InícioDicasEnemComo entrar com recurso na nota do ENEM?

Como entrar com recurso na nota do ENEM?

Anualmente, muitos alunos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não concordam com a pontuação recebida e decidem pedir a revisão da nota. Afinal, esta é uma solicitação comum entre quem presta concurso público. No entanto, surge aquela dúvida: como entrar com recurso na nota do ENEM?

Contudo, as perspectivas não são boas para os estudantes. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, não existe recurso para contestar as questões do ENEM.

Inclusive, esta informação é divulgada no edital da prova e disponibilizada a todos os participantes. Quer entender quais são as alternativas para entrar com recurso na nota do ENEM? Então continue lendo este artigo!

Como entrar com recurso na nota do ENEM?

Como você viu, o Inep não oferece oportunidades de entrar com recurso na nota do ENEM. Isso vale tanto para as provas objetivas quanto para a redação. Mas por que isso acontece e o que o estudante que se sente injustiçado pode fazer?

Em primeiro lugar, vale lembrar que é um direito do participante ter acesso ao conteúdo da sua prova, assim como aos critérios utilizados pelos avaliadores. Portanto, o Inep disponibiliza não apenas o gabarito, como também o espelho da redação. Além disso, o instituto também informa em seu portal quais são os critérios utilizados para a correção dos textos.

Assim, é importante que o candidato aguarde a divulgação do gabarito oficial, bem como o acesso ao espelho de redação. É ele que mostra a pontuação obtida em cada uma das competências avaliadas. Este espelho é disponibilizado pelo Inep por volta de 60 dias após a divulgação da nota final. Contudo, a finalidade do espelho é pedagógica, não de recurso.

Ações judiciais

Caso o aluno continue se sentindo prejudicado pela correção, mesmo após avaliar os critérios da correção da prova, ele tem o direito de entrar com uma ação judicial pedindo uma nova correção.

Embora esta prática tenha se tornado comum entre os estudantes ultimamente, o Inep costuma se recusar a realizar a revisão ou nova correção da prova. Dessa maneira, o Judiciário se abstém de avaliar o assunto e nega os pedidos de recurso, já que entende que essa é uma função que cabe ao instituto.

No entanto, em 2012 um candidato que teve a sua redação anulada conseguiu na justiça a alteração da sua nota. Assim, esta é uma medida que os estudantes podem considerar caso se sintam lesados.

O que diz o Inep sobre entrar com recurso na nota do ENEM?

Em seu portal, o Inep esclarece os motivos para não ser possível entrar com recurso na nota do ENEM. De acordo com o órgão, as questões são elaboradas e testadas “meses, ou mesmo anos, antes de elas serem selecionadas para fazer parte do exame e, assim, se tornarem conhecidas pela população”.

O instituto também informa que a produção das questões é avaliada por vários professores da área de conhecimento antes de ser usada em uma prova. E é por isso que o Inep entende que não cabe recurso, já que o gabarito das provas objetivas é analisado e revisado previamente por um grupo de especialistas.

E a nota da redação?

Assim como as provas objetivas, também não há possibilidade de recurso para a redação. Segundo o Inep, “esse procedimento já está previsto no processo de correção. A prova de todos os participantes é corrigida por dois professores e, quando há discrepância na nota, um terceiro especialista também corrige a prova”.

Como são elaboradas as provas do ENEM?

Como você viu, o Inep não oferece a chance de entrar com recurso na nota do ENEM por entender que esse procedimento já é feito antes das notas finais serem divulgadas. O órgão informa que as questões do exame saem do Banco Nacional de Itens (BNI), criado para fornecer itens de qualidade.

Para a elaboração dessas questões, é aberta uma chamada pública para o credenciamento de especialistas. Após serem escolhidos os colaboradores, eles são capacitados pelo Inep para conhecer as matrizes de competências e habilidades de suas áreas do conhecimento.

Além disso, eles também devem conhecer os critérios estabelecidos no Guia de Elaboração e Revisão de Itens. Após todo esse processo é que os especialistas podem elaborar os itens. Da elaboração até a aprovação, cada questão passa por um fluxo de revisão, que deve seguir as etapas abaixo:

  • Elaboração do item;
  • Revisão técnico-pedagógica, desenvolvida por experientes profissionais, em que são analisadas questões de ordem técnica e do próprio conteúdo das áreas;
  • Revisão realizada por pesquisadores do Inep e/ou por colaboradores convidados para realizar o assessoramento técnico-pedagógico, com o objetivo de validar as etapas anteriores, permitindo, assim, a inclusão do item no Banco Nacional de Itens (BNI);
  • Itens passam por pré-testagem, a etapa em que um conjunto de itens é exposto a uma amostra populacional com características semelhantes àquelas que possui o público-alvo do Enem.

Como é feita a correção da prova do ENEM?

Após o rigoroso processo de elaboração das provas objetivas, o processo de correção é simples. O Cartão-Resposta é corrigido de forma eletrônica, através de leitores-óticos. Em seguida, os erros e acertos do aluno passam por uma análise estatística, baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Já a redação é digitalizada e enviada sem identificação para dois avaliadores diferentes. Cada um deles atribui uma pontuação diferente para cinco competências distintas, segundo o guia de orientação para correção.

Como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade?

Antes de mais nada, a nota do ENEM pode tirar o sono de muitos participantes, pois ela é um item importante em processos seletivos universitários.

Com a pontuação em mãos, o aluno pode se inscrever em faculdades particulares por meio do ingresso direto, sem a necessidade de prestar vestibular. Além disso, a nota do exame também é utilizada como critério para a concessão de bolsas e créditos estudantis.

Do mesmo modo, a nota do ENEM também pode ajudar o candidato a acessar o ensino superior por meio de programas governamentais como o Sisu e o ProUni.

Agora que você leu sobre como entrar com recurso na nota do ENEM, aproveita e vem entender como a redação do exame é corrigida. Saber essa informação de antemão pode te ajudar e muito a conquistar uma boa pontuação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.