InícioGraduaçãoTudo o que você precisa saber sobre o CST em Gestão de Produto

Tudo o que você precisa saber sobre o CST em Gestão de Produto

O CST em Gestão de Produto é o tipo de curso para quem gosta de tecnologia, negócios e marketing, ou deseja aprender mais sobre o mercado de trabalho e finanças, a fim de entrar no ramo o mais rápido possível.

Veja, então, se vale à pena cursar esse tipo de graduação, saiba as funções de um gestor nesta área e conheça mais sobre o avanço do setor. Acompanhe tudo a seguir!

Saiba tudo sobre CST em Gestão de Produto

A gestão de produtos é uma forma de alcançar o sucesso na compra, venda e uso dos itens do mercado. Isso é feito por meio do trabalho de diversas disciplinas que buscam criar itens e serviços que sejam úteis e bons para os consumidores.

Confira a seguir, algumas das áreas que dialogam com o CST em Gestão de Produto:

  • Tecnologia;
  • Economia;
  • Design;
  • Marketing.

Tanto em termos industriais como no varejo, há muitas ações por trás das vitrines e prateleiras para manter o mercado funcionando.

Mas o que é um produto, afinal?

Para entender mais sobre essa gestão, é preciso esclarecer o que é produto. Então, aqui vai uma definição: ele é tudo aquilo que é feito por meio de um processo de criação e desenvolvimento para atender às necessidades do mercado.

Seguindo o exemplo de uma loja de departamentos, na qual é possível encontrar diversos itens, tais como roupas, sapatos, cosméticos, guloseimas, eletrônicos, etc. De fato, todos esses objetos servem para satisfazer o cliente e as empresas.

Entenda a CST em Gestão de Produto

Da mesma maneira que há roupas à disposição da sua escolha em uma loja, há uma gestão que administra os processos por trás de tudo isso.

Há, no entanto, muitos lugares onde você pode ser um potencial comprador. Por isso, existe uma competição entre as indústrias e varejistas, para que um item se destaque mais do que o do concorrente.

Desse modo, em muitas empresas, há um trabalho de seleção e gestão de produtos feito por equipes de desenvolvimento, que são responsáveis por preparar o terreno para a compra.

Esse, então, é um dos trabalhos do profissional formado em CST em Gestão de Produto. Portanto, continue lendo para descobrir as outras tarefas desse setor.

Saiba o que é um curso CST

A sigla quer dizer Curso Superior de Tecnologia, isto é, um tecnólogo. Esse tipo de estudo apresenta uma formação profissionalizante.

Em outras palavras, assim como a Gestão de Produção, um dos objetivos do profissional em CST em Gestão de Produto é atender às necessidades do mercado.

O intuito é empregar pessoas da nova geração, adequando suas características ao modelo de curso. Nesse sentido, a geração de trabalhadores atual é chamada de Y, e tem como traços de comportamento o imediatismo e o costume de questionar padrões.

Logo, se faz necessário um molde de estudo menor, em comparação ao dos cursos mais antigos de licenciaturas e bacharelados, ou seja, para atender ao senso de imediato dos novos trabalhadores, a duração é menor.

Vale à pena cursar o CST em Gestão de Produto?

A principal vantagem de ter a formação no CST em Gestão de Produto é que a área é super necessária no cenário atual e para o futuro do mercado de trabalho.

Isso porque a produção é o ponto central do capitalismo, então, sempre será preciso especialistas nesse setor.

Escolhendo esse curso, você será capacitado para uma profissão que só cresce no Brasil e no mundo.

Além do mais, o mesmo dura em média de dois a três anos. Assim, concluir os estudos mais rápido é uma vantagem, devido à globalização e aos avanços da tecnologia.

Diferença entre gestão de produto e o marketing

Há uma confusão entre o CST em Gestão de Produto e Marketing de Produção, pois ambas as áreas ditam a movimentação do mercado. Portanto, veja as semelhanças entre essas duas áreas:

  • O produto é a peça central do marketing e da gestão;
  • A necessidade do cliente e a estratégia da empresa são ligadas;
  • O objetivo é dar uma solução para os problemas do cliente.

Nesse sentido, as diferenças se mostram quando a CST em Gestão de Produto tem o papel de formar um profissional que forneça, administre e reabasteça os itens de forma e custo adequados.

Enquanto isso, o Marketing de Produção apresenta a mercadoria e usa dos artifícios da linguagem para colocá-la em evidência e vendê-la.

O papel do gestor de produto

Agora que você sabe como funciona a gestão de produto, entenda qual é o papel do profissional da área no mundo:

  • Conectar o desejo do comprador com a estratégia da indústria;
  • Fazer a movimentação dos estoques de mercado;
  • Lançar produtos que renovem as prateleiras das lojas.

Nesse sentido, o gestor de produto está sempre entregando o desempenho esperado pelas indústrias e varejos, tornando o mercado mais atualizado.

O gestor de produto é um profissional necessário

Entenda mais sobre as futuras funções de um aluno que se forma no CST em Gestão de Produtos:

  • Entender o que o cliente necessita;
  • Criar função para um objeto de venda;
  • Trabalhar e liderar times para criar e testar os produtos;
  • Administrar a quantidade de estoque e prateleira dos itens;
  • Identificar o perfil de compra das pessoas.

