InícioGraduaçãoQual a grade curricular do curso de Ciência Política?

Qual a grade curricular do curso de Ciência Política?

Se você gosta de se relacionar com pessoas e preza pelo bom convívio da sociedade, o curso de Ciências Políticas pode ser perfeito para você. Mas, para ingressar na área, é preciso gostar também de economia política, desenvolvimento econômico e transformação científica. Se é disso que você gosta, uma pergunta pode estar na cabeça. Afinal, qual a grade curricular do curso de Ciência Política?

Antes de responder a essa questão, precisamos lembrar a real função do curso de graduação em Ciência Política. O curso visa capacitar o aluno a ter uma visão crítica da sociedade, tendo conhecimento para analisar, entender e agir a partir de uma reflexão dos fatos.

Os ensinamentos giram em torno de:

– compreensão da dinâmica política das sociedades;

– ferramentas para criar, analisar, avaliar e implementar políticas públicas;

– funcionamento da máquina pública.

Nesse cenário, o cientista político tem diversas opções de áreas para atuar. E, para te dar uma força nessa escolha, a equipe da Voomp apresenta neste post as disciplinas do curso de Ciência Política, as áreas de atuação e possíveis profissões. Além disso, um apanhado geral sobre o mercado de trabalho.

Leia também: Qual o perfil do profissional atual?

Mas, afinal, quais as disciplinas do curso de Ciência Política?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, política não é chata e nem deve ser deixada de lado. Todos os dias, todos nós fazemos política, seja no trabalho, na rua onde moramos ou no bairro.

E a graduação em Ciência Política vai te preparar e oferecer parâmetros e recursos para estudar os fenômenos políticos. E as principais disciplinas do curso são:

– Ciência Política Contemporânea
– Classes e Movimentos Sociais
– Desenvolvimento Econômico
– Direito Político e Eleitoral
– Direitos Humanos e Cidadania
– Diversidade ÉtnicoCultural
– Economia Política
– Estudos Sociais e Econômicos
– Ética e Filosofia Política
– Geografia Política
– História do Pensamento Político e Econômico
– Negociação e Gestão De Conflitos
– Opinião Pública e Poder
– Partidos Políticos no Brasil
– Pensamento Político Brasileiro
– Relações Econômicas Internacionais
– Sistemas Eleitorais Comparados
– Sistemas Eleitorais e Processo Legislativo
– Teoria Geral do Direito Constitucional

Com essas matérias na grade curricular, o objetivo é que o aluno aprimore competências para desenvolver soluções. Afinal, suas análises e sugestões serão usadas para atender as demandas sociais. Por isso, os ensinamentos vão muito além de conceitos e princípios, englobando também conteúdos relativos a procedimentos e iniciativas.

O dia a dia de um cientista político

O profissional graduado em Ciência Política desempenha diversas tarefas e pode atuar em empresas públicas ou privadas. Nas empresas públicas, pode atuar em secretarias de governo, prefeituras e ministérios, por exemplo. Nas companhias privadas, pode atuar como consultor ou analista, oferecendo um panorama sobre a sociedade que vão impactar nas iniciativas da empresa.

O dia a dia de um cientista político é pesquisar, se aprofundar e analisar fatos históricos e contemporâneos. Além disso, ele deve fornecer argumentos para a tomada de decisões na criação de projetos privados e políticas públicas. Porém, o cientista político também tem espaço em escolas e faculdades, afinal, são especialistas em sociologia. E, hoje, sociologia é matéria obrigatória no ensino médio e em muitas graduações.

Mas vale lembrar que a atuação do cientista político não está ligada somente ao Governo e Poder Executivo. Refere-se, também, à associações de classe, sindicatos e igrejas, por exemplo.

Quais as áreas de atuação de um cientista político?

O profissional graduado em Ciência Política possui várias áreas para desempenhar seu ofício. Confira abaixo algumas delas:

Antropologia – estudar, compreender e ensinar os aspectos e variáveis que influenciam o comportamento humano e a criação de culturas na sociedade.

Consultoria – vai analisar instituições e sistemas políticos, além de estudar o comportamento político da sociedade e políticas criadas pelo Poder Público.

Ensino – ser professor no ensino fundamental, médio e superior. Mas para seguir a carreira acadêmica é preciso ter uma pós-graduação.

Jornalismo – se tornar fonte sobre política, criando pautas, apurando informações e avaliando questões de interesse da sociedade.

Sociologia – analisar as estruturas das sociedades e sugerir mudanças nos processos das entidades públicas e sociais.

Pesquisa – seja na área acadêmica ou não, o cientista político pode atuar com planejamento, consultoria, assessoria e implementação de projetos junto a empresas públicas e privadas, partidos políticos, organizações não-governamentais, entidades sociais e afins.

E o que faz um cientista político?

O profissional graduado em Ciência Política desempenha diversas tarefas e pode atuar em empresas públicas ou privadas. E sabendo que a política influencia a economia no geral, o cientista político pode atuar em secretarias de governo, câmaras de vereadores, prefeituras e ministérios, escolas, Assembleias Legislativas e Governo Federal.

Muitos profissionais da área também podem se tornar assessores de políticos na tomada de decisões. Nas companhias privadas, pode atuar como consultor ou analista, dando um panorama sobre a sociedade que vão impactar nas iniciativas da empresa.

O dia a dia de um cientista político é pesquisar, se aprofundar e analisar fatos históricos e contemporâneos. Além disso, deve fornecer argumentos para a tomada de decisões na criação de projetos privados e políticas públicas. Porém, o cientista político também tem espaço em escolas e faculdades, afinal, são especialistas em sociologia. E, hoje, sociologia é matéria obrigatória no ensino médio e em muitas graduações.

Mas vale lembrar que a atuação do cientista político não está ligada somente ao Governo e Poder Executivo. Refere-se também a associações de classe, sindicatos e igrejas, por exemplo.

Além disso, hoje, um cientista político pode criar canais nas redes sociais e atuar comentando as notícias de cada dia. Mas pode também ser o especialista em política em jornais, revistas, TV e emissoras de rádio.

Foque no seu objetivo e vá com tudo!

Como você viu, a profissão de cientista político oferece várias possibilidades de carreiras. É fato que a área de Ciência Política é excelente para quem tem aptidão em se relacionar e quer muito sucesso profissional.

Mas se você ainda não tem certeza de qual graduação escolher, pesquise mais e faça algum teste vocacional. O importante é ter cabeça fria e firmeza no momento de sua decisão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.