Qual o preço do curso de CST em Empreendedorismo e Novos Negócios?

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de RODNAE no Pexels.

Quer se tornar uma grande empreendedor de sucesso? Descubra qual é o preço do curso de CST em Empreendedorismo e Novos Negócios.

O ato de empreender ganhou muita força nos últimos anos aqui no Brasil. Tendo isso em vista, muitas pequenas empresas ganharam muita popularidade e cresceram exponencialmente. Com certeza, você conhece o Nubank, o iFood ou Gympass, não é? Afinal, todas elas são grandes unicórnios brasileiros, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. Incrível, né?

Pois é, todas elas começaram com ideias empreendedoras, e precisaram de profissionais extremamente qualificados para investir em uma ideia de sucesso e ter uma ótima visão de novos negócios. Sendo assim, muitos acham que empreender é apenas abrir uma pequena empresa. Porém, saiba que essa prática vai muito além disso: ela precisa de dedicação, esforço e muita expertise.

Já pensou em fazer sua faculdade dos sonhos à distância?

Tire todas as dúvidas e saiba mais sobre a modalidade EAD

 

No Brasil já existem mais de  52 milhões de empreendedores , o que corresponde a 38% da população. Isso mostra a força do empreendedorismo no país, não é mesmo? Por isso, diversas instituições de ensino começaram a ofertar cursos nessa área, a fim de preparar os seus alunos para o sucesso profissional. Nesse sentido, há graduações tecnológicas na área de empreendedorismo e novos negócios.

Por isso, se você está querendo construir carreira nessa área, o post abaixo é para você! Afinal, iremos falar mais sobre esse setor e descobrir qual o preço do curso de CST em Empreendedorismo e Novos Negócios.

 Descobrindo o que é empreendedorismo!

Antes de mais nada, caso você queria construir carreira nessa área, você deve entender bem o significado do termo empreendedorismo, não é? Então, vamos lá! De acordo com a Endeavor, rede formada por empreendedoras e empreendedores, o empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo. Leia mais aqui

Portanto, empreender é o ato de identificar oportunidades de negócios e investir em determinada área, transformando a economia e as atividades relacionadas. Como dito acima, muitos pensam que o ato de empreender é somente abrir uma empresa, geralmente de pequeno porte. Contudo, o empreendedorismo vai muito além da abertura de empresas. Nesse sentido, ele engloba outras várias habilidades e características, como capacidade de administração, finanças, gestão de pessoas, construção de estratégias e entre outras. Não se preocupe, nós vamos falar mais sobre isso abaixo.

Além de tudo isso, o empreendedorismo também pode ser dividido em várias áreas de atuação. Que tal conhecer algumas delas? Confira:

  • Empreendedorismo Corporativo;
  • Empreendedorismo Digital;
  • Empreendedorismo Social;
  • Empreendedorismo de franquia;
  • Empreendedorismo público.

Se você leu até aqui, já deu para perceber que o empreendedorismo é sobre planejar e fazer acontecer, não é?  Ou seja, é preciso ter muita força de vontade e colocar muito a mão na massa para desenvolver qualquer negócio e colocar o plano de ação em prática. 

Afinal, o que faz um profissional de empreendedorismo e novos negócios?

Como já falado, o profissional de empreendedorismo e novos negócios planejará e fará as coisas acontecerem. Portanto, com a ideia de negócio já estruturada, ele desenvolverá um plano de ação e colocará em prática todas as estratégias necessárias para alcançar suas metas e objetivos.

Empresas pequenas

Geralmente, quando o negócio ou empresa é de pequeno porte, o empreendedor vai ser o responsável por tudo. Isso mesmo, por tudo! Ou seja, ele terá que fazer de tudo para colocar a sua ideia em prática e fazê-la dar certo. A lista de afazeres desse profissional é longa. Confira alguns exemplos:

  • Administração de funcionários;
  • Controle de vendas;
  • Relacionamento com os clientes;
  • Criação de estratégias de marketing;
  • Desenvolvimento de  novos produtos e serviços;
  • Resolução de  problemas e encontrar soluções;
  • Alcançar novos patamares e oportunidades.