Para realizar todos esses objetivos, o formado em CST em Gestão de Produto deve levar em conta algumas questões sobre o perfil do cliente. A seguir, confira mais sobre o assunto.

Entenda o perfil do cliente

Não é possível alcançar o produto ideal para a compra e venda se você não está por dentro do que o seu público-alvo deseja.

Lembre-se de que o giro dos produtos de mercado depende do consumo dos compradores. Assim, para que o gestor de produtos tenha sucesso na criação, desenvolvimento e estoque de itens, é preciso se atentar a alguns pontos cruciais, tais como:

  • O que o cliente precisa;
  • Quais marcas ele prefere;
  • E qual é a idade e o sexo do público alvo;
  • Quais foram as últimas compras daquele consumidor.

A fim de responder a tudo isso, é preciso que o profissional de CST em Gestão de Produto esteja inteirado sobre as tendências de mercado, e saiba sobre o comportamento de seus potenciais compradores.

Mais importante do que colocar o produto na prateleira, é saber mais sobre quem pode comprá-lo.

O que todo gestor de produto deve saber

A geração atual é movida pelos dados, então, as informações são as chaves dos melhores investimentos e os segredos por trás de todo bom resultado.

Saiba que, se você deseja o CST em Gestão de Produto, quando se formar entrará direto no setor empresarial, e não terá tempo a perder usando estratégias erradas. Dessa forma, a melhor ferramenta para chegar ao nível profissional é analisar os dados.

Evite se prender a ideias sobre “fazer o que o coração manda”, pois, no ramo industrial, a maneira mais eficiente de produzir é usar a técnica. Por isso, esteja atento a alguns pontos:

  • A quantidade de vendas por categoria;
  • Os níveis de demanda de cada produto;
  • Dados sell-out: venda direta para o consumidor final.

Seguindo a estratégia de coletar informações e calcular os números das vendas, você vai conseguir repor as prateleiras e obter sucesso com os clientes.

Teste seu público-alvo

Agora que você sabe da importância da análise de dados, não fique preso somente a esse mecanismo de trabalho.

Sobretudo, arrisque usando métodos de testagem para descobrir novas tendências nas compras do seu público-alvo, afinal, as pessoas gostam de novidades.

No entanto, se surgir a insegurança na hora de fazer o novo, não subestime o potencial dos testes no seu campo de pesquisa. Então, veja o que você pode adquirir de bom com esse modo de trabalhar no CST em Gestão de Produto:

  • Verificar a aceitação de um item;
  • Saber se a nova mercadoria é interessante;
  • Dispensar o mesmo, caso não obtenha bons resultados.

Acima de tudo, você terá noção do que faz o giro de mercado acontecer, e saberá em quais itens investir mais ou menos.

A mudança de produto

Imagine um supermercado de grande porte, em que as prateleiras estão sempre sendo repostas. Então, você vê várias opções de arroz e fica a seu critério escolher qual deles comprar. Porém, assim como você, outros compradores vão dar preferência a:

  • Determinadas marcas;
  • Valores mais baixos ou altos;
  • Tipo de produto.

Algum item pode ficar nas prateleiras por mais tempo que os outros e, por isso, o profissional de CST em Gestão de Produto pode retirá-lo do inventário.

E não existe problema na mudança, mas sim na permanência de um item quando não está suprindo os clientes.

Nesse sentido, só é possível alterar algo enquanto há controle das vendas e de qualidade dos mesmos.

Há o fator das estações do ano, que pode contribuir para que alguns artigos pereçam e outros saiam da época de consumo, o que pode ser razão para mudança nas prateleiras.

CST em Gestão de Produtos e o varejo

Bem, você já deve saber que o público determina o sucesso de vendas, tanto no comércio varejista como na indústria. Além disso, os clientes também são a causa de os produtos estarem ou não nas prateleiras.

Por isso, você vai aprender no CST em Gestão da Produção como o trabalhador da área organiza todos os itens e seleciona quais são adequados ou não. Assim, se produz um acervo de qualidade e se obtém uma boa venda de produtos.

Mix de produtos

A decisão de compor um bom mix de itens conta com uma boa escolha de marcas, categorias e variações. Dessa forma, esse deve ser um reflexo do que o público procura e deseja ter.

Um bom mix, sem dúvida, tem o potencial para ser algo que agrega diferencial ao trabalho do formado em CST em Gestão de Produto.

Um pet shop, por exemplo, possui mercadorias como rações, coleiras, remédios, produtos de higiene, dentre outros. Portanto, consegue atender aos clientes em diferentes momentos de sua necessidade.

A importância das categorias

Em uma gestão de categorias, pode-se administrar os produtos de forma estratégica para a venda. Nesse sentido, veja as seções de uma farmácia, por exemplo:

  • Remédios;
  • Itens de higiene;
  • Cosméticos;
  • Produtos de beleza.

Pensando assim, em cada conjunto há um mix de itens que oferece distintas marcas, preços e usos para os seus clientes. Dessa forma, quem cursou CST em Gestão de Produto pode investir cada um deles para um público de forma separada.

