessoa.

Bolsa de estudo pelo Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, também é mantido pelo governo federal, e é diferente das bolsas de estudo. Por meio dele, o aluno pode conseguir um financiamento de até 100% no valor das mensalidades do curso de Fisioterapia. Por ser um financiamento, depois de formado, o aluno deve pagar o saldo devedor. As formas de pagamento, juros e parcelas são negociadas caso a caso.

Para se inscrever no Fies, o aluno precisa ter feito a prova do Enem, e valem os exames feitos a partir de 2010 (diferente do Prouni, que conta somente o exame mais recente). A nota mínima aceita para inscrição é de 450 pontos, sem “zerar” na redação. A renda familiar mensal bruta do estudante precisa ser de até três salários mínimos. Pessoas que já têm curso superior e querem fazer outra graduação também podem se inscrever via Fies.

Uma vez concedido o financiamento, o governo federal paga uma parte do curso e o aluno, a outra. O valor financiado é negociado para ser pago depois da conclusão do curso e, dependendo no nível socioeconômico do aluno, não são cobrados juros.

Desconto por transferência de universidade

Há cursos em que a instituição de nível superior pode conceder até 50% de desconto, no caso de bolsa de estudo em Fisioterapia. Assim, se por algum motivo você não pode continuar a estudar Fisioterapia onde está hoje, há faculdades que facilitam o estudo por meio dessa bolsa.

Para se fazer a transferência entre instituições, a faculdade de destino solicita uma série de documentos ao aluno. O histórico escolar do curso atual é solicitado. Em alguns casos, é pedido também o do ensino médio. Assim, a universidade onde o aluno vai estudar analisa a grade curricular da instituição de origem, e faz as devidas adaptações entre as disciplinas.

Bolsa incentivo

Há instituições de ensino superior que fornecem uma espécie de bolsa incentivo na ocasião do vestibular, caso o aluno não tenha feito o Enem. Há casos em que, se o aluno obtiver uma nota alta no exame de admissão do curso, ele chega a obter 100% de desconto nas mensalidades. Como é uma bolsa, o aluno não precisa pagar o saldo devedor depois de concluído o curso. Mas, neste caso, o aluno precisa pagar a primeira mensalidade, para poder se matricular e ter acesso às aulas.

Outros tipos de incentivo são os descontos fornecidos para servidores públicos municipais, estaduais e federais, bem como militares. Não chega a ser de 100%, mas ajuda muito no pagamento do curso.

Bolsas de estudo via convênio

Existem empresas que fornecem aos seus funcionários o desconto no pagamento das mensalidades. Para isso, ela precisa firmar um convênio com o instituto de ensino superior que garanta esse benefício. Assim, veja se sua empresa é conveniada com alguma universidade para obter seu desconto.

Cada empresa tem suas regras para fornecer essa vantagem ao funcionário. Há casos em que o curso precisa ter alguma relação com o trabalho desenvolvido. Pode ser até que a empresa pague o curso na sua totalidade. Na hora de fazer a matrícula, a instituição solicita uma carta, ou declaração da empresa, que comprove o vínculo empregatício do aluno.

O que é renda familiar?

Esse é um dos requisitos para se obter bolsas ou financiamentos estudantis, como a bolsa de estudo em Fisioterapia. É importante entender o que é renda familiar, quem faz parte e como é calculada essa renda.

Entende-se como grupo familiar as pessoas que contribuem no pagamento das despesas da casa. Elas devem morar todas no mesmo domicílio. O rendimento de cada uma delas deve ser comprovado por meio de documentos de pagamento, e o valor total é dividido pela quantidade de pessoas.

Para se conseguir o Fies e o Prouni, por exemplo, esse rendimento deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É considerado o rendimento bruto, ou seja, antes dos descontos feitos por lei, especialmente no caso de trabalhadores assalariados. Entre eles entram o pagamento de INSS, Fundo de Garantia, pensões (se houver) e demais descontos.

As bolsas valem para todos os cursos de Fisioterapia?

Depende muito do tipo de incentivo obtido. No caso das notas do Enem e Prouni, são vagas limitadas por instituição de ensino, bem como não valem para todos os cursos. É importante notar que os cursos devem ter uma boa avaliação no Ministério da Educação (MEC), para serem elegíveis aos financiamentos governamentais.

No caso de financiamentos ou descontos fornecidos pelas próprias universidades, elas determinam quantas vagas estão disponíveis para cada curso, bem como quais cursos são válidos. É sempre importante verificar com a faculdade se o curso de Fisioterapia que quer fazer participa dos projetos de incentivo.

Consegui a bolsa, o que eu faço?