Empresas de médio ou grande porte

Ao passo em que a empresa for ganhando mais espaço e destaque, o empreendedor passará a se envolver mais com o planejamento estratégico dela, sempre focando nos melhores resultados. Afinal, ele criará planos e táticas para impulsionar o seu negócio. Além disso, os profissionais de empreendedorismo e novos negócios desempenham funções super importantes em grandes empresas, sempre desempenhando um papel estratégico fundamental para o sucesso.

Dessa forma, as responsabilidades se tornam cada vez maiores. Confira alguma delas:

  • Administração da empresa de maneira eficiente;
  • Criação de  planos de estratégias;
  • Alcançar novos objetivos e metas;
  • Criação de fluxos de organização;
  • Dividir as funções de trabalho dos colaboradores;
  • Garantir que as ações planejadas gerem resultados para a empresa;
  • Identificar parcerias;
  • Aumentar alcance de mercado;
  • Identificar oportunidades de negócio.

As responsabilidades são muitas, não é mesmo? Dessa forma, é necessário garantir uma educação de qualidade e que prepare os futuros empreendedores para o mercado de trabalho.

Como se tornar um profissional de empreendedorismo e novos negócios?

Bom, a área de empreendedorismo sofreu um “boom” gigantesco nos últimos anos, e a tendência é crescer cada vez mais. Logo, com uma área tão promissora e aquecida, várias instituições de ensino começaram a incluir cursos na área de empreendedorismo e novos negócios em seus catálogos. 

Sendo assim, os cursos são de diversos tipos: podem ser cursos livres, pós-graduações e, até mesmo, MBAs. Contudo, já existem diversas faculdades que oferecem o curso de CST  em Empreendedorismo e Novos Negócios com uma ótima infraestrutura e reputação no mercado. 

Portanto, para você se tornar um ótimo profissional em Empreendedorismo e Novos Negócios, você deve investir em uma educação de qualidade, e que te prepare 100%  para o mercado de trabalho.

Mas o  que significa CST em Empreendedorismo e Novos Negócios?

Antes de tudo, vamos entender bem o significado da sigla CST. Em resumo, o termo CST é uma sigla para Curso Superior de Tecnologia. Logo, esse termo engloba todas as graduações de nível tecnólogo. Ou seja, são aquelas que oferecem um diploma de curso superior, porém com uma duração menor que a de uma graduação do tipo bacharelado.

No CST em Empreendedorismo e Novos Negócios, os estudantes se tornarão grandes profissionais, criativos e inovadores, preparados para identificar novas oportunidades de negócios e utilizar os recursos necessários para a atividade empreendedora. Então, esses futuros profissionais sempre estarão envolvidos na criação, desenvolvimento, potencialização e expansão de negócios, em diferentes contextos e áreas.

Além disso, o curso ajuda a propiciar uma visão holística e sistêmica para o mercado de trabalho, atuando no desenvolvimento da ética na prática profissional. Logo, os futuros empreendedores poderão agregar muito valor e diferenciais competitivos para qualquer tipo de empresa em que eles escolherem atuar.

Onde encontro o curso CST em  Empreendedorismo e Novos Negócios? 

Como descrito acima, você vai encontrar diversos tipos de cursos na área de Empreendedorismo e Novos negócios. Porém, já é possível encontrar graduações tecnológicas nessa área. Por isso, separamos abaixo algumas das instituições de ensino que oferecem esse curso com uma ótima infraestrutura, grade curricular e reputação no mercado de trabalho. Veja só:

  • Anhanguera;
  • Unopar;
  • Pitágoras.

Qual é a grade curricular do curso CST em Empreendedorismo e Novos Negócios?

