InícioDicasComo escolher a melhor faculdade EAD

Como escolher a melhor faculdade EAD

Uma das maiores dúvidas atuais dos estudantes atualmente é sobre como escolher a melhor faculdade ead. Nos últimos anos, o crescimento da modalidade de Ensino a Distância cresceu no país. A oferta de cursos online também está cada vez maior. As maiores instituições de ensino do país já oferecem faculdade a distância.

Contudo, os brasileiros ainda demonstram algum receio em relação ao estudo online, que traz incertezas, em relação a qualidade do ensino e a capacidade de aprender estudando a distância.

Segundo dados do Censo da Educação Superior, o número de alunos que estudam na modalidade a distância já ultrapassou um milhão, no Brasil! Acompanhando este crescimento o MEC (Ministério da Educação) reconhece, atualmente, mais de mil cursos superiores na modalidade online.

Por isso, é importante o aluno entender como escolher a melhor faculdade EAD.

Vantagens de escolher uma faculdade EAD

Além da grande oferta de curso superior a distância, a modalidade oferece alguma vantagens para os alunos. As melhores faculdades EAD possuem cursos de graduação, tecnólogo e até pós-graduação online. Desta forma, o ensino superior a distância se transformou em uma grande opção, confira as vantagens:

 – Preço das Mensalidades: com a modalidade a distância é possível tornar o valor das mensalidades mais em conta para os alunos. Como os custos de manter um aluno fisicamente na instituição não existe, o valor fica mais baixo!

– Ensino Moderno: inovação é o que as faculdades oferecem para os alunos atualmente. O curso online também traz diversas formas de interação entre aluno e professor. Além de maior autonomia para o aluno em relação aos estudos.

– Horários flexíveis: em uma realidade como a do brasileiro, que precisa conciliar trabalho e estudos, podemos dizer que essa é uma das grandes vantagens de escolher uma faculdade EAD. A possibilidade de estudar quando e onde quiser é o maior atrativo para escolher uma faculdade EAD.

Com as vantagens listadas acima o ensino online se torna ainda mais atrativo. Se você já avalia fazer uma faculdade a distância, continue lendo e saiba como escolher a melhor faculdade ead.

Confira também como as faculdades EAD são tendência no ensino superior.

5 dicas do como escolher a melhor faculdade EAD

Faculdade EAD (Ensino a Distância), como vimos, tem diversos pontos positivos para ajudar na sua escolha. Mesmo com tanta facilidade para os estudos online é importante que você saiba como escolher a melhor faculdade ead para o seu perfil.

Pensando nisso, vamos listar aqui algumas dicas de como escolher a melhor faculdade de ensino a distância.

1Verifique se o diploma é reconhecido pelo MEC (Ministérios da Educação): é de extrema importância que você confirme a validade do diploma.

O MEC possui várias formas de consultar o diploma do seu curso, pelo site! Fique atento para a validade do diploma em âmbito nacional e também na qualidade de ensino da instituição escolhida.

2 – Faça uma avaliação criterioso do seu perfil: disciplina acima de tudo! Você precisa ter certeza de que terá disposição e perfil para manter os estudos nessa modalidade.

Aqui, vale o questionamento: estou disposto a cumprir com as obrigações e demandas do curso e fazer uma gestão dos estudos? Pense nisso, tenha certeza de que conseguirá assistir as aulas e completar as atividades e provas online.

3 – Fique atento aos recursos disponíveis: a sua graduação pode ser online, mas saber quais recursos a faculdade disponibiliza para facilitar os seus estudos é fundamental.

Quais plataformas de ensino a faculdade oferece, facilidade de encontrar um polo perto da sua casa e possibilidade de realizar atividades praticas serão fundamentais para sua escolha.

4 – Qualidade dos professores da faculdade EAD: sim, a qualidade dos professores fará toda diferença nos seus estudos.

O corpo docente do seu curso precisa ter conhecimentos relacionado as disciplinas, formação acadêmica nas áreas em comum e também habilidade e conhecimento para ministrar aulas online.

Verifique também se os professores possuem tais qualidades para que você não se decepcione ao longo do seus estudos. Conversa com ex-alunos e faça uma pesquisa sobre o tema.

5 – Escolha uma área que você goste: não caia no erro de conquistar o diploma levando em consideração apenas a possibilidade de altos salários. Puro engano!

Faça a opção por algo que você goste, tenha afinidade e leve em consideração que será sua profissão ao longo da vida. Provavelmente você viverá dela.

Reflita:

Nesta hora, questione se será só o dinheiro que falará mais alto ou exercer tarefas que você gosta lhe fará um profissional e ser humano mais feliz. Pense nisso!

Saiba como o MEC (Ministério da Educação) Avalia as faculdades EAD

Você já sabe que vai optar pela faculdade na modalidade de ensino a distância (EAD), porém é importante saber como o MEC avalia as instituições de ensino.

Existe um processo rigoroso para que a faculdade possa oferecer os cursos, tanto a distância quanto presencial. São analisados itens como infraestrutura de tecnologia para suporte aos alunos, qualidade do corpo docente e qualidade das instalações físicas.

Além disso, as faculdades recebem dois conceitos:

– Conceito Institucional (CI): após visita a instituição é atribuída uma nota de avaliação de todos os aspectos do espaço físico da faculdade.

– Índice Geral de Cursos (IGC): lava-se em consideração a média das notas que a instituição recebeu entre todos os cursos de graduação e pós-graduação.

Assim, o MEC avalia a faculdade e define, em ranking, ou apenas divulgação de notas de cada faculdade de ensino a distância ou presencial. Desta forma, fica muito mais fácil saber como escolher a melhor faculdade ead. É a principal forma de saber se realmente vale a pena estudar naquela faculdade ou não.

Esteja sempre atento as avaliações do MEC, para os cursos online, converse bastante com alunos que já estudam ou se formaram em faculdade EAD. A opinião e dicas de outras pessoas lhe ajudará muito no momento de definir se irá fazer uma faculdade a distância ou não.

Faça uma boa escolha e bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.