Só é possível realizar esse serviço quando se possui uma boa comunicação, marketing de produtos e quando se deixa visível o item de venda. Assim, é fundamental usar métodos para calcular os dados reais e estar atento às tendências de mercado.

Quando os produtos são separados por categorias, o cliente sabe em que lugares buscar o que deseja de forma exata, tornando sua experiência na loja algo dinâmico e de fácil acesso.

CST em Gestão de Produto: a gerência de compras

Essa é mais uma forma de facilitar a administração dos itens de mercado. Em outras palavras, é um método ligado à gestão de produto que serve para tornar o trabalho no setor do comércio varejista mais rentável.

Para entender como funciona esse processo, é só pensar que o gestor que faz boas aquisições de produtos para repor as prateleiras tem sempre um estoque que será vendido.

O profissional em CST em Gestão de Produto, portanto, precisa fazer um balanço certo do dinheiro que será investido em produtos. Então, veja algumas dicas sobre isso:

  • Treinar times para fazer compras;
  • Averiguar dados de como são as vendas dos produtos, antes de comprá-los;
  • Investir em tecnologia para o acervo de mercadorias;
  • Estar ciente das datas de época ou estação do ano, como Natal, festas juninas, etc.

Dessa forma, se tem uma boa gestão de compra de produtos.

O relacionamento no CST em Gestão de Produto

No CST em Gestão de Produto, você vai aprender como ter uma boa relação com os fornecedores, pois eles são fundamentais para que os itens estejam nas prateleiras.

Em primeiro lugar, é sempre importante ter mais de um parceiro, afinal, não se pode depender de uma única fonte  em um mercado tão movimentado. Depois, é preciso pensar no mix de produtos que você vai compor.

É comum haver erros nessa etapa, já que muitas empresas não se atentam ao que compram e à disponibilidade de seus fornecedores.

O profissional de CST em Gestão de Produto deve estar conectado a tudo o que acontece em seu ambiente de trabalho.

Além do mais, para entregar o produto ideal, é preciso que ele apresente qualidade e atenda ao desejo do cliente. Nesse sentido, é necessário que o colaborador tenha compromisso com os tempos limites, para que uma mercadoria não fique em falta.

O sucesso da produção

É importante entender que o sucesso da produção é o objetivo final de toda pessoa que fez um CST em Gestão de Produto, já que ele garante que as demandas industriais sejam atendidas e que os clientes encontrem os itens que precisam.

Assim, tendo o sucesso como finalidade, o gestor de produtos deve ter em mente alguns pontos, a fim de executar o projeto do item ideal para o consumidor. Confira a seguir algumas questões que precisam fazer parte do trabalho deste tipo de profissional:

  • As pessoas precisam desse produto;
  • Questione se o seu público vai usar esse item;
  • Veja porque você está apostando em certa mercadoria;
  • Veja se há clientes interessados.

É necessário que essas questões sejam o norte de qualquer trabalho na área de CST em Gestão de Produto.

Áreas de atuação do CST em Gestão de Produto

Por ser um setor da indústria que só cresce, há um grande leque de possibilidades quanto à área de trabalho em que o profissional pode atuar.

Confira abaixo, então, os ramos nos quais você poderá trabalhar após a formação em CST em Gestão de Produto:

  • Redes de telefonia;
  • Empresas de crédito;
  • Setores de assistência técnica;
  • Cooperativas de planejamento e desenvolvimento;
  • Setor automotivo e comércio em geral.

Dentro desses meios, é criada uma ponte pelo profissional, entre empresas e pessoas, que faz a economia crescer com qualidade para todos.

Onde cursar o CST em Gestão de Produto

Agora que você já sabe tudo sobre o CST em Gestão da Produção, é hora de escolher a faculdade em que você deseja ingressar. Para isso, pense na qualidade de ensino e nos valores que vão de acordo com o seu bolso.

Comece a dar os passos para ser o mais novo profissional que movimenta a indústria. Dessa forma, veja uma lista de instituições da rede Kroton que oferecem o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Produto; confira:

  • Anhanguera;
  • UNINTER;
  • Pitágoras;
  • UNOPAR.

Bem, sabendo dessas oportunidades, o seu futuro está em suas mãos. Lembre-se de que os cursos são reconhecidos pelo MEC.

Vale lembrar também todo o profissional formado no CST em Gestão de Produto pode prestar concurso público. Exceto, aqueles que exigem licenciatura ou bacharelado.

Confira as vantagens do curso

Já ficou claro o quanto a profissão é interessante e tem um papel importante no mercado. Dessa forma, veja porque você deve considerá-la uma opção de carreira:

  • É flexível para aqueles que precisam trabalhar e estudar;
  • Tem foco em atividades práticas que simulam situações reais do emprego;
  • Dá formação específica para a área de trabalho que deseja;
  • Possui curta duração dos estudos.

Em suma, cursando o CST em Gestão de Produto você já sai da graduação pronto para atuar como um profissional tecnólogo na área que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo.

Veja nesse outro conteúdo qual o preço do CST em Gestão Portuária.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.