De maneira geral, o curso de CST em Empreendedorismo e Novos Negócios é técnico, e é voltado para matérias mais práticas e menos teóricas. Portanto, os alunos já saem totalmente preparados para o mercado de trabalho. Então, para te ajudar a entender um pouco mais, separamos abaixo alguns exemplos das principais matérias. Porém, é necessário lembrar que a grade curricular varia de acordo com cada instituição de ensino. Confira.

Homem, Cultura e Sociedade

Nessa matéria, os futuros empreendedores  serão expostos a conteúdos bem reflexivos, sobre como as relações humanas se desenvolveram, a evolução do pensamento ocidental e como ele serviu de base para vários elementos culturais. Além disso, os alunos terão de compreender essas relações do ponto de vista do indivíduo e da sociedade. Afinal, todos os seres humanos produzem cultura e são influenciados por ela.

Modelos de Gestão

Para uma empresa ser bem organizada e estruturada, é necessário escolher vários modelos de gestão e ver qual é o mais indicado para gerir o capital humano e o financeiro. Sendo assim, nessa disciplina, os alunos terão que aprender sobre novos modelos de gestão e modelos preexistentes. Afinal, a empresa deve atuar de maneira eficiente tanto no mercado quanto com seus colaboradores.

Gestão de Projetos

Gestão de projetos é fundamental para qualquer empresa. Nesse sentido, as organizações precisam ter um objetivo claro para ser atingido, em um determinado prazo. Além disso, as empresas contam com recursos humanos, financeiros e materiais que devem ser utilizados para alcançar as metas e objetivos. Por isso, essa matéria é extremamente importante para os futuros empreendedores.

Empreendedorismo

Essa aqui nem precisa falar, né? Por meio dela, os estudantes poderão aprofundar conhecimentos sobre empreendedorismo, as áreas de atuação e como desenvolver habilidades empreendedoras.

Legislação Social e Trabalhista

Para comandar um empreendimento, é necessário entender sobre a legislação brasileira. Dessa forma, é muito importante conhecer as leis sociais e trabalhistas. Afinal, toda empresa deve respeitar as normas brasileiras e tratar seus colaboradores corretamente, garantindo um ambiente de trabalho seguro e justo. Então, nessa disciplina, os alunos vão estudar a fundo as leis brasileiras.

Gestão de Pessoas

A área de gestão de pessoas é o setor responsável por administrar e controlar o capital humano nas empresas. Em outras palavras, é a área que cuida de todos os colaboradores da organização. Sendo assim, os estudantes aprenderão todas as técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos da empresa com colaboradores e funcionários. 

Matemática Financeira

A matemática financeira é a área da matemática que irá explicar o comportamento do valor do dinheiro com o tempo. Então, ela é um setor que estuda operações presentes no dia a dia de todas as pessoas. Alguns exemplos são: empréstimos, renegociação de dívidas, cálculo de descontos, entre outros. 

Planejamento Estratégico 

O planejamento estratégico engloba todos os processos de criação e execução de estratégias para alcançar metas e objetivos dentro de uma empresa. Isso inclui desde a criação de metas até a execução de tarefas, tomadas de decisão e definição de estratégias. Portanto, nessa disciplina, os futuros empreendedores aprenderão como desenvolver táticas e planos para garantir o sucesso econômico do empreendimento.

Metodologia Científica

Na disciplina de Metodologia Científica, os alunos aprenderão sobre o estudo dos métodos e os instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. Assim, tenha em mente que ao longo da graduação de Empreendedorismo e Novos Negócios, os alunos devem realizar diversos tipos de trabalhos e seminários. Então, essa é uma matéria muito importante para os semestres do curso.

Responsabilidade Social e Ambiental

Atualmente, as pautas sociais e ambientais são extremamente necessárias para as empresas e para a sociedade. Em resumo,  a responsabilidade social e ambiental são obrigações que uma empresa ou organização tem com a sociedade e com o meio ambiente. Portanto, nessa matéria, os alunos precisarão compreender todos os problemas socioambientais e aprender formas de desenvolvimento sustentável da empresa em prol da sociedade e do meio ambiente. 

