InícioDicasComo aproveitar melhor a faculdade EAD

Como aproveitar melhor a faculdade EAD

Nos últimos anos o ensino a distância ganhou muito destaque e relevância tanto pelos brasileiros quanto no mundo afora. Ao mesmo tempo, a pandemia fez a busca por essa modalidade de graduação aumentar exponencialmente.

Isso deve-se a diversos fatores, como, por exemplo, o valor das mensalidades, a fácil adaptação ao cotidiano, entre outros. No entanto, apesar da popularidade do ensino a distância, ainda existem pessoas que apresentam certas dificuldades ao consumir todo o conteúdo administrado. 

Dessa forma, separamos 8 conselhos para você aproveitar melhor a faculdade EAD.

1 – Faça um cronograma

Antes de mais nada, um conselho muito importante é criar um cronograma bem fiel à sua realidade. O calendário deve incluir todas as atividades do seu dia a dia, tanto os seus estudos, quanto outras tarefas. 

Saiba dividir as suas prioridades e o tempo necessário para cada matéria, sempre lembrando de incluir a duração da aula e o tempo gasto para a realização dos exercícios. Ao mesmo tempo, separe um dia e horário fixo para os seus estudos, dessa maneira sua mente irá se adaptar à nova rotina.

2 – Escolha um ambiente para os seus estudos

Escolher um local específico para os seus estudos é extremamente importante para a sua concentração e produtividade. Busque priorizar um ambiente bem iluminado, calmo e que não facilite a sua distração. Da mesma forma, é essencial cuidar da sua postura corporal, garantindo o seu conforto e bem-estar. 

3 – Determine as suas metas e objetivos

Para alcançar um ótimo jeito de aproveitar ao máximo a sua faculdade EAD, a criação de metas e objetivos é um ótimo recurso. Por vezes não definimos um objetivo muito claramente, o que torna difícil a realização de atividades do dia a dia. Por outro lado, ao definir as suas metas e objetivos a realização das atividades torna-se mais simples e eficiente.

4 – Mantenha o foco

Manter o foco e disciplina colabora no melhor aproveitamento e rendimento das aulas administradas na faculdade EAD. Muitas vezes o ensino a distância pode provocar um certo estranhamento e confusão no aluno por não exigir a presença física dos alunos, deixando-os um pouco perdidos.

Para evitar isso, há alguns exercícios que podem auxiliar os alunos na hora de compreender melhor a sua determinação e o funcionamento do seu foco.

  • Estimular o cérebro

Treine seu cérebro para melhor atingir os seus resultados e metas. A junção de uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e uma ótima noite de sono são fatores fundamentais para isso. Além disso, desafiar seu cérebro com atividades mentais como Xadrez e a prática da leitura também são ótimas maneiras de manter sua mente em forma.

  • Cuidar da sua memória

A falta de memória pode dificultar a realização de tarefas, levando mais tempo para buscar soluções e respostas. Portanto, pratique tarefas e jogos de memorização e tente recordar todas as atividades realizadas no dia. Esses exercícios irão ajudar na boa manutenção e funcionamento de seu cérebro.

  • Não se distrair

Procure se conhecer melhor e descobrir quais são os motivos da sua distração, cada pessoa pode se distrair de maneiras diferentes. Por exemplo, ficar longe de aparelhos eletrônicos pode ser uma ótima solução para melhorar sua concentração.

5 – Conserve a sua motivação

A motivação é uma aliada indispensável para aproveitar ao máximo a sua faculdade EAD e para a realização de nossas metas e objetivos. De modo que ela é responsável por nos guiar durante dificuldades e adversidades. Primeiramente, manter pensamentos positivos e visualizar seu futuro são ótimos exercícios para se manter motivado. Além disso, a compensação ao atingir determinado objetivo é uma ótima maneira para manter sua motivação alta. 

6 – Evite exageros

O esforço é um aliado fundamental para se dar bem em qualquer curso, faculdade ou trabalho. Porém, é sempre bom lembrar de manter o equilíbrio e evitar exageros. O cérebro e o corpo humano não são máquinas, não há a necessidade de sobrecarregá-los.  

Portanto, entenda e defina seus limites com sabedoria, compreenda o momento ideal para os seus estudos, lazer e descanso. 

7 – Desenvolva a sua independência

A faculdade EAD possibilita grande liberdade aos alunos, mas ela deve ser aproveitada de maneira inteligente e com grande sabedoria. Em outras palavras, o ensino a distância irá exigir a independência dos alunos ao lhes proporcionar a escolha do ritmo e a maneira de estudo. Dessa forma, uma maior autonomia exige uma maior responsabilidade do aluno, uma vez que muitas atividades e tarefas serão realizadas pelo próprio aluno.

8 – Escolha a faculdade e o curso perfeito

Acima de tudo, a escolha do curso e da faculdade EAD ideal para você é um dos principais motivos para o bom desempenho acadêmico. Ao passo que identificar-se com as matérias e com a profissão desejada garante aos alunos um bom nível de motivação. É extremamente comum encontrar alunos que desistem da faculdade por não se identificarem com o curso ou a profissão. Portanto, lembre-se de escolher a melhor opção para você.

Saiba como descobrir qual graduação mais combina com você

Definitivamente há diversas formas e maneiras de como aproveitar melhor a faculdade EAD. Listamos acima apenas alguns exemplos e algumas dicas de como manter a sua rotina de estudos a fim de tirar o melhor proveito do ensino a distância. Logo, o grande primeiro passo é sempre começar, não importa por onde.

O que você está esperando para melhor aproveitar a sua faculdade EAD?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.