InícioGraduaçãoRelações InternacionaisEm que área atua um formado em relações internacionais?

Em que área atua um formado em relações internacionais?

O aluno formado em relações internacionais tem muitas opções de atuação no mercado de trabalho. Afinal, nos últimos anos, aumentou a procura por este cargo em diversas áreas.

Saiba neste artigo em quais áreas este profissional pode atuar. Entenda também um pouco mais sobre suas atividades em cada uma delas. Por fim, veja as melhores faculdades que oferecem este curso.

O que é o curso de relações internacionais?

Neste curso, o formado em relações internacionais está apto para comunicar-se com pessoas de diferentes locais. Ou seja, ele ensina a se relacionar em diversas áreas, como econômica e política.

Devido à importância de seu trabalho, este profissional tem um amplo campo de atuação. Afinal, ajuda na construção de boas relações. Assim, pode fazer com que um negócio prospere.

Profissional formado em relações internacionais

Para que tenha sucesso em sua carreira há algumas características que devem ser ressaltadas. São elas:

  • Facilidade com vários idiomas;
  • Domínio correto do português;
  • Interesse em temas como economia, política e história;
  • Tolerância cultural;
  • Empatia;
  • Estar conectado com as notícias de todo o mundo.

Portanto, quem desejar seguir esta profissão deve se atentar às habilidades. Afinal, elas garantem que tenha um bom resultado.

Foco no idioma

Um dos grandes diferenciais na profissão é o idioma. Então, durante a graduação, foque em aprender novas línguas. Assim, aumentará suas chances de conseguir uma vaga. Aliás, as principais são:

  • Inglês;
  • Espanhol;
  • Mandarim.

Onde atua o formando em relações internacionais

O formando em relações internacionais tem uma ampla gama de opções de trabalho pela importância de sua atuação. Conheça a seguir as principais carreiras para quem optar por esta graduação.

Diplomata

Este é o perfil mais conhecido para um aluno formado em relações internacionais. Assim, o diplomata é aquela pessoa que representa o país em outras nações. Então, seu objetivo é criar boas relações e atender aos interesses nacionais.

Para que uma pessoa atue neste cargo ela deve passar em um concurso público. Sendo assim, os interessados precisam ficar atentos nesta opção.

Comércio exterior

O formado em relações internacionais também pode atuar na função de comércio exterior. Ou seja, identificando oportunidades de importação e exportação.

É preciso usar as habilidades de negociação para fechar bons acordos e negócios. Assim, ele estará sempre mantendo o país abastecido para suas necessidades.

Consultoria

Quem tem mais habilidade de comunicação pode optar por prestar consultorias. Então, sua missão será:

  • Assessorar empresas;
  • Ensinar ações diplomáticas;
  • Auxiliar na conquista de um bom posicionamento.

É importante que, ao seguir este caminho, você já tenha boas relações no mercado. Afinal, isso vai te ajudar a fazer com que a empresa conquiste boas negociações. Além disso, é mais fácil ensinar para as marcas sobre o assunto.

Órgãos públicos

O formando em relações internacionais pode atuar em diferentes órgãos públicos, como por exemplo:

  • Agências;
  • Ministérios;
  • Secretarias;
  • Consulados;
  • Embaixadas.

Ele deve usar seus conhecimentos para trazer oportunidades para o governo de modo geral. Assim, seu foco é melhorar a relação com outros países, cuidar de exportações, promover o turismo e a cidade em que atua.

Concursos

É comum que para ocupar este cargo o profissional precise fazer concursos. Portanto, se tem interesse, deve estar sempre atento às oportunidades e seleções que estejam abertas. Isso aumentará suas chances de conseguir uma vaga.

Professor

Como em toda graduação, você ainda pode escolher o caminho da educação. Ou seja, lecionar sobre o assunto em faculdades por todo o país. Contudo, para que isso seja possível, é preciso que faça uma pós-graduação.

Você pode ainda buscar especialização na área que desejar ensinar. Assim, aumenta seu conhecimento e as chances de encontrar uma faculdade para atuar.

Vale ressaltar que é possível lecionar mais de uma disciplina. Portanto, pode focar naquelas que mais gostou ou que tem facilidade.

Marketing e eventos

Por fim, o formando em relações internacionais pode atuar em áreas de marketing e realização de eventos. Então, seu papel continua sendo estabelecer boas relações. Bem como, promover a empresa em que trabalha.

No caso do marketing, diferente de outros setores, ele não vai criar campanhas, mas ajudar no direcionamento. Além disso, fará a divulgação do negócio para parceiros em potencial.

Eventos

Há alguns eventos nacionais que sempre precisam de apoio destes profissionais. Por exemplo, Copa do Mundo e Olimpíadas. Assim, o formado faz contato com as outras comissões para auxiliar durante sua estadia no país.

Como escolher uma área?

Por serem muitas opções de atuação, é possível que fique confuso. A ideia é que consiga definir o que deseja fazer já nos últimos semestres da graduação. Aliás, desta forma é mais fácil se preparar para o mercado.

O primeiro passo é ver em qual dessas atividades seu perfil se encaixa melhor. Em seguida, busque conversar com profissionais. Afinal, essa é uma forma de entender como é o dia a dia da profissão.

Por fim, tente buscar experiências de estágios ou atividades nesses setores. Assim, você pode vivenciar como é a rotina, e perceber se houve uma boa adaptação.

Vale ressaltar que não é uma escolha definitiva. Ou seja, ao longo de sua carreira pode mudar de atuação. Além disso, também tem a opção de exercer mais de um cargo ao mesmo tempo, dependendo de suas escolhas.

Onde estudar relações internacionais

Para ser um aluno formado em relações internacionais e ter uma carreira de sucesso, deve escolher a melhor faculdade. Portanto, o Grupo Kroton oferece as melhores opções de estudo. Então, são elas:

A graduação pode ser feita de forma presencial ou EAD. Além disso, oferecem uma grade completa e que preparam o aluno para o mercado de trabalho. Sendo assim, basta escolher aquela que mais chama a atenção e garantir sua vaga.

Formado em relações internacionais: e agora?

O aluno formado em relações internacionais tem muitas opções no mercado de trabalho. Então, a ideia é que tenha destaque já no período da graduação. Portanto, foque em estágios e aprenda novas línguas.

Ser diplomático e saber manter boas relações são pontos que podem garantir o sucesso de sua carreira. Então, esteja sempre atento às oportunidades que surgirem para ter o melhor resultado.

Veja todas as opções de atuação e escolha a que atende melhor às suas vontades. Assim, você fica mais perto de garantir um caminho de muito sucesso.

Gostou desse post? Tem muito mais. Veja, por exemplo, as profissões mais procuradas pela “geração Z”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.