Análise de Custos

A análise de custos é uma ferramenta utilizada pelas empresas. Assim, elas conseguem ter um maior conhecimento e controle sobre os gastos da produção de bens e serviços de um determinado período. Por isso, é muito importante que os alunos tenham essa disciplina.

Composto Mercadológico

Essa é uma disciplina voltada para o marketing, ela irá apresentar aos alunos quais são os compostos do marketing para a elaboração de estratégias. Além disso, os estudantes vão aprofundar seus conhecimentos nos famosos 4P’s de marketing: preço, produto, praça e promoção.

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

A logística de uma empresa é fundamental dentro de uma organização, ela é o ponto-chave para todos os processos internos e externos. Sendo assim, nessa disciplina os alunos terão contato com todas as etapas do gerenciamento de supply chain, como por exemplo:

  • Seleção de fornecedores;
  • Compra de materiais e insumo;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Transporte de produtos;
  • Gestão do fluxo de materiais;
  • Coordenação de processos.

Pesquisa Mercadológica

Com a pesquisa de mercado, os alunos aprenderão como planejar, coletar e analisar dados relacionados a um empreendimento ou organização. Em resumo, o objetivo da pesquisa mercadológica é gerar conhecimentos, dados e informações sobre um determinado mercado e seu público. Além disso, por meio dela é possível identificar oportunidades e evitar riscos na tomada de decisões estratégicas. 

Planejamento Financeiro e Orçamentário

Realizar um planejamento financeiro e orçamentário de uma empresa é um processo extremamente complicado, e deve ser feito de maneira cuidadosa. Afinal, são muitos detalhes e demanda muita responsabilidade. Sendo assim, nessa disciplina, os alunos vão aprender sobre balanço patrimonial, dívidas, receitas, despesas e investimentos, entre outros.  

Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento

A matéria de análise de investimento e fontes de financiamento vai oferecer todo o conhecimento necessário para a gestão correta do capital da empresa, pensando na tomada correta de decisões e buscando os melhores resultados possíveis. Portanto, é uma matéria muito importante presente no curso de CST em Empreendedorismo e Novos Negócios.

Comportamento do Consumidor

O comportamento do consumidor é extremamente necessário para compreender o público alvo de determinada empresa ou organização. Em resumo, ele é a soma de todas as percepções e atitudes que levam pessoas a tomarem uma decisão de compra. Então, com essa disciplina os futuros empreendedores passarão a compreender todos os processos da jornada de compra de um consumidor e suas motivações.

Estratégia Empresarial e Negociação

Nesta matéria, os futuros empreendedores vão conhecer todos os fundamentos, elementos, técnicas de negociação e estratégias empresariais voltadas às atividades comerciais.  

Planejamento e Inteligência de Marketing

O planejamento e inteligência de marketing são essenciais em todos os processos de organização e análise de dados. Afinal, eles que guiarão todas as decisões de marketing dentro de uma empresa ou organização. Então, com essa disciplina, os alunos aprenderão a estruturar todas as informações e saber como interpretá-las. 

Qual o perfil do estudante de CST em Empreendedorismo e Novos Negócios?

É muito comum escutar por aí que para determinados cursos, certas habilidades são necessárias ou que certas características combinam com tal graduação. Afinal, há certas aptidões que podem ser senso comum em certas áreas e carreiras. Então, pensando nisso, separamos abaixo algumas das principais características de quem estuda empreendedorismo e novos negócios. Confira.

  • Ser dedicado;
  • Gosto pela leitura;
  • Estar sempre disposto a aprender algo novo;
  • Ter facilidade com análise de dados;
  • Possuir pensamento estratégico;
  • Gostar de fazer trabalhos em grupo;
  • Ter uma boa escrita e comunicação.

Qual o preço do curso de CST em Empreendedorismo e Novos Negócios?

