InícioCursos LivresComo as evoluções tecnológicas contribuem para a Educação a Distância?

Como as evoluções tecnológicas contribuem para a Educação a Distância?

Então, lá está você estudando online, no conforto de sua casa e podendo acessar uma vasta biblioteca virtual. Além disso, pode enviar mensagens aos coordenadores de curso, acessar o portal da universidade para ver as suas notas e até bater um papo com alguns colegas.  Isso já lhe dá uma noção de como as evoluções tecnológicas contribuem para a Educação a Distância (EAD).

Definitivamente, os anos em que a Educação a Distância era algo impossível e apresentava diversas dificuldades de interação ou compartilhamento de informações, dados e documentos, foram esquecidos.

Em suma, a modalidade EAD é hoje um dos modelos de maior sucesso no setor de educação. E cada vez mais, se tornar high tech. 

A importância da Educação a Distância (EAD)

Primeiramente, a EAD levou educação a todos os cantos do Brasil que possuem uma conexão de internet, mesmo fraca. 

Além disso, ela permitiu que alunos de todo o país pudesse ter acesso a cursos, especializações, mestrados e doutorados nunca imaginados se fossem estudar na modalidade presencial.

Então, fica claro que a Educação a Distância mudou a vida de milhões de estudantes e suas famílias. Todavia, não somente no setor de educação, mas também econômico e social. Já que a consequência direta na instrução de um indivíduo é a sua evolução intelectual, melhora nas capacidades cognitivas, aprimoramento profissional e posteriormente, novas oportunidades de trabalho.

Além de democratizar o ensino superior, a modalidade EAD consolidou um direito básico de todo brasileiro. O direito à educação.

Como as evoluções tecnológicas contribuem para a Educação a Distância (EAD)? 

Enfim, agora a Voomp vai apresentar para você algumas tecnologias e inovações que já fazem parte do seu dia a dia. Tanto no ensino médio quanto nas IES (Instituições de Ensino Superior).

Logo, confira cada uma dessas novidades. Sem dúvida, elas estão fazendo a diferença na vida de muitas pessoas e aprimorando a qualidade do ensino de milhares de estudantes.

Estruturas em nuvem, a raiz do EAD

Primeiramente, a nuvem é o ambiente onde a maioria das plataformas de Educação a Distância realizam suas trocas, compartilham arquivos e promovem sua interação.

Caso você ainda não tenha lido o nosso artigo, clique aqui e saiba mais sobre Cloud Computing.

Como em outros posts, o HF já falou bastante sobre duas características presentes em nuvens consideradas evoluídas: a elasticidade e a escalabilidade.

  • Elasticidade

Esta é a capacidade de uma nuvem aumentar suas capacidades de serviços e armazenamento em épocas específicas: vestibulares, datas de provas ou eventos especiais nas faculdades. Esta é uma inovação muito grande e permite receber fluxos grandes de acessos em determinados períodos.

Enfim, a elasticidade permite a realização de feiras educacionais, eventos e seminários que são até transmitidos de ao vivo. Entretanto, nem toda IES possui uma nuvem com tantas funcionalidades. E isso é fator de diferença de qualidade bastante importante.

  • Escalabilidade

Já a escalabilidade é a capacidade que uma cloud tem para aumentar em grande quantidade a prestação dos seus serviços. É isso que ocorre com o grande fluxo de alunos que a cada ano ingressam nos cursos EAD

Em função disso, a universidade deve ter uma estrutura em nuvem “escalável” e que suporte o workflow de novos alunos, acessos e consultas por informações.

Microlearning

Basicamente, o microlearning busca especializar os alunos do EAD com conteúdos mais aprofundados. Consequentemente, essa tecnologia e método permitem uma imersão dos estudantes nas diversas formas de conteúdo: som, imagens, vídeos e apresentações, realidade aumentada e virtual, etc.

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) no EAD

Em suma, a AVA é comum a todas as instituições que oferecem cursos, graduações e outros tipos de aulas de forma virtual e em nuvem. 

Logo, se trata de um ambiente criado de forma visual e prática com o objetivo de permitir a livre circulação de estudantes, professores, conteúdos, grade curricular, notícias da instituição, acesso aos exames e provas, avaliações e trabalhos acadêmicos. 

Resumindo, a AVA é o próprio portal da universidade. E sua evolução pode ser medida através da quantidade de funcionalidades que leva aos estudantes.

Sobretudo, ela difere de instituição para instituição. Portanto, pode ser fator diferencial na hora dos futuros acadêmicos escolherem em qual universidade irão realizar seus estudos.

Bibliotecas virtuais

O aluno da Educação a Distância precisa acessar materiais e documentos a todo momento. Visando o seu aprendizado atualizado e como forma de consulta.

As bibliotecas virtuais, servem como um acervo online de livros, revistas e artigos científicos que complementarão o conhecimento dos estudantes, apoiarão as atividades acadêmicas e servem de suporte à metodologia de ensino EAD.

Em síntese, os gestores educacionais devem estar atentos à atualização dos livros, sejam eles em arquivos de áudio, PDF ou outros formatos. Logo, é muito comum alunos mais carentes precisarem acessar as bibliotecas virtuais com muita frequência. 

Além disso, elas devem servir como repositórios e nuvens permitindo o download de todos os materiais para o ensino dos universitários.

Videoaulas

Multimídia, um dos conceitos mais ligados ao curso na modalidade EAD. Neste cenário, podemos incluir as videoaulas – uma das primeiras aplicações práticas inovadoras para o ensino digital, semipresencial e virtual.

Após o advento das videoaulas, muitos alunos tiveram a oportunidade de estudar e trabalhar com mais tranquilidade. Já que antes disso, era impossível trabalhar, em função das aulas. 

Depois desta inovação, as aulas puderem ficar gravadas e disponíveis em plataformas de nuvem e nas AVAs, como explicamos acima.

Definitivamente, você pode comprovar que todas as inovações e tecnologias trabalham em conjunto. Portanto, se complementam e harmonizam a estrutura de Educação a Distância.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.