Parabéns, você conseguiu a tão sonhada bolsa de estudo em Fisioterapia! Agora fazer o curso será mais tranquilo, pois você conseguiu um incentivo que vai ajudar no pagamento das mensalidades. Mas há algumas regras para manter esse desconto.

Uma delas é manter a frequência às aulas (presenciais, semipresenciais ou EAD). Cada instituição tem suas regras, mas o aluno deve atender a um número mínimo de aulas por mês ou semestre.

Outro critério é o do desempenho nas disciplinas. O estudante não pode terminar o semestre com notas inferiores à mínima estabelecida, que varia de instituição para instituição. Ou seja, não pode “pegar DP”, ou dependência. São aquelas matérias que o aluno não conseguiu a nota mínima para ser aprovado para o semestre seguinte, e precisa refazer.

Há casos também que, se o aluno trancar a matrícula, por qualquer motivo, ao retomar os estudos, ele não terá acesso à bolsa novamente. Mas isso varia de acordo com o financiamento ou bolsa obtida.

Bolsa de estudo em Fisioterapia

Obter bolsa de estudo em Fisioterapia ajuda a realizar o sonho de quem quer estudar, mas está passando por dificuldades financeiras. As bolsas e financiamentos possibilitam ao aluno dar continuidade aos estudos, sem nenhum tipo de restrição às aulas.

Assim, antes de escolher a instituição de ensino, verifique quais são as formas de financiamento disponíveis, e se o curso de Fisioterapia está incluído nos cursos elegíveis. Outro detalhe importante é ver o percentual de desconto oferecido pela instituição. A regra vale também para entrada via Prouni ou Enem.

Começando o curso de Fisioterapia

Maravilha, você conseguiu a bolsa de estudo em Fisioterapia, fez a matrícula e vamos começar as aulas! O que esperar do curso de Fisioterapia, quais as disciplinas, do que ele trata, e o que se aprende? Você já deve ter ouvido falar de pessoas que precisaram passar por sessões de Fisioterapia depois de algumas cirurgias ou acidentes. Mas do que exatamente se trata?

A Fisioterapia faz parte das Ciências da Saúde, e é um curso da área de Biológicas. O profissional ajuda na reabilitação de pessoas com lesões, bem como na prevenção de problemas físicos no futuro.

Para isso, o aluno terá contato com áreas que abarcam o funcionamento muscular do corpo humano, terapias de suporte, e até empreendedorismo. Vamos abordar, mais tarde, as áreas de trabalho desse profissional – e por que o empreendedorismo é importante.

Como enfrentar a faculdade?

Uma vez dentro, e com a bolsa de estudos em Fisioterapia, é importante desenvolver uma rotina de estudos, que não atrapalhe seu atual trabalho, o aprendizado e o lazer. É esse roteiro que vai manter sua boa performance durante o curso, lembrando que para manter a bolsa de estudos, o aluno precisa ter boas notas e frequência escolar.

Assim, veja com os professores os materiais que precisam ser adquiridos ao longo do curso. Ainda mais para quem tem bolsa de estudos, o curso de Fisioterapia requer itens como jaleco e livros. Não precisa comprar tudo de uma vez!

O começo do curso de Fisioterapia terá aulas mais gerais sobre a disciplina, e é bom que seja assim. Serão esses conhecimentos que te darão base para entender os conceitos que serão apresentados lá na frente. E sempre que puder, acesse os materiais de apoio. Eles podem tirar dúvidas sobre um assunto, ou até mesmo criar outras perguntas. E pergunte aos professores sempre que sentir necessidade.

As disciplinas da Fisioterapia

O curso forma profissionais que precisam ser habilitados para conhecer todas as funcionalidades do corpo humano e determinar os melhores exercícios para os pacientes. Para isso, as aulas de anatomia são fundamentais. Nelas, o estudante conhece, de forma geral, como o corpo humano funciona.

Mas nem só de anatomia é feito o curso de Fisioterapia. Aulas de Biologia Celular, Primeiros Socorros, e até Psicologia entram na grade curricular. Afinal, entender o estado de saúde do paciente, bem como seus medos e receios, faz parte da recuperação. Ainda mais se há lesões graves depois de um acidente, por exemplo.

Outra matéria que faz parte do curso é a de Cinesiologia, ou análise dos movimentos. Para o fisioterapeuta, avaliar como o paciente mexe os membros ou caminha, por exemplo, diz muito sobre como proceder no tratamento.

A Fisioterapia e o mundo de hoje

Nem só de disciplinas das áreas de Biológicas se faz o curso de Fisioterapia. Matérias como Marketing Digital e Empreendedorismo ajudam o aluno a se posicionar no mercado de trabalho. Ele pode abrir sua clínica ou atuar na divulgação do trabalho de hospitais ou outras instituições.

