InícioGraduaçãoO que é o CST em Jogos Digitais?

O que é o CST em Jogos Digitais?

É inegável que a área de tecnologia é a que mais se expande. Novas profissões, que vão se adequando com as necessidades do mercado, surgem a todo momento. Hoje vamos falar de uma das formações que estão ganhando cada vez mais atenção: o Curso Superior em Tecnologia (CST) em Jogos Digitais

Além de abordar sobre a formação em si, como funciona e disciplinas, vamos também falar de carreira. Então, se tem interesse nessa formação, continue lendo este artigo. 

O que é CST em Jogos Digitais? 

No curso de Jogos Digitais, o aluno aprende tanto questões matemáticas e lógicas, como, por exemplo, programação, quanto questões “artísticas”, no caso dos desenhos e designs de games. 

Assim como em todas as áreas de tecnologia, há softwares específicos utilizados na formação e no dia a dia desse profissional. Estes programas são utilizados para construção gráfica, edição, modelagem, animação, entre outras funções necessárias para a criação de um jogo. 

Além da parte digital, também há outra sessão em que os alunos aprendem: roteiro. Como são treinados para criar jogos, passam por todas as etapas, inclusive essa. Na matéria de roteiro, os estudantes aprendem estrutura, caminhos, regras, tudo para construir um roteiro de qualidade. 

Vamos ver, de forma geral, quais são as principais disciplinas encontradas no CST em Jogos Digitais. 

Principais disciplinas

Abaixo, você pode conferir algumas disciplinas que estudará caso curse Jogos Digitais. Lembrando que a grade curricular pode variar, dependendo da Universidade. Algumas matérias são mais comuns que outras, e cada local pode complementar a grade da forma que achar melhor para a formação do estudante. 

Dentre as disciplinas mais comuns, podemos citar:

  • Algoritmos e Programação Estruturada
  • Análise Orientada a Objetos
  • Animação de Jogos
  • Áudio em Jogos
  • Desenho de Expressão
  • Desenho de Observação
  • Desenvolvimento de Jogos Mobile
  • Design Narrativo
  • Fundamentos do Movimento Humano
  • História e Acepções do Design
  • Integração de Jogos
  • Interação Humano-Computador
  • Introdução ao Design de Jogos e Entretenimento Digital
  • Lógica Computacional
  • Modelagem de Cenários e Level Design
  • Motores de Jogos Digitais
  • Programação Orientada a Objetos
  • Representação Gráfica Digital
  • Roteirização para Jogos Digitais
  • Storyboard

Mas, antes de enfrentar essa graduação, é preciso saber se o curso é realmente para você. Confira a seguir algumas dicas. 

Para quem o curso se destina?

Primeiro, obviamente, se você já tem familiaridade com games e gosta, com certeza vai se interessar mais pelo curso. Não precisa ser, necessariamente, gostar de jogar, mas se interessar pelo produto em si. Você pode gostar mais da parte lógica e querer estudar Jogos Digitais pelo desafio de construir algo. 

O mais importante é gostar e ter facilidade com a área de tecnologia e linguagens de programação, afinal é a parte principal do curso. 

Além disso, há outros fatores que também são bastante importantes. Como é uma área que, dependendo de onde trabalhe, envolve muitas pessoas, há habilidades sociais que são úteis. Por exemplo, boa comunicação e saber trabalhar em equipe são habilidades valorizadas. 

Mas, como estamos falando de uma área de tecnologia, o profissional de Jogos Digitais também precisa estar antenado com as tendências do mercado, inovações, tudo o que envolve parcial ou totalmente sua área. Isso o torna mais completo e adaptável.

É um curso relativamente novo, que pode abrir muitas portas para o profissional, já que a área de games está se expandindo. 

Vamos conferir agora quais são as possíveis áreas de atuação que um formando em Jogos Digitais pode seguir. 

Carreira e possíveis áreas de atuação

Como disse anteriormente, o aluno aprende diversas etapas para se criar um jogo. Ou seja, isso quer dizer que ele pode seguir qualquer uma delas. 

Há cursos avulsos para quem quer se especializar em alguma dessas áreas, então basta procurar ou aprender na prática. 

Portanto, o aluno pode se tornar roteirista, designer de personagens ou cenários, ser animador, programador, entre outras áreas. 

É possível se especializar em mais de uma área? A resposta é sim. Basta ter dedicação, bons materiais e ótimos professores. 

Falando nisso, agora vamos abordar mais sobre universidades e valores. Quanto custa um CST em Jogos Digitais? 

Universidades e valores

Na hora de escolher a Universidade em que vai estudar, é preciso levar em consideração alguns pontos cruciais:

  • Localização;
  • Valores;
  • Grade curricular;
  • Benefícios;
  • Diferenciais da Universidade;
  • Laboratórios;
  • Nota no MEC

Então, tenha isso em mente na hora de decidir onde irá estudar. Sempre é possível mudar, mas ainda assim é necessário pesquisar bem antes de escolher. 

A questão da localização vai depender de onde você mora, se pretende se mudar. Veja tudo antes de escolher um lugar que se encaixe às suas necessidades. 

Quanto aos valores, também é uma questão mais pessoal. Vai depender muito se você vai para uma Universidade privada, quais são suas condições. É possível encontrar cursos que possuem mensalidades a partir de R$159,00. 

Lembrando ainda que há como conseguir bolsa nas particulares, por meio do Enem ou do próprio vestibular da Universidade. 

Grade curricular, benefícios, diferenciais, laboratórios, nota no MEC, variam muito de Universidade para Universidade. Essas questões entram na parte de pesquisa. Portanto, para descobrir, entre na página de cada uma delas, veja o que oferecem, veja se a grade é completa, entre outras questões. Tudo isso normalmente é citado na página do curso. 

Algumas Universidades já têm popularidade por possuir boas condições para o aluno se formar. Podemos citar, por exemplo, a Unopar e a Pitágoras.

Conclusão sobre o CST em Jogos Digitais 

Agora que você já entendeu como funciona o curso e até as áreas que pode seguir, já pode começar a pesquisar a Universidade perfeita para você.

Lembre de conversar com estudantes e profissionais que seguem essa carreira, para entender como é o dia a dia do curso e no mercado de trabalho também. Assim, vai conseguir ter bem mais certeza de que Jogos Digitais é para você. 

Com certeza o Curso Superior em Tecnologia (CST) em Jogos Digitais está entre as carreiras com mais possibilidade de crescimento e ascensão no mercado de trabalho. Por ser muito popular entre os jovens e adultos hoje em dia, acabou se tornando a profissão do futuro. Clique aqui e veja também mais sobre o universo dos e-games.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.