O que o Ensino a Distância proporciona para o aluno?

Vanessa Zampronho
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Foto de Sami Abdullah no Pexels

A primeira vantagem do Ensino a Distância é a flexibilidade para o aluno. Ele pode estudar de onde quiser e quando puder. Isso facilita demais a vida de quem quer ter um curso superior, porque elimina pelo menos dois grandes problemas.

Um deles é o fator distância. Há casos de alunos que moram longe dos grandes centros, ou que trabalham em locais distantes. Isso, junto com o fator trânsito de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e outras metrópoles, acaba virando um anti-incentivo.

Afinal, como conseguir chegar no horário se o trânsito não ajuda? Além de ter de se deslocar pela cidade, o aluno chega cansado e até atrasado. Isso prejudica seu aprendizado, e ele não conseguirá aproveitar todo o conteúdo apresentado.

O fator horário também faz parte. Se o aluno tem um dia muito atribulado, com pouco tempo disponível, o Ensino a Distância é uma ótima opção. Ele também é adequado para quem trabalha em regime de turnos.

Ou seja, em alguns dias da semana, ele trabalha na parte da manhã, e em outros, à noite. Com o Ensino a Distância, o horário não é um problema. Qualquer hora é hora, sendo de manhã, tarde, noite ou madrugada.

O valor da mensalidade é o mesmo?

Não. Os cursos de Ensino a Distância são menores do que as aulas presenciais, e por vários motivos. As aulas são gravadas por um professor, que podem servir para vários cursos que contenham a mesma disciplina. Além disso, a estrutura é menor do que uma sala de aula.

Geralmente as aulas são gravadas em um estúdio, com um quadro negro ou apresentações de slides de materiais de apoio. Embora a estrutura conte com câmeras de alta qualidade, com um áudio limpo e claro, e uma sala silenciosa, ela é usada por vários professores, para gravar várias aulas.

Mas isso não significa que o conteúdo das aulas ou a qualidade do que é ensinado é inferior. o professor ensina a mesma matéria do Ensino a Distância e do curso presencial, sem diferença alguma. É o mesmo conteúdo, com as mesmas exigências. Assim, a qualidade das aulas é igual, e não ficam nada a dever para quem vai até a faculdade.

Precisa de vestibular para entrar no Ensino a Distância?

Sim, essa é uma exigência do Ministério da Educação, para entrar no ensino superior. Hoje temos os vestibulares presenciais, os agendados e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, fica mais fácil fazer a prova e poder começar o curso superior.

Outra vantagem do Ensino a Distância é que as turmas se formam várias vezes ao longo do ano. Isso é diferente dos cursos presenciais, que geralmente iniciam cursos em fevereiro e agosto. Assim, não tem desculpa para começar a fazer sua faculdade!

Antes de se inscrever, veja se a prova é presencial, em um dia que a instituição marca ou se você pode agendar. Essa informação é importante, ainda mais para quem tem uma vida muito corrida e pouco tempo disponível.

Caso prefira entrar via Enem, já vá estudando para ter uma boa nota na prova. Há faculdades que oferecem bolsas de estudo que dão desconto de acordo com a nota no Enem. Ou seja: quanto maior a nota, maior o desconto.

Como estudar a distância?

A primeira coisa que devemos pensar no Ensino a Distância é na disciplina. Não é porque você estuda quando pode que vai deixar tudo para a última hora. Reserve um período do seu dia que você esteja livre e se dedique aos estudos.

Afinal, esse é seu compromisso com o futuro. Nesse horário, nada de distrações ou de deixar para depois. Se você reservou uma hora para estudar, essa uma hora deve ser bem aproveitada.

Caso seu dia seja muito corrido, divida em dois ou três períodos livres, para poder aproveitar melhor. Assim, dá para ver todo o conteúdo, sem pressa, e com calma. Vai conseguir entender com mais facilidade o que o professor ensinar sem aquele desespero de ter pouco tempo.

Falando em dúvidas, o ambiente virtual do Ensino a Distância permite que o aluno entre em contato com o professor. É como se fosse na sala de aula: você manda uma pergunta para ele, ou uma observação, ou um comentário. O professor vai te responder e assim você vai ter uma interação bacana.

Vale lembrar que as aulas são gravadas, ou seja, o professor não vai responder na hora as suas dúvidas. Mas ele não vai esquecer de você. Pode haver ocasiões de aulas ao vivo, que são marcadas previamente com os alunos. Nesses casos, a interação é imediata.

Como ficam as atividades e trabalhos em grupo no Ensino a Distância?

Eles continuam existindo, mas tudo de forma virtual. Exercícios são enviados pelo sistema virtual de aprendizagem, e o aluno pode respondê-los tranquilamente. Sempre que for assistir a uma aula ou fazer um trabalho, escolha um lugar tranquilo para não haver distrações.

Para fazer os trabalhos em grupo, o esquema é o mesmo. Os alunos podem marcar um dia para se reunirem e discutirem o que precisa ser feito. Essa reunião pode acontecer via aplicativos de mensagens instantâneas, que também tem recursos de transmissão de vídeo.

Uma vez que cada um dos membros do grupo tenha uma tarefa, eles vão realizando dentro do seu tempo. Conversar entre si para tirar dúvidas também vale, e é bastante produtivo. O envio do material parcial pode acontecer via aplicativos de mensagens ou até dentro do ambiente virtual de aprendizagem, depende de cada caso.

Há também as atividades feitas dentro do ambiente virtual, nas quais o aluno deve interagir. Podem ser vídeos, textos, ou outros materiais, que o aluno tem acesso e pode fazer sua observação. Os professores também estão de olho nesse tipo de participação.

Para não se perder nas disciplinas, é interessante fazer um planejamento de aulas. Pode ser em uma planilha, ou em aplicativos que organizam o dia. Veja como está sua semana e distribua as matérias a serem estudadas ao longo dos dias.

Isso vai te ajudar muito a não se perder. Vai dar para controlar seus horários, ver o que já estudou, o que precisa ser estudado e se precisa de reforço. Entram aqui também os horários para fazer as atividades pedidas pelo professor.

Assim, organizando tudo direitinho, o Ensino a Distância é muito recompensador, e você poderá ter, finalmente, seu sonhado diploma de ensino superior!

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Como a tecnologia pode aumentar a produtividade na faculdade?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.