Na mesma linha, a matéria de Cultura Digital fornece ao estudante uma visão mais ampla do mundo virtual. Com a importância da internet aumentando dia a dia, é fundamental que o especialista em Fisioterapia saiba o que os pacientes procuram nas suas buscas.

Aulas de Responsabilidade Social entram na grade curricular, e não é à toa. O aluno conhece a importância do papel dele enquanto profissional na sociedade. A disciplina também trata de responsabilidade ambiental do fisioterapeuta.

Mercado de trabalho na Fisioterapia

Essa formação completa que o curso traz ao aluno dá um bom embasamento para o futuro profissional. O fisioterapeuta pode trabalhar em consultórios, hospitais e clínicas de reabilitação, pra tratar de pacientes com lesões temporárias ou permanentes.

Um exemplo de atuação é na recuperação de pessoas que sofreram acidentes. Depois do período de repouso, elas precisam reaprender a andar, mexer braços e pernas. O fisioterapeuta usa os exercícios mais apropriados para cada caso.

Outro caso são pacientes com lesões permanentes, que não conseguem se movimentar plenamente. O fisioterapeuta ajuda a tornar a vida da pessoa mais confortável, com exercícios que aumentem a mobilidade e melhora a qualidade de vida.

Nesse ramo da reabilitação física, o profissional pode trabalhar também com atendimento em domicílio. Essa atuação é particularmente importante no caso de pacientes que não podem se locomover até a clínica.

Áreas em expansão da Fisioterapia

Há alguns campos de trabalho que estão em alta dentro da Fisioterapia. Um deles é a Respiratória. Por conta da Covid-19, muitas pessoas precisaram ser internadas, e até passaram por tratamentos respiratórios mais invasivas. Assim, ao voltar pra casa, elas têm dificuldade para respirar. O fisioterapeuta prescreve os exercícios mais adequados para que a pessoa recupere o fôlego.

Esse trabalho pode ser feito inclusive dentro das Unidades de Terapia Intensiva, dependendo do caso. O profissional pode atuar com pacientes internados, para que eles já possam ter alta do tratamento hospitalar com uma melhor função respiratória.

Clubes esportivos também são outro foco de atuação do fisioterapeuta. Atletas de alta performance devem ser avaliados constantemente, para evitar lesões ou problemas de saúde. Assim, o profissional faz um plano de exercícios para manter a integridade da musculatura desses atletas.

Campos de trabalho menos conhecidos

Existem áreas de atuação que não são tão comuns dentro da Fisioterapia, mas são tão importantes quanto. Uma delas é a Fisioterapia Laboral. Ela trabalha mais na prevenção de lesões, ainda mais aquelas associadas a esforços repetitivos. Exercícios que descansam os grupos musculares mais usados evitam problemas no futuro.

Outra atividade é a de desenvolver roteiros de atividades para quem trabalha boa parte do tempo sentado. Fazer movimentos esporádicos, para trabalhar os músculos, podem ser elaborados pelo fisioterapeuta.

Uma área de atuação menos conhecida é na Osteopatia. Ela age na causa das dores físicas por meio da manipulação manual das articulações e demais partes do corpo, e é feita por um fisioterapeuta.

Essas áreas menos conhecidas têm uma demanda maior por profissionais capacitados. É uma boa forma de começar a trabalhar na área, tanto durante a faculdade ou depois de concluir o curso.

Como ser empreendedor na Fisioterapia

Falamos lá atrás que o Empreendedorismo é uma das disciplinas do curso de Fisioterapia. Com esse conhecimento, o aluno tem embasamento para escolher se quer trabalhar em hospitais ou abrir sua própria clínica. Se decidir ter seu próprio negócio, ele terá as informações básicas para gerenciar a clínica, como divulgá-la e mantê-la.

Se o profissional quiser se especializar em alguma área, ele terá um diferencial para apresentar no seu trabalho. Assim, sua clínica pode se tornar referência para tratamentos mais específicos, e ele pode adquirir ainda mais habilidade no ramo que escolher.

Dessa forma, passando no vestibular ou no Enem e conseguindo a bolsa de estudos ou financiamento, vamos dar o primeiro passo na conquista dos seus sonhos! Esse incentivo financeiro vai dar aquele gás para concluir o curso com um bom aproveitamento. E com um detalhe: com a certeza de manter o pagamento das mensalidades e estudar com tranquilidade. Portanto, estude para ter um bom resultado e conseguir um bom desconto (ou até bolsa integral) na faculdade de sua escolha!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.