Finalmente chegamos na questão principal dessa matéria: qual é o preço do curso de CST em Empreendedorismo e Novos Negócios?

Até aqui, o que você achou da área de empreendedorismo e novos negócios? Já deu para perceber que é uma área que precisa de muita dedicação e visão estratégica, não é? 

Como já mencionado acima, por ser uma área bem aquecida e com muita demanda, muitas instituições começaram a investir em cursos na área de empreendedorismo e novos negócios.  Sendo assim, existem várias faculdades que oferecem esse tipo de graduação, com uma ótima infraestrutura e reputação no mercado. Além do mais, elas podem apresentar um ótimo custo benefício também. Por isso, separamos algumas delas:

Unopar

Curso Superior Tecnólogo em Empreendedorismo e Novos Negócios

A Universidade Norte do Paraná (Unopar), fundada em 1972,  é uma instituição de ensino superior privado, com sede localizada em Londrina, no norte do Paraná. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e outros tipos de cursos.

O curso tecnólogo em Empreendedorismo e Novos Negócios capacitará alunos para compreenderem e aplicarem tecnologias e técnicas estratégicas de gestão compatíveis à sua área de atuação, planejando, avaliando e gerenciando recursos, buscando oportunidades de novos negócios, qualidade, produtividade e competitividade, com perfil empreendedor.

Investimento: a partir de R$ 159,90

Duração: 2 anos 

Pitágoras

Curso Superior Tecnólogo em Empreendedorismo e Novos Negócios

A Faculdade Pitágoras é uma instituição sólida de ensino superior, presente nos estados do Acre,  Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Na Pitágoras, o tecnólogo em Empreendedorismo e Novos Negócios é um curso que promove a gestão específica e inovadora para novos negócios, pelo qual os alunos desenvolverão competências empreendedoras e terão visão macro para serem gestores e agentes de mudança de seus próprios negócios.

Investimento: a partir de R$ 179,00

Duração: 2 anos 

A média salarial do profissional de empreendedorismo e novos negócios

Para saber mais sobre uma determinada área ou profissão, é sempre indicado pesquisar muito sobre elas. Por isso, nós separamos abaixo as faixas salariais

Segundo o site vagas, a média salarial de um empreendedor é de R$ 2.377,00, já o site Glassdoor informa uma média de R$ 3.500, 00. Além desses, o site Educa+Brasil também mostra uma média salarial de acordo com o cargo e tamanho da empresa. Confira:

Trainee

Grande empresa

R$ 6.650,32

Média empresa

R$ 4.433,55

Pequena empresa

R$ 2.955,70

Junior

Grande empresa

R$ 8.645,42

Média empresa

R$ 5.763,62

Pequena empresa

R$ 3.842,41

Pleno

Grande empresa

R$ 11.239,05

Média empresa

R$ 7.492,70

Pequena empresa

R$ 4.995,13

Senior

Grande empresa

R$ 14.610,77

Média empresa

R$ 9.740,51

Pequena empresa

R$ 6.493,67

Qual é o perfil do profissional de empreendedorismo e novos negócios?

O profissional de empreendedorismo e novos negócios vai ter muitas responsabilidades ao longo da sua vida profissional. Sendo assim, ele precisa estar preparado para encarar diversos tipos de desafios. Então, é comum encontrar determinadas características que são exigidas nessa área. Portanto, existem certas habilidades que podem ajudar os futuros profissionais a exercerem melhor suas funções. Por isso, separamos abaixo algumas das principais características de quem trabalha com empreendedorismo e novos negócios. Confira.

  • Paixão pelo que faz;
  • Ter ética;
  • Ser muito resiliente;
  • Criatividade;
  • Persistência;
  • Liderança;
  • Comunicação clara e eficaz;
  • Autoconfiança;
  • Ambição;
  • Proatividade.

E aí? O que achou do preço do curso de CST em Empreendedorismo e Novos Negócios? Confira mais sobre a área aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.